Trânsito Rahu Ketu 2019-20 Ascendente Capricórnio

homens a trabalhar na costa

Os leitores poderão ler uma introdução geral sobre os efeitos do novo trânsito de Rahu e Ketu pelo eixo Gémeos/Sagitário aqui.

A partir do próximo mês de março, dia 7, os nodos iniciarão um novo trânsito pelos signos de Gémeos e Sagitário.

Rahu transita pela 6ª casa no signo Gémeos  e Ketu transita pela 12ª casa no signo Sagitário. Os nativos com Ascendente Capricórnio poderão ter de enfrentar alguns desafios com a passagem de Rahu pela casa dos conflitos , da servidão e exploração. Porém, é sabido que Rahu dá bons resultados na 6ª casa, uma casa de crescimento (upachaya) e pode inclusivamente trazer muitos benefícios materiais.

Rahu representa ele próprio a tendência para «furar» as regras convencionais e, durante este período, poderá haver o desejo e a aptidão para formar parcerias ou acordos com pessoas que atuam fora das margens da sociedade, que são perigosas ou antissociais. Estas pessoas podem ser estrangeiras ou de setores minoritários da sociedade, cujas atitudes chocam com os costumes ou regras aceites. Durante este trânsito o nativo pode identificar-se  com estratégias de comunicação, de atividade comercial, vendas, relações públicas, trabalho artesanal feito com as mãos e exigindo perícia e atenção aos pormenores, pode ver-se envolvido na dinâmica dos exploradores/explorados, criminosos/agentes da lei (advogados), etc De alguma forma, alguns destes temas podem tornar-se muito óbvios e presentes para si mas, apesar de a consciência crítica ser uma característica associada aos signos de Mercúrio, a presença na 6ª casa de Rahu faz com que todo o «submundo» da sociedade se torne de algum modo «normal» na sua vida, levando a estabelecer dinâmicas que envolvem todas essas camadas da sociedade, incluindo  os traficantes de drogas e  as pessoas que sofrem adição, os que estão envolvidos  com a prostituição e o tráfico de seres humanos e você pode ver-se num dos lados na relação com esta realidade humana e social (explorador ou explorado)  como forma de lutar por uma certa posição social. A presença de Saturno nesta casa torna pouco provável  que opte por explorar outros mas isso pode acontecer se Saturno atuar de forma negativa no horóscopo. Em geral, este trânsito indica  que as realidades vividas pelas pessoas mais frágeis da sociedade estarão presentes na sua consciência, talvez porque você decidiu defender  os direitos dessas pessoas. Mas poderá usar meios pouco convencionais ou  não ortodoxos para desenvolver essa atividade. Uma das formas mais positivas  que esta tendência pode assumir será a atividade política ou  o envolvimento em  organizações de defesa dos direitos humanos,  direitos dos trabalhadores, defesa da sustentabilidade da vida no planeta, etc..

Uma coisa é em geral certa: este trânsito não apenas confronta  o nativo para a realidade das muitas pessoas, animais, condições ambientais que são impróprias, tóxicas, poluídas, injustas e opressoras como leva a pessoa a entrar em contacto com essas realidades,  não numa perspetiva de tentar ignorá-las fingindo que não existem mas na perspetiva de assumir essas realidades. Para uns, isso consistirá em aceitar que todo esse mundo de escuridão e sofrimento existe e «sempre existirá» encolhendo os ombros e talvez até tentando tirar algum partido disso para benefício pessoal; mas,  para outros, pode significar o desenvolvimento de ativismo para mudar essa realidade e ajudar de algum modo todas essas pessoas  , animais, a Terra, a mudar e a melhorar.

Alguns  podem envolver-se profundamente durante este trânsito num combate sem tréguas contra o que identificam como sendo o «veneno» da sociedade e podem usar meios pouco  convencionais para alcançar projeção social e se tornarem bem  visíveis nesse combate. Durante este período, os nativos de Capricórnio não procuram consensos,  mas argumentam ou escrevem ferozmente contra a origem identificada do «mal» social. Qualquer acordo existente, seja no trabalho ou na vida privada (com o cônjuge) pode ser alvo de divergência e conflito nesta altura. A posição de Rahu no signo Gémeos  pode indicar a escolha da palavra, falada e escrita como arma para denunciar e lutar contra «o sistema», a utilização da internet e de redes sociais como forma de divulgação e mobilização das pessoas para «as causas» que mobilizam estes nativos. Campanhas de publicidade institucional, palestras e panfletos são outras formas, além de estratégias de educação junto dos mais novos.

Este pode ser um período difícil no local de trabalho, com um ambiente de animosidade ou antagonismo latente ou declarado mas é possível alcançar uma melhoria através do uso do diálogo e da negociação. Rahu quererá levá-lo (a) a mostrar as suas qualidades de grande negociador (a)  mas isso será difícil se você  estiver no lado do perpetrador em vez de no lugar da «vítima». Em alguns casos, trata-se de defender os direitos dos trabalhadores contra a exploração dos patrões, por ex., na atividade de sindicalista.  E  usará a criatividade e a imaginação aumentada pela influência de Rahu em conjunto com meios  não convencionais para conseguir o  efeito pretendido,  de modo a originar mudanças drásticas em relação a todos os contratos quebrados, tipos de exploração dos trabalhadores, manipulação e servidão sexual, etc..

