Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Escorpião Sol Virgem

pers bas asc aquar lua esc sol virg

Analisamos a pedido dos leitores a personalidade básica Ascendente Aquário Lua Escorpião Sol Virgem. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Ar, Água e Terra.

O Ascendente no signo Aquário indica  uma personalidade comunicativa, intelectual, com forte consciência social e de grupo, embora também se encontrem algumas mais extravagantes , atuando «fora da caixa»,  quando Rahu, corregente de Aquário, está forte na natividade.

Os nativos de Aquário sentem a responsabilidade de se colocar no plano universal da «Humanidade», sentem o apelo de se ligar, institucionalmente ou através de alguma forma de organização de grupo, com outros que partilham os mesmos ideais e interesses. E são empenhados quando se envolvem em alguma causa, podendo trabalhar incessantemente em benefício da mesma, especialmente quando Saturno está forte e bem colocado, pois este impele para o sentimento do dever em contribuir para a melhoria da sociedade. Este apelo faz com que estas pessoas procurem uma carreira que acaba por trazer alguma inovação ou benefício na área da organização social, política ou financeira, que beneficia a todos.

Mas, ao contrário do que muitas vezes se pensa, Aquário é mais um reformador do que um revolucionário, embora esta faceta possa manifestar-se quando Rahu é forte e Saturno está fraco ou mal colocado. Se isso não acontecer e as energias de ambos estiverem equilibradas, Saturno controla os «excessos» de Rahu e o nativo torna-se capaz de inovar, inventar, criar na área da sua atuação- que pode ser científica, social, política, etc.- e coloca os seus talentos ao serviço do coletivo e da sociedade, algumas  vezes ainda ao serviço da humanidade no seu todo, como defensor ou ativista dos direitos humanos, diplomata ou político, economista, etc.

Estas facetas do signo Aquário tornam difícil que a pessoa se concentre na sua dimensão pessoal pois a sua energia está focada no plano mais abrangente do coletivo. Existe uma dificuldade originária nos nativos de Aquário em lidar com a própria identidade pessoal, fora dos valores e crenças com os quais se identificam e que povoam a sua mente, exprimindo-se nos diálogos que mantêm com outros, nos ensaios ou livros que escrevem, nos debates…mas, quando se tenta ir para além dos princípios, conceitos ou ideias, sentem-se muito pouco à vontade, sem saber o que dizer e até o que sentir. A sua noção de «eu» é muitas vezes formal, resume-se a um conjunto de características racionalizadas , referem-se a uma imagem construída com a qual gostam de se identificar no plano ideal  mas que nada diz sobre a sua realidade emocional e o seu ser físico e vulnerável. Para estes nativos, é mais confortável deliberar ou criar conceitos sobre a humanidade , o seu «verdadeiro ser» estabelecido no plano filosófico e comunicativo do que colocar-se no plano terreno em que cada pessoa é mais do que um conceito formal com «direitos» e «dignidade», é também alguém que pode sofrer e que tem anseios que são apenas individuais e nem sempre incluem ou envolvem toda a sociedade ou humanidade. E, como sentem dificuldade em abordar essa dimensão, na maior parte do tempo ela é ignorada.

Os nativos de Aquário são «espíritos livres», amam a liberdade enquanto esta é um caminho que garante mais justiça para todos. Mas não se pense que concebem a «liberdade sem regras»; pelo contrário, precisam de sentir que, no plano coletivo, essas regras existem e garantem o que é «melhor» para todos. E, quando consideram ter encontrado o «sistema» que tem mais possibilidades de alcançar esse plano de justiça e respeito para todos, podem tornar-se dogmáticos na defesa do mesmo. Não por egoísmo mas por estarem convencidos de que é o melhor para todos.

Quando, ao Ascendente Aquário, se associa a Lua no signo de Escorpião, a faceta altruísta e ligada ao coletivo de Aquário sofre algumas transformações pois Marte, o regente de Escorpião, impele para uma expressão mais personalizada de ser e de agir. Dependendo do modo como  Marte e Saturno atuam no horóscopo, a personalidade poderá sentir mais ou menos sentimentos contraditórios no que se refere às ideias e valores em que acredita. Mas esta associação produz o desejo de fazer parte de grupos seletivos e secretos, que desenvolvem a sua atividade de forma reservada em relação ao grande público sendo que, nessas organizações, que podem ter caráter esotérico ou político, esta personalidade procurará ocupar um lugar de destaque. A questão do poder é muito importante para estas pessoas e tanto pode assumir a forma de influência subtil no seio do grupo como pode assumir uma expressão mais institucional no desempenho de cargos de natureza política.

A Lua em Escorpião leva esta personalidade a focar-se também em si e não apenas em conceitos abstratos ou formais. Leva o nativo a lutar internamente com as suas emoções e a sofrer períodos cíclicos de total renovação emocional e da identidade. Assim, torna-se difícil ignorar a sua individualidade e a força das emoções, que tanto podem conduzir a estados de «felicidade» ou bem estar como podem ser avassaladoras e compelir para reações enérgicas e agressivas. Deste modo, o temperamento desta personalidade pode passar por algumas nuances de forte  irritação ou impaciência.

A Lua em Escorpião aguça a inteligência desta personalidade tornando-a muito intuitiva e até psíquica, embora essa faceta possa ser recusada pela mente lógica de Aquário.

