Trânsito Rahu Ketu 2019-20 Ascendente Aquário

pai com filha

pai com filha

Os leitores poderão ler uma introdução geral sobre os efeitos do novo trânsito de Rahu e Ketu pelo eixo Gémeos/Sagitário aqui. Neste artigo descrevemos os efeitos gerais do trânsito de Rahu Ketu 2019- 20 Ascendente Aquário.

A partir do próximo mês de março, dia 7, os nodos iniciarão um novo trânsito pelos signos de Gémeos e Sagitário

 Rahu transita pela 5ª casa  no signo Gémeos e Ketu transita pela 11ª casa no signo Sagitário acompanhando Saturno nos últimos meses do  trânsito deste até Janeiro de 2020. Para quem tem filhos, este será um período em que a atenção estará ainda mais  focada  neles e em tudo o que lhes  diz respeito.

A forma como tem exercido  o papel de pai ou de mãe  será analisada de forma crítica e você poderá  agora  querer ser o pai ou mãe perfeitos, através de uma educação esmerada que quererá proporcionar-lhes. Embora este seja um aspeto sempre importante quando se exercem os papéis de pai e mãe, durante este período o esforço para dar «o que há de melhor» em  termos de educação aos seus filhos torna-se algo realmente muito fundamental.

E isto significa, não apenas a escolha da instituição onde eles fazem a sua instrução mas também o desenvolvimento de competências – cognitivas e linguísticas, por ex., através da frequência de cursos extra de línguas;  da aprendizagem de competências tecnológicas do uso da informação, da aprendizagem sistemática do uso de todas as tecnologias mais avançadas ao dispor;

mas também não quererá descurar outros aspetos como as artes, especialmente e a música e a dança ou as artes performativas mas também a matemática e o cálculo,  tentando que o os seus filhos estejam preparados para uma diversidade de tarefas no mundo real,  ao mesmo tempo que desenvolvem o seu potencial humano. Mas, além disso, também  quer ser reconhecido(a) por fazer bem esse papel embora  as suas ideias sobre os papeis parentais possam parecer pouco convencionais para a maioria.

Mas você sente orgulho pelo modo como cuida das crianças e quer que o mundo todo lhe retribua a aprovação e a admiração por ser «tão bom pai» ou «tão boa mãe».  E isto far-se-á sentir, sejam quais forem as suas possibilidades financeiras: você arranjará sempre uma forma de pensar em formas inovadoras sobre estes assuntos e aplicá-las-á se lidar com crianças e/ou se tiver filhos.

Dado que Rahu é o corregente do signo Aquário e,  ao estar colocado  numa casa de criatividade como é a 5ª, pode realmente trazer alguma notoriedade para a sua vida. Se é professor (a) ou educador(a) com funções institucionais, a escrita de livros, desenvolvimento de palestras a explicar novos métodos de educação dos jovens e crianças pode dar-lhe grande visibilidade pública e o mesmo pode suceder com o desempenho de cargos educativos.

No entanto, nos ambientes mais conservadores, pode encontrar resistência porque Rahu impele para fazer as coisas de forma nova , diferente, quebrando ideias feitas e muitos tabus pelo que o «sucesso» das suas ideias pode levar tempo a ser reconhecido  pela comunidade dos pares.

As questões  relacionadas com a aprendizagem e a educação dos filhos ou com a sua própria educação, sobretudo se esta estiver incompleta, poderão agora estar muito presentes na sua vida, adquirindo uma importância que, até ao momento, passou despercebida.

Você olhará para outros que completaram a sua instrução e adquiriram um grau académico e, subitamente ,sentirá que isso também lhe faz falta e que é algo que  quer muito fazer e isso dá-lhe um ânimo novo para prosseguir uma nova etapa de vida nessa área.

Tudo o que até aqui teve medo de fazer , todos os riscos que tive receio de ultrapassar agora parecem-lhe muito mais «fáceis» e superáveis. E isto também se aplica aos negócios e projetos que têm estado «em banho maria». Rahu dá-lhe agora a perceção de si próprio (a) como «podendo ser tudo o que se determinar ser» e, na verdade «o céu é o limite» para as suas capacidades criativas e de inovação.

