Trânsito Rahu Ketu 2019-20 Ascendente Virgem

mulher usando o computador

 mulher usando o computador

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito Rahu Ketu 2019-20 Ascendente Virgem.

Os leitores poderão ler uma introdução geral sobre os efeitos do novo trânsito de Rahu e Ketu pelo eixo Gémeos/Sagitário aqui.

A partir do próximo mês de março, dia 7, os nodos iniciarão um novo trânsito pelos signos de Gémeos e Sagitário.

Para o Ascendente Virgem  Rahu vai transitar pela 10ª casa  no signo Gémeos e Ketu  vai  transitar pela 4ª casa. Rahu na 10ª casa vai impulsionar a sua carreira e vida profissional, a sua imagem  pública na carreira e no estatuto social e vai gerar  o desejo premente de  melhorar essa área de vida.

Tenderá a explorar as áreas ligadas ao uso da comunicação falada e escrita, a publicação e edição de informação, o ensino, a gestão de relações públicas e a propagação de informação através de determinados canais, o uso da publicidade e das técnicas de marketing, etc.

Rahu vai ajudar a inovar, a procurar soluções diferentes, capazes de ter um impacto muito mais forte do que  os processos que usou até hoje. Se trabalhou até agora apenas focado (a) nos seus interesses pessoais e de parceria pessoal, vai querer agora atingir uma dimensão mais institucional que chegue  a mais pessoas e trabalhe com mais pessoas em alguma organização.

Assim, se tem , por ex., trabalhado na área da mediação contratual- seguros, assessoria legal ou financeira, etc., agora talvez prefira trabalhar com uma organização que lhe permita trabalhar para um público mais alargado, numa instituição pública ou governamental, etc, estendo a um maior número de pessoas os benefícios daquilo que faz.

Talvez prefira trabalhar num projeto governamental ligado à informação, ou ao fornecimento de serviços sociais de algum tipo e em que as tecnologias da informação podem ser um meio privilegiado de chegar a todos. Talvez se sinta tentado (a) a levar a cabo projetos de alfabetização de adultos, de formação de pessoas de estratos sociais menos favorecidos que terão, dessa forma, oportunidade de conseguir empregos melhores, etc.

Seja o que for que o (a) motiva em termos de atividade pública e profissional, todos os objetivos ligados à educação, comunicação, ensino e aprendizagem, desenvolvimento de atividades artísticas e culturais destinadas ao grande público e que contribuem para ajudar a melhorar os níveis de literacia global e o pensamento e expressão críticos, merecem o seu interesse. E poderá querer ser uma figura de topo através da implementação de algum projeto desse género.

Aqueles que, por alguma razão, tiverem menos possibilidade de se envolver em projetos de grande projeção social podem, mesmo assim, envolver-se em atividades de menor dimensão mas com alcance social desenvolvidas por entidades locais (junta de freguesia, por ex, ou instituições não governamentais de voluntariado que defendem os direitos humanos , dando o seu contributo na medida do possível).

Todas as  atividades que permitem trabalhar em algum grupo ou organização, tanto de natureza política como de apoio social merecem a sua atenção e foco e quererá obter reconhecimento pela entrega a essa atividade, como elemento que contribui para a coesão entre os membros da sociedade e ajuda  para diminuir o fosso entre os poderosos e os que são mais frágeis.

Durante este período não é de estranhar se mudar de emprego ou até mesmo de carreira. Exatamente porque os nodos transitam por um dos eixos do horóscopo- 10ª /4ª casas- este trânsito será muito importante para si e traz eventos kármicos que é preciso filtrar e superar.

Talvez você  tenha, no  passado,  desistido de alcançar realização pessoal através da prestação de serviço aos outros a nível social para se focar apenas na sua realidade pessoal e/ou na sua família e agora seja necessário encontrar um equilíbrio entre o seu bem estar pessoal e psicológico e a vida familiar e o contributo que todos devemos dar para ajudar outra na sociedade, através da atividade profissional e/ou das atividades que fazemos na vida pública.

Nenhum ser humano é uma ilha, vivemos com os outros e também para os outros e precisamos de ter ambas as dimensões na nossa vida para sermos inteiros.

A 10ª casa é uma casa de projeção na vida da comunidade e, nesta altura, você sentirá o apelo para participar usando os seus dons- sejam estes  ligados ao uso do pensamento e da palavra, ao conhecimento que acumulou, à capacidade de persuadir e convencer, à criatividade que ajuda outros a estabelecer ligações entre si e a aprender e a ensinar, em especial a competência, tão desenvolvida em si, do pensamento crítico, agora é o momento de usar esses dons para ajudar os outros prestando-lhes algum tipo de serviço que estabelece também, ao mesmo tempo, o nosso lugar na sociedade.

E você está numa posição privilegiada para fazer tudo isto pois o regente da 10ª casa é também o regente do seu Ascendente.

A 10ª casa é também  uma casa de ação, razão pela qual é designada na Astrologia Jyotish por casa do karma. E é também uma casa angular (kendra) o que significa que, durante este período, há eventos kármicos importantes a afetar esta área da sua  vida , com mudanças que podem ser  muito significativas.

