Trânsito Rahu Ketu 2019-20

Trânsito Rahu e Ketu 2019-20

tr Rah Ket 2019-20

 

tr Rah Ket 2019-20

Trânsito de Rahu pelo signo Gémeos

No próximo dia 7 de março de 2019 os nodos iniciam um novo trânsito, pelos signos Gémeos (Rahu) e Sagitário (Ketu). A energia para tomar a iniciativa e mobilizar todos os desejos e ambições estará colocada nas qualidades do signo Gémeos: curiosidade, desejo de comunicar, aprender sobre o meio envolvente, convencer e persuadir, vender e comprar, ganhar precisão manual  para produzir artesanato ou para alcançar os objetivos pretendidos, revelar inteligência e conhecimento prático. Ao invés, a energia de Ketu leva a deixar em foco secundário a sabedoria, a intuição, a visão global sobre o mundo e a perceção do sagrado como ponto de partida  e centro de realização das ações e da compreensão da realidade.

A energia de Rahu vai mobilizar para o desejo de narrar, contar estórias, comunicar, informar, publicitar. Dependendo das suas motivações pessoais ou sociais/profissionais, você notará que o desejo de socializar, de conhecer «as pessoas certas» pode trazer-lhe vantagens pessoais e poderá tirar partido disso para melhorar a sua situação social neste período. De alguma forma, procurará usar as qualidades representadas pela energia do signo Gémeos. E, se tem uma profissão ligada à área da comunicação, do marketing, do ensino das relações públicas, do jornalismo ou da publicação e edição de todo o tipo de informação ou contacto com o público, durante este trânsito Rahu vai dar um impulso ao seu sucesso, ajudando a tornar mais visíveis os seus esforços.

Neste período você aprenderá que a palavra tem poder e usará esse poder para melhorar as suas condições materiais de vida. Em alguns casos, sobretudo quando está sob o efeito de um período dasa/antardasa de planetas maléficos ou quando o signo Gémeos está colocado numa casa dusthana e/ou Mercúrio atua de forma negativa no horóscopo, pode haver tendência para produzir mensagens, comunicações ou publicações manipuladoras, tendenciosas, fraudulentas, ou subtilmente alteradas para produzir efeitos desejados. O estilo da comunicação pode ser bastante pretensioso nestes casos ou, em outros, insinuantemente sedutor, escondendo motivos menos claros.

Um dos efeitos deste trânsito pode ser o aumento e intensificação dos hábitos de leitura, sobretudo de autores cuja ficção é fora do comum e entra pela narrativa do fantástico, do mítico, da eterna luta entre «o bem e o mal» personificado em personagens  que podem ter poderes extraordinários  e que, por esse facto, se tornam fascinantes para quem os lê. Um bom exemplo deste tipo de narrativa é a saga de Harry Potter ou «O Senhor dos Anéis». Se tem o dom da escrita, poderá ser você mesmo (a) a criar narrativas exóticas, ou ligadas com costumes ou povos estrangeiros. Para os que se dedicam ao estudo científico da mente, este pode ser um período muito frutuoso de discussão e estudo dos tipos de personalidade «borderline»  e do seu contexto nos limites da saúde mental.

Porém, como referimos antes, Rahu não tem interesse por aprofundar a realidade nos seus pontos de vista filosóficos. Antes preenche a mente com um diálogo constante em que a pessoa tende a ter sempre presentes pensamentos sobre a sua atividade diária  e todas as tarefas que precisa de realizar, discutindo consigo própria os mais pequenos pormenores de como isso precisa de ser feito. Esta pressão mental em que «não consegue deixar de pensar» nem de aquietar a mente pode ser mais difícil para os que sofrem mais influência dos signos de Ar, causando um considerável cansaço mental, nervosismo e esgotamento.

