Trânsito de Rahu e Ketu 2019-20 Ascendente Carneiro

transito Rahu e Ketu 2019-20 Asc Carneiro

Os leitores poderão ler uma introdução geral sobre os efeitos do novo trânsito de Rahu e Ketu pelo eixo Gémeos/Sagitário aqui.

Para o Ascendente Carneiro os significados de Rahu a transitar pelo signo Gémeos são fortalecidos pelo facto de Rahu transitar pela 3ª casa, a casa correspondente ao signo Gémeos. Será deste modo particularmente útil para si ler o artigo que mencionamos no parágrafo anterior sobre os efeitos gerais deste trânsito.

Rahu transitará pela 3ª casa do horóscopo enquanto Ketu transitará pela 9ª casa.  Rahu na 3ª casa e no signo  Gémeos  vai focar a sua atenção, entusiasmo e ação na interação com os outros através da escrita e da informação, da comunicação , do ensino , da transmissão de informação, da atividade de vender , etc.. Se a sua atividade profissional estiver ligada à atividade intelectual, à escrita e ao ensino, ao comércio e às vendas, à edição e publicação, ao  marketing e à publicidade,    este será um ano muito intenso que pode dar muitos frutos e aumentar bastante a sua visibilidade e situação profissional. Para os que não têm uma profissão ligada a estas áreas mas se dedicam à atividade de investigação, este será um bom período para publicarem os seus estudos e verem surgir daí um bom retorno em termos de imagem e sucesso material. Para os que não se inserem em nenhum destes perfis, será um ano em que as pequenas viagens, a frequência de «workshps» de palestras,  a curiosidade de saber mais acerca de algum assunto prático ou ligado à sua atividade profissional, bem como o trabalho em pequenos grupos (consigo a liderar, é bem provável) pode também produzir bons resultados.

A relação com os irmãos pode também estar em destaque por alguma razão e uma delas poderá ser que você se assume como gestor (a) dos talentos do (a) irmão (ã) alcançando sucesso em conjunto com este (a).

O seu pensamento crítico estará afinado, bem como a capacidade para atender aos mais pequenos pormenores e poderá alcançar sucesso a produzir peças artesanais com elevado nível de perfeição, como miniaturas em escala de objetos variados, etc.

Mas, de alguma forma, aproveitará a energia de Rahu para pensar de modo diferente, quebrando tabus existentes no que se refere tanto à informação como aos métodos de a transmitir aos outros.  Uma coisa é certa: você vai querer ter a informação mais importante, seja do ponto de vista dos amigos com quem confraterniza habitualmente, seja na área dos negócios ou na área financeira. Neste momento tem plena consciência de que a palavra e a informação são formas de poder e quererá usá-las para alcançar mais sucesso e visibilidade para si.

Rahu neste período impulsiona para procurar alcançar mais sucesso através de informação privilegiada, negócios de comércio e vendas, publicação de informação e sua disseminação pelas redes de transmissão, em especial as tecnológicas e as redes sociais, do uso dos media, da liderança de pequenas equipas ou grupos de amigos, irmãos, vizinhos, etc.  O uso planeado da informação, do trabalho de equipa ou do uso dos media serão vistos como meios privilegiados de alcançar mais poder e influência social e financeira. Todas as atividades de ensino, de dar  instruções, (incluindo o «saber fazer» em diversas áreas) são fatores que podem ser usados para realizar as ambições dos nativos de Carneiro. E, se for necessário recorrer a métodos um pouco menos ortodoxos para conseguir vencer, também poderá fazê-lo se a sua personalidade for predisposta a isso (manipulação dos media, suborno, etc.).

Para os que têm uma atividade de escrita este pode ser um momento de grande produção intelectual, com a imaginação capaz de criar enredos exóticos e fascinantes ou narrativas cheias de inteligência e de «toques» de génio. Na conversação são exímios a manipular os interlocutores e a fazer passar mensagens que quebram as convenções e tabus sociais sem perderem a credibilidade.

Durante este período, tudo o que a sua mente produz é visto por si como digno de ser notado, reconhecido, premiado.  E as modernas formas de produção e disseminação da informação, usando as redes criadas pela Internet serão um veículo privilegiado por si. A ideia de que tem mensagens importantes a transmitir move a sua ação ao mesmo tempo que procura alcançar o reconhecimento através disso.  Rahu na 3ª casa dá bons resultados e permite que alcance uma posição bem situada como comunicador(a)/escritor(a), etc.  Mas é também próprio de Rahu não ficar satisfeito com o sucesso alcançado, querendo sempre mais. Se Mercúrio ou o regente da 3ª casa forem fortes, haverá um grande esforço para alcançar os privilégios e todo o sucesso relacionado com os assuntos da 3ª casa (quererá ser o melhor comunicador, relações públicas, escritor, vendedor,  negociante, e empreendedor, etc.) procurando receber todos os aplausos possíveis pelas suas realizações.