Este é o período certo para aproveitar os talentos naturais, especialmente os que estão ligados ao uso da palavra e do pensamento, da música, das artes performativas, da dança….A sua escrita pode agora ser extraordinariamente clara, inovadora, diferente e «exótica» e pode ter sucesso na escrita ou publicação tanto ao nível do ensaio como da ficção.

Nos negócios, pode agora desenvolver estratégias de marketing, publicidade, divulgação dos seus serviços, com uma eficácia muito superior; o mesmo sucede se tem uma atividade ligada ao comércio e às vendas, pois pensará em algo de diferente que pode aumentar o sucesso da sua marca e os lucros alcançados.

Rahu pode permitir alcançar grande sucesso numa área artística e/ou criativa, sobretudo relacionada com a comunicação e o marketing, a escrita e a publicação, atividade jornalística e uso dos media,  as línguas e a cultura estrangeira,  a publicação de manuais de informação de caráter prático, em especial ligados à educação mas não só, publicação de livros de todo o tipo, realização de conferências e palestras, etc.

Os investimentos financeiros e jogos de  «sorte e azar» também são um atrativo agora e pode haver ganhos, desde que Mercúrio, dispositor de Rahu neste trânsito, não esteja negativamente disposto no horóscopo. Se houver outros planetas na 5ª casa, estes também afetam os resultados de Rahu.

Fama, admiração dos talentos e inteligência individuais   são a imagem de marca da sua realidade ao longo deste trânsito.

Note também por favor que este trânsito vai trazer para sua vida a polaridade oposta do seu Ascendente pois, ao transitar pela 5ª casa, a casa oposta à que é regida por Aquário, Rahu vai assumir muitas das características de Leão, ajudando verdadeiramente a fazer nascer um novo ciclo da identidade individual, ao mesmo tempo que Ketu, a transitar na 11ª casa correspondente a Aquário, vai esbater a sua identidade social que é geralmente predominante em si. Isto obriga a fazer ajustes da sua parte pois não está habituado (a) a sentir-se «desligado» da dimensão coletiva. Aproveite para tomar consciência plena e profunda da identidade pessoal.

As crianças podem ser um motivo de fascínio neste período. Se você não tem filhos , em alternativa o papel de «educar» e «instruir» as crianças pode ser vivido através do exercício de papeis de educador ou professor, mas também de contador de «estórias», etc.

A 5ª casa está relacionada com a sorte trazida para esta vida por ações passadas. Deste modo, a presença de Rahu nesta casa indica alguma forma de transformação de modelos do passado que têm a ver com a expressão da criatividade, talentos artísticos, uso da inteligência, capacidades de liderança, fama e celebridade, relação com os filhos e  algum caminho novo terá de ser iniciado e experimentado em relação a estas matérias.

Relacionamentos românticos serão também procurados , tendencialmente com pessoas não convencionais mas atraentes e talvez de cultura , religião ou país diferente.

Ketu na 11ª casa  no signo Sagitário  vai, por sua vez, produzir estranheza em relação às ligações sociais que têm sido o suporte da sua vida. Os amigos e círculo social habitual ficarão «cortados» ou desligados de si neste período.

Neste momento tudo o que lhe parecia apropriado como ganhar dinheiro, ao serviço de instituições que procuram ajudar a maioria  da sociedade a  realizar ambições materiais ou a adquirir  uma posição  social melhor, fica distante.

Será, no entanto, ironicamente mais fácil adquirir tudo isso agora talvez porque, sendo Ketu um símbolo de resíduos do passado que ainda acompanham a psique e que deverão libertar-se e dissolver-se, provavelmente Ketu fará reviver alguns papéis do passado em que você ganhou muito dinheiro e em que os seus esforços se dirigiam essencialmente para obter sucesso mundano e com visibilidade e prestígio sociais.

