Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Capricórnio Sol Carneiro

retrato de homem jovem

retrato de homem jovem

Respondemos a mais um pedido dos leitores analisando a personalidade básica Ascendente Touro Lua Capricórnio Sol Carneiro. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Terra e Fogo, revelando essencialmente sentido prático e capacidade de organização no mundo material, capaz de construir e acumular recursos mas também orientada potencialmente para a inovação e a criatividade, embora este seja um traço menos vincado.

O Ascendente no signo Touro indica uma personalidade terrena, que sente o apelo dos sentidos e o desejo de vencer no plano material, conquistando o máximo de recursos que podem causar prazer e felicidade.

O seu horizonte é social, buscando honras, riqueza, posição e reconhecimento pelas próprias realizações. A perceção que estas pessoas têm da realidade é-lhes dada pelos sentidos, sendo sensoriais e sensuais de forma predominante e não gostando de «complicar» a vida com demasiado pensamento ou reflexão abstrata.

Sendo movidas essencialmente pela procura do «prazer» sob todas as suas formas e da «felicidade», estas pessoas procuram assegurar o máximo de posses que lhes permitam usufruir disso. São colecionadoras e acumuladoras de todo o tipo de bens valiosos, dinheiro, objetos de arte.

Também podem gostar de acumular  comida, tendo em geral a despensa e o frigorífico bem cheios. O mesmo acontece com os vinhos, que podem colecionar pela sua durabilidade e raridade, tendo por isso «valor» comercial elevado, perfumes, pelo prazer que provocam nos sentidos e  pela sua sensualidade e todo o tipo de bens de cultura, como livros- especialmente raros e belos, como os que contêm iluminuras, enfim as posses de todo o género são uma atração irresistível para estas pessoas , que gostam de sentir que, aquilo que querem ter, têm.

Deste modo, a segurança financeira é um dado fundamental para a estabilidade destes nativos e a acumulação de posses o meio para a atingir. São muito sensíveis aos aspetos estéticos da realidade, pelo que dão grande importância à decoração dos espaços que habitam e têm um sentido inato de harmonia.

A ligação à família é forte, preocupam-se em manter o «nome» e a reputação da sua linhagem impecáveis, respeitando a tradição e guardando objetos e bens da família, se possível de várias gerações anteriores, pois isso dá-lhes a segurança de pensar na continuidade e estabilidade do seu mundo pessoal.

Não gostam de mudanças, nem de pressas, nem do ritmo alucinante da vida de hoje, razão pela qual podem preferir viver no campo, onde os ritmos são mais naturais e a proximidade com a Terra é maior.

Estes nativos tendem para inatividade ou para a «preguiça», desde que a família tenha posses fartas para não precisar de trabalhar. Mas, se isso não acontecer, são muito determinados e perseverantes no trabalho árduo, até alcançarem o sucesso que desejam.

Tendem para a indulgência na procura dos prazeres, comendo muitas vezes em demasia e bebendo também demais, o que se reflete no peso, especialmente a partir da maturidade.

São muito ciosos da sua família, possessivos e ciumentos. O seu temperamento calmo e tranquilo altera-se rapidamente numa fúria irreprimível se se sentem enganados ou traídos, tendo dificuldade em perdoar nessas circunstâncias.

Por isso escolhem em geral o (a) parceiro (a) de vida com cuidado para se assegurarem de que a sua vida familiar com este (a) será duradoura e estável pois querem uma família «para sempre», não sendo adeptos  da opção do divórcio.

Quando, ao Ascendente Touro se associa a Lua no signo Capricórnio percebemos que  a segurança emocional da Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Capricórnio Sol Carneiro  está na capacidade de obter conforto material e realizar as suas ambições em termos sociais e profissionais. Esta é uma personalidade capaz de trabalhar tenazmente até obter exatamente o que deseja , não mais e não menos, demore o tempo que demorar.

Estes nativos são muito ambiciosos e «materialistas», no sentido em que podem sacrificar todos os outros objetos se isso for necessário para atingirem a posição social e profissional que desejam.

Para estas pessoas, o casamento é uma instituição social que lhes pode trazer prestígio e reconhecimento por parte da sociedade. Assim, precisam de encontrar alguém que «fique bem» na moldura social a que desejam pertencer, sendo certo que aspiram a subir no ranking social em relação á sua posição de origem. Deste modo, o «amor» pode tornar-se secundário na sua conquista por maior visibilidade e privilégios sociais.

Podem escolher alguém de origem cultural diferente, ou de outro país, se isso lhes der acesso a mais regalias no campo do reconhecimento social. São pragmáticas na escolha ponderando os «prós e os contras»  quando encontram um (a) potencial parceiro(a).

A posição social deste e os privilégios e riqueza que trará para o casamento serão mais importantes do que o que «sentem» por ele. E desejam pessoas «estáveis» cujo comportamento seja previsível e correspondente aos princípios morais em que acreditam, para se sentirem tranquilos.

Gostam de se dar com pessoas que cumprem as regras convencionais e todas as normas de  comportamento social dos estratos «superiores» da sociedade. Não gostam de se dar com os outros «como seus iguais» sentindo que merecem destacar-se em relação ao comum e à massa das classes menos privilegiadas. Podem partir destas na origem mas desejam colocar-se a «anos luz» delas.

A Lua rege a 3ª casa e está colocada na 9ª casa.   Esta é uma boa posição pois a Lua lança aspeto para a casa que rege. Indica benefícios dos irmãos, talento artístico, em especial na música, canto, dança ou representação dramática, os esforços são bem sucedidos devido a sorte. As viagens de longa distância podem trazer aventuras e motivação para fazer novas coisas. O nativo é empreendedor e procura subir na vida respeitando os princípios éticos e com responsabilidade social .