A Lua rege a 6ª casa e está colocada na 10ª casa. Esta colocação indica que esta personalidade encontra no trabalho árduo uma fonte de segurança. Dá também boa capacidade para ganhar dinheiro através do trabalho. O dinheiro ganho, porém, é acumulado lentamente e apenas através de uma boa dose de esforço empenhado. A carreira pode estar associada com a área da saúde, do direito como na advocacia, da defesa dos direitos sociais e ambientais, etc. Pode haver inimigos que prejudicam a carreira e se interpõem entre o nativo e a subida de posição profissional.  Pode haver várias mudanças na carreira. Entretanto, dado que se trata de casas upachaya, esta situação tende a melhorar com o tempo  e após ter vencido algumas lutas.

A Lua está colocada na 10ª casa. A 10ª casa é uma excelente casa para a colocação da Lua, que lança aspeto para a casa que rege e favorece simultaneamente a vida profissional e familiar. Mas, no caso presente há dois fatores que é preciso ter em conta: a Lua está debilitada- embora, segundo muitos investigadores, a Lua não tem signo de debilitação, devendo-se esta classificação mais ao comportamento da Lua em Escorpião, que contraria em grande parte a natureza  tradicional benéfica da Lua, do que à perda de força pela mesma- e a Lua rege a 6ª casa que é uma dusthana. Ou seja, o comportamento desta Lua e os seus efeitos dependem bastante das configurações do horóscopo. A Lua na 10ª casa aspira a ser popular e a alcançar uma imagem pública muito abrangente, deseja reconhecimento universal, fama e influência que vão muito além do grupo de pertença e até do país. Estes nativos adoram  fazer o que fazem em termos profissionais mas, no caso presente, pode haver muitas dúvidas sobre o que realmente se deseja alcançar e sobre o que é que pode realmente trazer o sentimento de autorrealização desejado. Por causa disso, o nativo pode mudar constantemente de emprego e até de carreira sem saber exatamente o que é melhor fazer. Pode ter de passar pela experiência kármica de se ver ultrapassado por outros na carreira com menos mérito e que ascendem a posições que considera deverem ser suas. Isto pode melhorar com o tempo mas será fonte de frustração e de revolta. Mas há lições importantes associadas com esta posição e a mais básica é a do «serviço» aos outros sem pensar no próprio benefício. Aquário dará uma ajuda a este ponto.

Quando, ao Ascendente Aquário e Lua em Escorpião se associa o Sol no signo Virgem, percebemos de imediato a nota kármica forte desta personalidade básica, presente em dois dos seus elementos: na Lua, como regente da 6ª casa e no Sol como estando colocado no signo correspondente à 6ª casa, Virgem. Assim, não restam dúvidas de que um dos propósitos desta natividade é a «purga»  de «débitos trazidos para esta vida» e que exigem espírito de sacrifício, muito trabalho e dedicação, capacidade de se renovar e transformar ( O Sol rege a 8ª casa) através da prestação de serviço à sociedade, aos menos favorecidos, aos explorados, aos doentes, aos que são desprovidos de direitos e dignidade, etc. Esta é uma personalidade que nasceu com  o potencial de dar muito de si aos outros , transformando-se e libertando muita carga kármica ao longo do processo, surgindo como uma nova pessoa através disso.

O Sol no signo Virgem mostra o desejo de servir, de estar ao serviço de outros, comprometido em melhorar de algum modo, através da sua ação e inteligência, (por vezes também do seu sacrifício pessoal) a vida de grupos de pessoas das classes menos favorecidas ou protegidas da sociedade. E pode fazer isso através de uma carreira na advocacia, na medicina, na proteção social, no desempenho de cargos políticos, na gestão de instituições destinadas a regular grandes grupos de pessoas e serviços, etc. O Sol no signo Virgem mostra o ideal de purificação interior de limpeza interna e externa, o desejo de recuperar a saúde, tanto do corpo como da mente e do espírito. No fundo de si própria, esta personalidade deseja intensamente renascer e libertar-se de todas as «impurezas». Pode manifestar isto por ex., através da escolha de dietas, programas de fitness, mudança de hábitos de vida e de alimentação, de exercício físico que assegure a saúde do corpo e da mente. E, enquanto não encontrar o equilíbrio interior que permita efetuar os reajustamentos necessários para conseguir tudo isso, pode sentir falta de paz mental, falta de sentido de propósito na vida e muitos conflitos internos.

O Sol rege a 7ª casa e está colocado na 8ª casa. Esta não é uma indicação feliz para a longevidade das parcerias pois indica rutura ou divórcio nas parcerias e no casamento. Porém, também pode indicar que o nativo sairá beneficiado desses processos, podendo receber boas indemnizações, pensões de alimentos, heranças. Em alguns casos pode indicar falta de saúde do cônjuge e outros parceiros. Outro significado que pode surgir é a tendência para relacionamentos secretos de caráter sexual, do nativo ou do cônjuge ou de ambos.

O Sol está colocado na 8ªcasa. Esta posição indica uma necessidade forte de manter secretas muitas das intenções, crenças e ideias. A relação com o pai pode ser difícil ou este pode ter uma saúde frágil. A visão é afetada com esta posição do Sol. Pode haver doença crónica ou de longa duração, problemas no sistema reprodutor. Haverá preocupações ligadas à vida profissional, embora esta posição não impeça o sucesso. A vida familiar pode ser prejudicada por esta posição que também diminui o número de filhos. Esta posição favorece no entanto o sucesso no seio de sociedades secretas ou reservadas, estudo de esoterismo e misticismo. O nativo estará envolvido com assuntos secretos de algum tipo, tendo a ver ou não com os aspetos que acabámos de referir. Se receber bons aspetos, o Sol nesta posição permite receber heranças, dinheiro de seguros e indemnizações, etc.

Globalmente, esta é uma personalidade básica que veio ao mundo para se transformar ativamente através de algum tipo de serviço prestado às massas e tem a capacidade de regenerar completamente a sua identidade.

 

Poderá Gostar de Ler