Talvez você seja levado (a) a  descobrir  que a sua carreira precisa de seguir um novo rumo, para que você possa reconhecer qual o papel mais importante que pode ter a nível da sociedade e do que pode oferecer à sociedade . Rahu vai impulsionar para  se afirmar para que a sociedade lhe permita fazer o que «sabe melhor» e pode ser mais útil aos outros e desejará ver reconhecido o seu mérito por isso.

Sendo o seu Ascendente um signo de prestação de serviço por razões kármicas, você estará  realmente muito empenhado (a) em  prestar serviço  e fazer algo de verdadeiramente relevante para a sua comunidade , por uma razão ou por outra, quererá servir o seu país ou comunidade o melhor que é capaz de fazer.

Tal esforço pode, no entanto, ser esgotante por isso aprenda a encontrar algumas formas de relaxar pois não é certo que, apesar de todo o seu empenho em fazer algo pela comunidade, esta lhe dê o apreço que a energia de Rahu neste momento quer ou exige.

Por outro lado, Ketu vai estar na 4ª casa, no signo Sagitário, numa casa angular relacionada com o lar, com os bens móveis e imóveis, com a sua casa, com as propriedades familiares, os veículos, as posses e luxos pessoais que, habitualmente, poderiam fazê-lo (a) feliz.

Porém, neste período, a presença de Saturno na 4ª casa, a lançar deveres e responsabilidades acrescidas sobre a vida familiar e os seus bens ou sobre a necessidade de prestar apoio a algum membro da família, torna realmente mais difícil para si todos estes desafios.

Deste modo, apesar de poder sentir cansaço considerável nas atividades relacionadas com a carreira e a sua vida pública, tanto mais que Rahu gera stress adicional a este respeito, o mais certo é também não poder contar com grande apoio na vida familiar, nem descanso. Poderá assim andar numa roda-viva, pelo menos até novembro 2019 quando Júpiter entrar no signo Sagitário para um novo trânsito anual.

A 4ª casa, que habitualmente significa o lar, aparece agora talvez como um espaço desprovido de calor humano e regido pelas regras, pela disciplina impessoal e fria devido à  energia de Saturno e de Ketu , transformando-se num espaço impessoal no qual você não consegue realmente sentir-se «em casa».

Talvez no passado a sua mãe, durante a infância, tenha dado mais importância às regras do que ao conforto e carinho que você desejava receber e a sua atividade pública apareceu como um meio de compensação e uma outra forma de aprender a valorizar-se perante si e os outros.

E agora, em que Rahu e Ketu transitam ambos por estas casas, vai revisitar , no plano consciente ou subconsciente, muitas dessas experiências que talvez tenham deixado feridas profundas emocionais pois, mais uma vez, «o lar» não lhe parecerá apetecível e tenderá a considerar o seu trabalho e as pessoas que ajuda através do desempenho  profissional, como a sua verdadeira família.

Talvez Ketu obrigue agora a enfrentar memórias antigas que têm pendentes resíduos que é preciso deixar ir, intuindo, através da sabedoria inerente a Sagitário, uma nova forma de  conforto e segurança  que brotam de dentro de si e não de alguém exterior.

O trânsito de Ketu traz a oportunidade de  cortar a sua ligação com todas as regras rígidas que estruturaram a sua vida familiar no passado, dando-lhe a oportunidade de sarar velhas feridas e de seguir em frente, em especial quando transitar ,não apenas com Saturno mas também com Júpiter, recriando um novo conceito subjetivo  de felicidade e de família.

Este é um período em que, para sarar, vai poder perdoar-se a si mesmo (a) por tudo o que não foi perfeito na sua vida passada nem na família que teve ou não teve.  Ketu na 4ª casa permite despedaçar todas as muralhas defensivas que construiu à volta  da sua personalidade, dos seus reais desejos e sentimentos e libertar-se de tudo isso, sem qualquer remorso.

É claro que tal não acontecerá de forma repentina, o mais provável será querer reviver alguns relacionamentos ou modelos de relação familiar do passado mas, a pouco e pouco, tudo isso se desvanecerá porque são fantasmas que já não têm verdadeira substância na vida atual.

Se, no passado deu muita importância a ter a sua própria casa, carro, a possuir bens materiais de conforto e de luxo que pudesse mostrar aos outros como sinal da sua felicidade   e do valor da sua família, tudo isso parecerá agora não fazer sentido e você  acabará por valorizar mais os afetos do que as posses; a felicidade interior do que o conforto externo num peito vazio.

Deverá acautelar, entretanto, o efeito depressivo que Ketu na 4ª casa pode ter sobre o seu sentimento subjetivo de bem -estar, pois é um efeito do seu trânsito pela 4ª casa o produzir pensamentos negativos ou nostálgicos. Quando Júpiter entrar também em Sagitário, em novembro, um novo despertar interior profundo pode estar à sua espera e trazer significados relevantes para as fundações da sua vida.

Deixe um comentário a sua opinião conta