Rahu no signo Gémeos impele igualmente para revelar qualidades extraordinárias de gestão e administração. Se trabalhar no exercício destas funções, agora quererá ser excelente e ver o seu mérito reconhecido, com a consequente compensação socioprofissional.  Assim, conte com acréscimo de atividade se habitualmente exerce a sua vida nas áreas significadas pelo signo Gémeos: a sua energia para  fazer pequenas viagens e deslocações, para querer mostrar a capacidade e maestria no tratamento dos pormenores, para fazer muitas coisas ao mesmo tempo, para escrever continuamente,  poderá indicar um período muito ativo  e ocupado. Se a sua área é o jornalismo, pode agora investir muito no intuito de produzir a «melhor reportagem» capaz de trazer louvor e prémios a nível social e financeiro.

Para avaliar os efeitos do trânsito de Rahu em Gémeos deverá analisar-se, na carta natal, a força e a posição de Mercúrio e todos os planetas colocados no signo Gémeos. Adicionalmente, pode ver-se a posição e força de Mercúrio na divisional navamsha.  Rahu amplificará todos esses efeitos ao transitar pelo signo Gémeos.

Durante o trânsito de Rahu pelo signo Gémeos deverá cuidar da saúde respiratória e evitar fumos tóxicos e adições relacionadas com estes (e representados por Rahu).  Esta é, por isso, uma boa altura para deixar de fumar, se for o caso, para proteger a sua saúde.

O signo Gémeos é um signo de comunicação, de interação com os outros, de socialização pela partilha da informação e da narrativa da palavra. Assim , durante este período, você vai querer que os outros conheçam a sua mensagem, que ouçam o que tem a dizer , a informar, a publicitar. Muitos desejarão aumentar a audiência do seu discurso, ser aclamados pela picardia e sentido de humor, pela inteligência e pela capacidade de criar empatia por parte do público. Deste modo, este é um excelente período para os que têm uma profissão de ator ou comediante e para todos os que lidam diariamente com o público, como nas vendas e na publicidade, que usa o poder da palavra para convencer. E Rahu dá de facto essa possibilidade de fascinar os outros, aumentando o potencial de grande sucesso.

Rahu aumenta também a curiosidade intelectual, o desejo de interagir com os outros através do flirt e da aventura sexual, o desejo de resolver problemas e enigmas de caráter intelectual, etc. Nesta altura poderá encontrar resposta mais fácil para problemas que o (a) têm afetado desde há muito tempo, descobrindo a solução por si mesmo (a). O desejo de estímulo intelectual é também excelente para todos os que desejam prosseguir estudos ou desenvolver uma atividade exigente em termos intelectuais.

Mas, em todas estas áreas, Rahu também impele para sair das convenções, para ir além do que é esperado pela maioria e para quebrar todos os tabus associados aos significados da casa onde está o signo Gémeos.

Durante este trânsito, pode ser mais intenso o uso das redes sociais e de outras formas de comunicação, incluindo algumas que não são efetuadas pela palavra mas recorrem  às imagens, à fotografia, à narrativa do teatro e dos filmes, à música. Em todas as atividades referidas, para além dos objetivos externos, estará também sempre presente a simbólica de Rahu= melhorar a posição social e a imagem do nativo, permitindo-lhe ir mais além do que a sua situação atual.  O desejo de Rahu em Gémeos não é, no entanto, o de «ser famoso» mas é antes o de «ser ouvido» de ser uma influência para  o modo de pensar dos outros e corresponde ao desejo de controlar o modo como os outros (que interessam ao nativo) pensam. Isto é especialmente sentido se também estiver ativo o período dasa de Mercúrio ou Rahu.

Trânsito de Ketu no signo Sagitário

Quando ao  trânsito de Ketu pelo signo Sagitário, os seus efeitos variam com o nível e desenvolvimento espiritual, religioso ou filosófico dos nativos. Para o indivíduo comum, sem grande aprofundamento a estes níveis, há em geral uma inércia em relação aos significados de Sagitário ao mesmo tempo que a expressão das teorias e do discurso religioso /espiritual pode tornar-se incoerente e incapaz de galvanizar os outros pois não há «vida interior» a exprimi-lo com convicção. O indivíduo torna-se passivo em relação aos ensinamentos religiosos e espirituais ou filosóficos, à relação professor/ aluno, mestre/discípulo, em relação à «sabedoria», o mesmo acontecendo em relação ao pai e a outras figuras de autoridade. Não revela críticas mas também não se envolve, não adere, não se mobiliza para agir a partir destas .