Simplesmente isso agora não vai poder trazer-lhe preenchimento embora talvez, momentaneamente, possa deixar-se fascinar pela capacidade de influência que é capaz de mobilizar. Mas durará pouco, rapidamente perceberá com enfado que nada disso interessa, nada disso preenche a sua vida.

Os amigos e o círculo social habitual  agora ficam em segundo plano como uma parte da sua realidade com a qual não é capaz de se conectar neste momento. Assim, durante este período, o convívio com os amigos, com os irmãos mais velhos e  com o círculo social  tende a ser mais espaçado  e com menor envolvimento da sua parte.

Os amigos, o sistema financeiro e todos os valores sociais relacionados são vistos como insatisfatórios e incapazes de trazer verdadeiro contentamento .

Neste período você não quer ser  popular. Mas os amigos agora também têm comportamentos pouco consistentes e as amizades, a relação com a comunidade não lhe dizem nada agora pois os laços psíquicos com estas pessoas são fracos e, por isso ,quebram-se facilmente devido à energia de Ketu. Agora a  comunidade que  é apreciada por si é a que admira a sua criatividade  tal como se exprime através de  Rahu na 5ª casa.

Os únicos verdadeiros laços que podem singrar agora são os que mantém com os filhos e as crianças e com os parceiros amorosos que tendem a multiplicar-se neste período. Este é,, por isso um trânsito favorável para todos os que têm atividade como entertainers e são alvo de adoração ou admiração por fãs anónimos .

Nesta altura, a comunidade anónima é a melhor comunidade para si pois tem dificuldade em manter relacionamentos  personalizados de amizade, do mesmo modo que também não valoriza mais um relacionamento do que outro, o que pode causar ressentimentos nas amizades de longa data.

Assim, há a perceção de não  ter verdadeiros amigos com o trânsito de Ketu pela 11ª casa. E é igualmente difícil para si estabelecer objetivos ambiciosos de influência social pois todas as regras e privilégios associados com isso lhe parecem sem sentido. Assim, os que têm de trabalhar em grupos institucionais grandes  terão dificuldade em focar-se com clareza no que devem fazer (mas os pequenos grupos em que você é o centro podem funcionar bem).

A única comunidade que pode ser atraente neste período é a comunidade monástica , pois nesta  cada um usufrui da sua própria solidão. Este trânsito pode levar a  procurar alívio movimentando-se continuamente de um lado para o outro, sem assentar em nenhum lugar.

Um outro efeito do trânsito de Ketu pela 11ª casa é a perda de confiança no progresso social: este é visto como uma ilusão e isto é um grande golpe para o Ascendente Aquário. A organização social é vista como inútil e incapaz  de alcançar justiça ou verdadeiras melhorias  para todos. Deste modo, se desempenha funções sociais na atividade profissional em instituições, este é um período duro em que o desencanto é dominante  pois não acredita que faça qualquer diferença o que for feito.

Pelo lado positivo, o desinteresse em obter privilégios sociais torna mais difícil a possibilidade de se deixar influenciar por grupos de pressão com o intuito de tentar obter vantagens para si próprios (as). Durante este período,  você prefere conviver com pessoas que acabou de conhecer  deixando de lado os velhos amigos de longa data, isto devido ao facto de memórias subconscientes levarem a acreditar que os amigos inevitavelmente o (a) abandonarão.

Neste período pode desenvolver objetivos que serão alcançados por grandes grupos comunitários anónimos  mas mostra-se incapaz de ligar esses objetivos a  si mesmo(a) ou aos amigos pessoais. Há indiferença igualmente em relação aos interesses e necessidades dos irmãos mais velhos.

Porém, o desejo de poder e fama de Rahu na 5ª casa poderá levar a uma conexão com grandes redes sociais, como expediente para obter poder pessoal mas não há verdadeiro apego a nível pessoal.  Isto pode criar a ilusão  na sua mente  de ter amigos em toda a parte  mas, no fundo, está desligado (a) de todos.

Deixe um comentário a sua opinião conta