Rahu lança aspeto para a 7ª, 9ª e 11ª casas. Deste modo é preciso avaliar se há planetas, tanto na radix como em trânsito, nestas casas, para poder avaliar corretamente os efeitos do trânsito de Rahu.

Ketu vai transitar na 9ª casa, no signo Sagitário onde ficará em conjunção com Saturno.  Na 9ª casa Ketu gera desinteresse pelos assuntos espirituais , religiosos e filosóficos. Os rituais religiosos, a predicação do sacerdote ou a prescrição de princípios de conduta sob os limites das teorias religiosas ou humanistas habituais vão começar a dizer pouco nesta altura.

Do mesmo modo, também os estudos superiores, o que dizem e pensam os mestres, o pai e outras figuras de autoridade passam a segundo plano, podendo deste modo ser um período complicado para os que ainda não concluíram a educação académica. As grandes viagens também perdem o interesse embora haja a apetência para «andar sem rumo e sem destino».

O relacionamento com o pai pode tornar-se mais distante, ou pode mesmo haver um corte no relacionamento, o mesmo acontecendo com outras figuras de autoridade que têm sido respeitadas por si. Se o regente da 9ª casa for forte, pode manter-se alguma ligação com o pai mas este é sentido como pouco coerente em termos de caráter.

Apesar de tudo isso, os outros podem olhar para si e pensar que possui uma sabedoria espiritual importante  (e isto em muitos casos é verdade mas neste período não lhe suscita interesse)  e também podem vê-lo (a) como uma mente filosófica e espiritual que suscita admiração. Você não fará nada contra nem a favor disso pois ser-lhe-á bastante indiferente. Mas uma coisa é certa, você será contra todas as abordagens dogmáticas da realidade.

Ketu na 9ª casa significa o corte ou separação em relação às verdades elevadas, que não conseguem ser interiormente sentidas. Tudo isso gera  uma atitude cética em relação a todas as ideologias , teorias religiosas e crenças. No seu íntimo, tende agora a duvidar de tudo e a não acreditar em nada.  Ketu tende a desfazer as crenças existentes, o que pode ser positivo quando se tem crenças rígidas e dogmáticas pois, nesse caso, há a oportunidade de criar uma distância em relação ao que se acreditava para ver as suas falhas e o seu caráter limitado.  Para os que têm um desenvolvimento espiritual razoável, Ketu pode, neste período, fazer surgir, sem necessidade de raciocínio ou de lógica, uma verdade mais essencial do que as crenças anteriores.  Costuma também intensificar-se a crítica em relação à religião convencional da maioria. Pode, na verdade, mostrar total desprezo pelos costumes da comunidade e da tradição, e pelas convenções associadas ao culto religioso. Pode também tender para não acreditar  ( e criticar) nas crenças aceites pela maioria, o que pode valer-lhe ataques pessoais.

A presença de Ketu na 9ª casa permite uma ligação imediata com a verdade mais profunda sem precisar de quaisquer intermediários como o raciocínio e a análise  ou  os significados aprendidos no ambiente cultural. Este trânsito oferece, neste sentido, uma oportunidade de verdadeira iluminação, embora talvez apenas alguns possam retirar dela  uma nova visão da realidade. A maioria tende a não dar importância às próprias intuições. Do mesmo modo, há  a capacidade para entender complexos sistemas filosóficos mas, uma vez mais, não dá a isso importância.

Ketu na 9ª casa desfaz todos os  apegos materiais a figuras de autoridade com destaque para o pai mas também a professores, gurus, padres e pregadores. Tende igualmente a desligar-nos das condições físicas da existência e a ligar-nos com um todo maior, sem limites ou fronteiras.  Leva a afastar-se da moral convencional e a criar o próprio sistema de moral.  Gera tendências ascéticas e desinteresse pelos bens materiais. A presença simultânea de Saturno evita a dispersão excessiva e o afastamento das condições materiais, levando a uma visão mais prática sobre as coisas e a uma aceitação ou rendição em relação às experiências vividas.

A partir de 4 de novembro 2019 quando Júpiter se juntar a esta conjunção, um novo sentido de liberdade pode surgir, nascido da libertação ou separação em relação a muitos aspetos do passado cujos resíduos são agora cortados por Ketu  e que permitirão desenvolver um novo conceito de propósito logo que o trânsito de Saturno por Sagitário termine, em janeiro de 2020 e ao longo do resto do trânsito de Júpiter e Ketu.