A Lua está colocada na 9ª casa.  Esta é uma boa posição para a Lua. Se esta estiver brilhante no nascimento dá proteção geral ao horóscopo e assegura o bem- estar mental e subjetivo do nativo. Se estiver em aspeto com planetas benéficos, as oportunidades, a sorte, serão muito evidentes e a pessoa conquista riqueza e  uma posição de poder e influência na sociedade.

Com esta posição da Lua, o nativo tem uma vida facilitada, encontrando sem muito esforço solução para todos os problemas que vão surgindo na vida.

Uma Lua forte na 9ª casa indica uma vida «abençoada». Apesar de esta personalidade básica não ser orientada para um conceito de espiritualidade muito «etérico», uma vez que está muito ligada aos aspetos terrenos da vida, tem mesmo assim inclinação espiritual, que transparece na admiração pela beleza do mundo da vida, no respeito pelos outros e pela vontade de ajudar os menos favorecidos.

Gosta de  fazer boas ações sem esperar recompensa, embora o possa fazer «por dever moral» mais do que por empatia do sentimento.  Estes nativos podem ser muito próximos do pai e receberão benefícios deste (ou de uma figura que o substitua).

O pai tem boas qualidades morais. A relação com a mãe também é boa (desde que a 4ª casa não sofra aflições) e o nativo também beneficia da mãe e/ou de outras mulheres. Esta posição da Lua indica frequentemente que, por razões de lazer ou de profissão, fazem muitas viagens de longo alcance ao longo da vida. Também são dotados de sabedoria.

Quando, ao Ascendente Touro e Lua Capricórnio se associa o Sol no signo Carneiro temos um elemento bastante diferente quanto ao modo de expressão, na personalidade: em vez do pragmatismo e sentido «terra a terra» do Ascendente e do signo da Lua, temos o fogo criativo indomável, pioneiro e rebelde de Carneiro.

Pode não ser fácil lidar com esta disparidade se Marte estiver mal colocado ou, de algum modo, aflito pois a energia de Carneiro não quer saber de tradição nem de estabilidade, prefere «arremeter de frente» e conquistar o que deseja, fazendo as suas próprias regras durante o processo, embora, no caso presente, o possa fazer de forma muito discreta ou mesmo «invisível» para os outros, uma vez que o Sol ocupa a 12ª casa do horóscopo.

Isto pode significar que, ao mesmo tempo que cria uma imagem pública de conservadorismo e estabilidade, secretamente esta personalidade prossegue objetivos à margem das normas e regras sociais, pois uma parte de si deseja romper com todas as regras existentes e fazer algo completamente novo.

O que isto pode querer dizer é que esta personalidade pode esforçar-se uma boa parte da vida por conquistar um bom número de «regalias», privilégios e bens de riqueza para se integrar no ranking superior dos que querem partilhar do mundo de privilégios sociais mas, interiormente, isso não chega, podendo haver uma insatisfação difusa, ao longo da vida, cuja causa se desconhece, pelo menos em parte mas que cria uma dissonância entre o que se faz e o que se gostaria de ser.

Isto poderá ser parcialmente compensado pela realização de viagens longas por países e habitats desconhecidos, dando vazão ao desejo de aventura, de sair da rotina, de pensar em outra coisa para além dos lucros, dos prazeres imediatos, da gratificação dos sentidos. Um desejo forte de explorar o mundo dos sonhos, do oculto, da espiritualidade, pode surgir em paralelo com a «versão» mais mundana do desejo de honras sociais.

O Sol rege a 4ª casa e está colocado na 12ª casa. É de motar que o sol rege uma casa de Água e está colocado em outra casa de Água. Esta é sem dúvida uma posição favorável para a vida espiritual e o seu despertar. Mas não favorece do mesmo modo a existência material, confirmando a dissonância em relação aos signos do Ascendente e da Lua. Pode haver problemas na vida da mãe ou com a mãe, com esta posição.

Pode igualmente haver problemas com propriedades imóveis ou móveis como o carro e outros veículos, uma relação insatisfatória com a mãe, que não foi capaz de gerar confiança na criança ou quebras no processo da educação.  Os processos de finalização podem ser difíceis.

O Sol está colocado na 12ª casa. Sendo o regente da 4ª casa, isto indica que o nativo encontra satisfação retirando-se provisoriamente do mundo público e visível   para um espaço onde não precisa de respeitar nenhumas regras a não ser as suas.

Esta posição do Sol retira impacto aos efeitos benéficos da Lua em relação ao pai e à mãe. Pode indicar problemas de visão, especialmente no olho esquerdo. Reforça a possibilidade de o nativo gostar de passar tempo «a vaguear» pelo mundo, podendo fazê-lo por períodos largos de tempo, na solidão consigo próprio e separado do mundo habitual em que vive, para «poder ser quem é» verdadeiramente.

Se o sol estiver fraco ou aflito, pode haver a tendência para «escapar» das pressões da vida pública ingerindo substâncias aditivas ou álcool.

Por outro lado, se realizar ações ilegais, corre perigo de aprisionamento. Mas esta posição pode igualmente indicar uma mudança  profunda a nível interno que conduz esta personalidade a procurar a «salvação espiritual» tornando-se mais espiritual e/ou religiosa.

Globalmente, a Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Capricórnio Sol Carneiro é uma personalidade que viverá a tensão entre a procura de sucesso material, honras e riqueza mundana e o desejo de ir para além disso, para uma dimensão mais espiritual.

Deixe um comentário a sua opinião conta