Porém, para os que têm um desenvolvimento profundo em termos espirituais, esta ação de Ketu tem um efeito bem diferente da apatia: ajuda a pessoa a libertar-se da «letra» dos ensinamentos e a exprimir uma sabedoria mais essencial que emana das fontes escondidas do seu próprio ser. O lado menos interessante desta experiência é que  a pessoa não estará recetiva a interiorizar a própria verdade que brota do seu âmago pois não lhe dá importância. Por estranho e bizarro que isto possa parecer, a atuação de ketu é importante para que todos os indivíduos-neste caso os que habitualmente se dedicam ao «estudo da sabedoria»- possam mudar a sua perspetiva e experienciar todas as perspetivas possíveis acerca da realidade. A compreensão mais profunda desta pressupõe, sem dúvida, ser capaz de se colocar no lugar do outro, na forma como este pensa, sente e age. E o trânsito rotativo cíclico de Ketu por todos os signos permite-nos efetuar exatamente isso.

Para alguns, quando Júpiter atua de forma negativa no horóscopo, o trânsito de Ketu por Sagitário pode conduzir a uma obsessão e frustração causada pelo desejo insatisfeito de ter filhos. Isto deve-se ao facto de Júpiter, regente de Sagitário, ser o karaka que indica os filhos e ao facto de os nodos amplificarem as características dos planetas , tanto aqueles com o quais estão situados no mesmo signo/casa como , neste caso, quando ocupam a casa de um dado planeta.

O trânsito de Ketu no signo Sagitário pode causar o «sonhar acordado», pode levar a encontrar professores, gurus, padres e sacerdotes, pregadores e discípulos com os quais houve um relacionamento no passado. Os nativos podem ter, neste trânsito, experiências de «estar fora do corpo», literal ou psicologicamente. Pode haver viagens, envolvimento na vida académica ou universitária, frequência de certos ambientes religiosos ou espirituais porque há uma atração inconsciente pelos mesmos padrões vividos no passado. Mas não existe qualquer entusiasmo nisso.

A presença de Ketu no signo Sagitário tende a obnubilar a consciência humanista e espiritual deste signo. Pode criar dúvidas em relação aos princípios do «Bem» e da «Unidade da Vida», levando a duvidar da sua «fé». Assim, para uma parte, pode haver a tendência para o ateísmo, para a recusa de «fazer o bem» como dever moral ou de praticar a «caridade» para os que precisam, defender a «dignidade humana», etc.

Por muito desanimador que isto pareça a alguns, a verdade é que a separação, ainda que temporária, do indivíduo em relação às suas crenças mais arraigadas, é uma oportunidade única para obter um «olhar virgem» e mais objetivo sobre a realidade sem ser condicionado por crenças anteriores. Tudo pode aparecer a uma nova perspetiva e, desse modo, permitir uma melhor compreensão da realidade.

Deste modo, o trânsito de Ketu pelo signo Sagitário oferece a oportunidade de cada um se libertar do jugo limitador das suas crenças e preconceitos arraigados, «limpando» num «reset», a sua consciência e mente de ideias que poderiam ser um obstáculo a uma compreensão mais aperfeiçoada do mundo de da vida humana. É preciso lembrar que Ketu no signo Sagitário , tanto na carta radix como, secundariamente, em trânsito, revela aptidões que todos nós, embora uns mais do que outros, desenvolvemos antes e em relação às quais precisamos de obter uma perspetiva completamente nova para  podermos continuar a aprender . É essa a função de Ketu, onde quer que se encontre: a de nos separar do velho para deixar surgir o novo. Neste momento, esse novo tem a ver com as qualidades de Rahu no signo Gémeos. Estas qualidades indicam que a fé, quando levada a o extremo, passa de «verdade intuída» para cegueira dogmática e vazia. Ora, é o uso do intelecto e da palavra através do raciocínio, que nos permite libertar de tudo isso.  Aproveitemos pois esta nova oportunidade porque a consciência é também o poder de pensar e de criticar.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!