Trânsito Rahu Ketu 2019-20

Trânsito Rahu Ketu 2019- 20 Ascendente Balança

homem em paisagem exótica

homem em paisagem exótica

Os leitores poderão ler uma introdução geral sobre os efeitos do novo trânsito de Rahu e Ketu pelo eixo Gémeos/Sagitário aqui.

A partir do próximo mês de março, dia 7, os nodos iniciarão um novo trânsito pelos signos de Gémeos e Sagitário.

Rahu vai transitar pela 9ª casa  no signo Gémeos enquanto Ketu transitará pela 3ª casa no signo Sagitário. Rahu habitualmente quebra todos os tabus e rompe com o modo convencional de fazer as coisas  e a sua colocação no signo Gémeos e na 9ª casa irá levar ao desenvolvimento de um espírito crítico muito forte em relação a todas as crenças, especialmente as de caráter religioso , moral e espiritual. Se até agora manteve crenças religiosas que nunca questionou, este é o momento da dúvida, o momento de fazer perguntas e de querer encontrar fundamentos mais fortes do que a mera fé. A atração por sistemas espirituais e religiosos de outras culturas pode ser muito forte e pode sentir um verdadeiro fascínio por saber mais sobre as religiões exóticas do mundo. O resultado deste «debate» ou «exame interno» é imprevisível e depende da sua mentalidade e desenvolvimento interior. Mas, ao mesmo tempo que sente a dúvida a minar todos os sentimentos de «fé» que tem mantido até agora, seja numa religião, numa ideologia , ou teoria filosófica, você também vai aspirar, neste momento, ao reconhecimento pelos outros de que a «sua verdade» é melhor do que as verdades dos outros e buscará, conscientemente ou de modo menos consciente, ver reconhecido o seu estatuto de «figura de autoridade» em termos espirituais ou morais.

Neste período Rahu gerará o desejo de alcançar mais conhecimentos (filosóficos, metafísicos ou religiosos) para que o seu estatuto de sábio (a), mestre, autoridade que os outros consultam, ou o patrono que a comunidade respeita e procura  pelas evidências de sabedoria que revela se mantenha ou melhore e, desse modo, os  outros possam procurá-lo (a) (isto é especialmente verdadeiro no caso de um homem) para se aconselharem ou orientarem.  Ser um mestre de sabedoria vivida, capaz de ajudar a orientar outros e de proteger outros, sobretudo em termos mentais e psíquicos, será um papel que você gostará de desempenhar agora. E, se tem uma atividade profissional como  professor (a), conselheiro (a), guia espiritual, clérigo, verá o seu «estilo» de atuação assumir um modelo parental, como o do pai que cuida dos filhos  e os orienta para descobrirem o melhor caminho de vida. Estes papéis agora trazem-lhe enorme satisfação, causada pelo facto de  que, ser ouvido (a) como alguém que «sabe mais»  e melhor do que a maioria, é uma forma extraordinária de poder. E você  quer ser o (a) sábio (a) na sua comunidade, seja esta  a escola onde trabalha, os alunos ou discípulos, ou a sociedade mais alargada à qual consegue chegar porque as suas ideias agora são mais populares  e são seguidas por outros.  As suas  ideias  são muito assertivas agora, e são capazes de ter  impacto público porque  o seu estilo é capaz de revelar grande autenticidade e a solenidade de quem está muito «acima» do comum na compreensão da realidade.  E, ao longo deste período, você vai privilegiar esta atividade pública de influência que lhe dá estatuto de sábio (a) na comunidade,  e isto será tanto mais verdadeiro quanto a sua atividade profissional estiver ligada de algum modo ao papel de professor ou «mestre».

No entanto, o seu estilo muitas vezes sairá da «tradição» pois Gémeos é o signo que usa o intelecto para fundamentar, pelo raciocínio, aquilo em que acredita, não cedendo à fé cega que aceita algo «porque sim».  Deste modo, mais do que «sentir» a verdade de algo, usando a intuição, você estará muito empenhado (a) em refletir e analisar os fundamentos, podendo defender ideias que são contrárias ao espírito dominante, oriundas de culturas estrangeiras ou de outras religiões. E poderá fazer uma «mistura» dessas influências que considerará mais  verdadeiras

Transitando no signo Gémeos, Rahu  adota as características do signo para atuar em relação aos assuntos da 9ª casa. Assim, mais do que sentir a espiritualidade, a «fé» ou intuir «verdades fundamentais», você terá o dom de raciocinar e de analisar as crenças do ponto de vista intelectual. Não há nada de negativo nisso, pois ser capaz de questionar todas as crenças que foram ganhando raízes e deixando preconceitos e noções de «verdades absolutas» é igualmente importante. Este não é, por isso, um período para «acreditar» é um período para desmistificar e trazer à luz os «ídolos» erguidos em volta de todas as religiões, sistemas ideológicos ou teorias filosóficas e ajudar os outros a descobrir os seus próprios preconceitos. Deste modo, você poderá sentir que tem uma «missão messiânica», a de «salvar» os outros das suas crenças limitadas.  Terá de exercer alguma disciplina mental sobre si mesmo (a) para não se deixar inebriar em demasia com este papel mantendo o espírito crítico em relação a si mesmo (a) também. E aproveite para escrever sobre isso, levar aos outros as suas reflexões acerca de outras religiões, ideias exóticas e  ajude os outros a pensar pois será oque é capaz de fazer melhor neste período.