A sua equipa ou grupo de colaboradores no trabalho será agora alvo de uma ação crítica de análise  sobre o seu modo de funcionar e as dissensões podem surgir em relação a este ou aquele membro da equipa que explora ou desrespeita outros membros. Se existirem esquemas de «exploração» a qualquer nível  no seio dos colaboradores empregados, servidores, estes serão agora objeto de insatisfação e feroz crítica que pode terminar com o afastamento de alguns que podem ser vistos como «inimigos» por parte dos outros membros. Outra possibilidade de manifestação deste trânsito  é a ativa manipulação de algum membro da equipa pelo nativo, de modo a obter alguns benefícios ou privilégios, sobretudo quando existem tratamentos e privilégios desiguais entre os empregados e colaboradores.

Durante este período, você vai dar muita importância ao ambiente de trabalho, ao relacionamento com os colegas, à competição no local de trabalho, a todas as atividades de organização e planificação e a toda a informação distribuída . Pode haver uma atitude muito crítica  em relação a tudo o que não estiver bem nesta área, incluindo  a relação com os colegas, colaboradores e superiores e também em relação a si próprio(a). Do mesmo modo,  outras áreas como a saúde, o estilo de vida, a manutenção de uma boa condição física e o correspondente exercício físico, também irão estar em evidência, e pode mesmo querer iniciar algum regime alimentar novo e pouco convencional, com o objetivo de aperfeiçoar a sua saúde e de viver melhor. Alguma doença que tenha vindo a insinuar-se será agora objeto claro de preocupação e agora quererá tratá-la, não protelando mais com desculpas de «falta de tempo».

O momento é para se focar no lado prático da vida, para que as necessidades imediatas da sobrevivência possam ser asseguradas. Durante este trânsito, os seus inimigos ou opositores podem aumentar sem razão aparente  usando provavelmente  o rumor, boato ou informação falsa para o (a) prejudicar mas  Rahu sente-se como peixe em águas familiares nesse contexto de discussão, argumentação e troca de acusações, litígios e estratégias para minar a imagem do outro em termos profissionais e não se importa de «jogar sujo» ou recorrer a meios menos «corretos»  se forem necessários para  alcançar o objetivo. A partir dos significados da 6ª casa, relacionada com o serviço, você deseja ser reconhecido (a) como alguém que presta serviço e, por essa razão, pode mesmo voluntariar-se para trabalhar junto de instituições humanitárias, de caráter político e reformista, etc.. Trata-se de se sentir valorizado (a) aos seus olhos e dos outros, como alguém que é capaz de se preocupar com os outros . E, embora o faça para fortalecer a própria autoestima e sentido de auto valor, nem por isso perde brilho e importância esta atitude da sua parte.

Por outro lado, Ketu na 12ª casa no signo  Sagitário , por onde transita em conjunto com Saturno, indica  uma dissolução  ou corte das vias intuitivas interiores, exprime a dificuldade em aceitar ou assumir as regras convencionais em relação aos segredos de qualquer tipo. Deste modo, alguns aspetos da privacidade individual poderão ser expostos, sem  que você sinta energia suficiente para se opor. Qualquer «indiscrição»  de tipo sexual ou outras relevantes em termos sociais tem fortes probabilidades de ser revelada, sem que você se importe minimamente com as consequências. Para os que têm uma atividade na área diplomática ou de política sigilosa este é um período difícil agora pois sentirão uma resistência em levar a sério todas as regras a que estavam habituados e também não são capazes de respeitar verdadeiramente as «hierarquias» de autoridade que reconheciam até agora.

Este pode também ser um período difícil com insónias constantes e com stress acrescido pela dificuldade em encontrar  um refúgio de privacidade pois Ketu corta a sua ligação com todos os «espaços de abrigo» e de isolamento, expondo a sua vida e a sua realidade a um contacto contínuo com o público. Para a sua personalidade que só gosta de mostrar em público a imagem que decide ser mais vantajosa em termos sociais, este é um período que traz um stress adicional que pode ser muito penoso e pode levar a expor muitos dos aspetos «confidenciais» da sua vida pondo  potencialmente em perigo a sua imagem de respeitabilidade.(tudo depende dos «segredos» que tem guardados).

Durante este período Ketu «dissolve» todos os laços com o passado, com os ambientes privados ou secretos, com países estrangeiros ou com o ideal de vida monástica ou «santa». Há um  vazio interior em relação à confiança que tinha em certos guias espirituais ou por um certo tipo de vida espiritual  e que agora se desfaz  embora a presença de Saturno aqui a transitar leve a sentir e necessidade de estrutura e de organização, não de caráter «espiritual» mas através, por exemplo, das regras e das normas sociais que regem o mundo material. Para os que têm acreditado numa certa religião, este é um período em que a apatia e a insatisfação em relação a tudo o que é proposto pelos líderes ou dogmas religiosos dá lugar à  incerteza e desequilíbrio interior. De algum modo você precisa de se libertar da influência de conteúdos inconscientes, energias subtis etc., e focar-se no plano material da existência e na prestação de serviço aos outros. O trânsito de Júpiter a partir de novembro de 2019 é um indicador de que este é o caminho do futuro.