A ação de Rahu na 9ª casa vai levar a rejeitar  todas as figuras de autoridade, incluindo mestres, professores, membros do clero, que fazem parte do «sistema». Estes  vão ser vistos como não sendo de confiança por transmitirem crenças falsas aos outros, escudados na sua «importância institucional». Esta atitude pode também  desencadear o desejo  de prosseguir estudos superiores, de  aprofundar os conhecimentos filosóficos ou aprender práticas milenárias como meditação, yoga, etc., que permitam a substituição das velhas crenças por «verdades objetivas» à luz da razão ou da sua prática concreta. Haverá um desencanto, no entanto, como pano de fundo a toldar a relação com tudo isso. No fundo, trata-se da situação de alguém que queria acreditar mas que se sente desamparado(a)  pela realidade que contradiz as crenças em que sempre confiou. Durante algum tempo pode haver uma espécie de vazio  em que parece não haver mais nada em que acreditar. Em alternativa, você  pode querer ir conhecer o mundo, descobrir outras pessoas e outras culturas, fazer uma viagem de peregrinação a algum lugar associado  com as velhas fontes de sabedoria, para preencher o desejo de compreender a realidade segundo novos parâmetros. Em vez de estudar pelos livros, talvez prefira  aprender com as próprias experiências.  Em vez de procurar um mestre que o (a) possa guiar, quererá antes «saber tudo» para poder ser você o (a)  mestre de outros.

Para aqueles que vivem numa relação próxima com o pai, este pode ser um momento difícil: se este foi até agora o exemplo ou modelo de orientação fundamental, neste  momento as suas fragilidades  vêm ao de cima e  você descobre as imperfeições desse modelo que não representa nenhuma verdade absoluta. Você pode encarar todos os saberes, incluindo a Filosofia e a Religião instituídas como devendo ser substituídos por outras fontes não convencionais de conhecimento e de sabedoria. Também porá em causa todos os valores tradicionais sobre a família e também os costumes da sua cultura.

Assim, este pode ser um período de procura de crenças alternativas. As crenças convencionais serão encaradas como meramente instrumentais, tendo por função  mover a máquina que é a sociedade e todos os seus grupos sociais. Você precisa agora  de uma abordagem diferente .

Rahu estará em signo amigo, favorecendo a relação com a educação, com países estrangeiros e com outras culturas. O seu conhecimento de outras línguas pode ser agora aperfeiçoado e aumentado.

Por outro lado, Ketu vai estar a transitar pela 3ª casa  no signo Sagitário, onde se encontra também Saturno a transitar. A 3ª casa é  uma casa de atenção aos pormenores imediatos do dia- a- dia e às notícias que passam rapidamente; dos desejos, dos irmãos, da comunicação, da escrita , das artes, etc.. O signo Sagitário na 3ª casa indica  um ambiente amistoso com os ambientes e as pessoas do seu quotidiano, em especial com os irmãos, se existirem.  Porém, Ketu por aqui a transitar vai «dissolver»  a sua motivação geral para fazer  o que faz na vida quotidiana, retirando dela a sua atenção. O entusiasmo com que se reúne com os amigos e irmãos, as atividades de camaradagem  e os «planos semanais de atividades de descontração»  tudo isso ficará  agora na sombra da sua inércia. As pequenas deslocações do dia a dia serão mais penosas, os hobbies habituais ficarão também provavelmente esquecidos. A comunicação com os amigos nas redes sociais, a escrita no blogue, os «passatempos» de que tanto tem gostado, agora também esmorecem. E, se tem uma atividade de negócios, em que o trabalho em equipa , a atividade comercial, publicitária ou de marketing são fundamentais, bem como o papel de «relações públicas» , então precisará de ajuda extra neste período para que tudo continue a correr de acordo com o esperado pois não estará a 100% presente nessas atividades. Se tem uma função de gestão ou direção, delegue ou partilhe as obrigações.  Entusiasmo, coragem, empreendedorismo etc., tudo isso lhe parece uma maçada infindável neste momento.  Se a sua atividade é a escrita, terá de aproveitar as experiências relacionadas com Rahu para sentir o ânimo necessário para encher as páginas com significado e não apenas carateres vazios.

Os irmãos mais novos, se existirem, também ficam agora por sua conta: melhor aprenderem por si próprios do que ficarem desiludidos mais tarde, no confronto com a realidade. Ketu faz surgir uma atitude de desapego e separação em relação a todos os desejos e iniciativas que desenvolveu antes  e agora leva a considerar  que esses desejos  estão esgotados e já não são capazes de continuar a motivá-lo (a) como dantes. Se, durante algum tempo, você se interessou por aprender e por praticar alguma arte, como tocar um instrumento musical, aprender dança, representação dramática, etc., agora tudo isso parecerá longínquo porque o seu interesse já não está aí. A vida «supérflua» do dia – a- dia não consegue motivar os seus desejos ou ações. É tempo de procurar uma nova aventura e ir  mais além, através das experiências mostradas por Rahu.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!