Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Virgem

retrato de mulher jovem sorrindo

Analisamos hoje a personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Virgem, a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade  totalmente constituída pelo elemento Terra.

O Ascendente no signo Capricórnio revela uma personalidade ambiciosa, muito pragmática e «terra a terra», focada no desenvolvimento de uma carreira e posição social de que se possa orgulhar.

O bem- estar material e a conquista de uma boa reputação na sociedade e entre os pares é fundamental para estas pessoas que são trabalhadoras incansáveis e colocam a si próprias muito cedo os objetivos materiais que desejam alcançar.

Porém, a força e a colocação de Saturno, o regente do Ascendente, determina em grande parte até onde poderão efetivamente chegar. Normalmente, mesmo que este seja forte, terão de trabalhar e esforçar-se bastante para alcançar o que pretendem, não sendo a «sorte»  o caminho que mais se adequa a si.

Porém, a força  e a determinação interior que são capazes de mobilizar é uma grande vantagem pois possuem grande disciplina , determinação e persistência.

Esta personalidade é conservadora e tradicional, vendo a sociedade e os papeis desempenhados pelos seus membros como uma escala hierarquizada em que cada patamar tem acesso a diferentes privilégios, responsabilidades e deveres.

Na sua ambição, almeja chegar ao ponto mais alto de uma dada  hierarquia , seja esta uma posição de liderança na empresa em que trabalha seja a máxima hierarquia do poder institucional ou do governo. Mas Saturno obriga a pessoa a «servir», não lhe dando acesso, muitas vezes, ao que deseja, pelo menos sem  obrigar a assumir muitos deveres e responsabilidades.

A personalidade com Ascendente Capricórnio «vive» para se projetar na sociedade, com respeito pelas suas regras definidas e, por isso, pode haver uma distância considerável entre a imagem que o nativo   projeta de si e a sua realidade privada. Publicamente, exibe uma imagem formal de honra, respeito, formal , com alguma rigidez na apresentação e dificuldade de exprimir o que pensa e sente de forma espontânea.

É o «burocrata» típico, sempre com a linguagem e os gestos adequados para a função que exerce. Mas, na vida privada, a sua realidade pode ser bem diferente. Mas  mantém a sua postura pública de dignidade, mantendo secretos os seus «vícios», quando existem.

Na aparência, respeitam todas as leis e todos os costumes. Mas, na realidade privada, pode não ser bem assim.

Para estas pessoas, a sociedade e a conquista de uma boa posição nesta, que lhes traga o prestígio e o reconhecimento de que necessitam, sobrepõem-se  a tudo o mais. São frias  e racionais no discernimento e podem ser muito rígidas moralmente, sempre prontas a sancionar e a castigar, quando os outros, membros da família ou colegas/subordinados no trabalho, infringem a «disciplina». 

Podem ser muito civilizados socialmente, mas não têm paciência para manter conversas supérfluas ou de frivolidade, a menos que isso lhes possa trazer alguma vantagem social ou profissional. São em geral «fechados», podendo ser considerados pouco simpáticos pelos mais extrovertidos.

Porém, quando se trata de responder a um problema imediato ou uma situação que exige coragem e determinação, estão na primeira fila, agindo e tomando as medidas necessárias para a resolver. Podem não sorrir muito e ser tão pouco espontâneos que os outros acham que não sabem divertir-se (e têm razão) mas quando é preciso afrontar dificuldades ou fazer algum trabalho duro, são a pessoa em quem se pode confiar.

Quando, ao Ascendente Capricórnio, se associa também a Lua no signo Capricórnio percebemos que a análise da força e dignidade de Saturno no horóscopo fará a diferença entre o que se pode ou não esperar em relação ao sucesso desta personalidade.

A Lua em Capricórnio coloca o seu sentido de segurança na aquisição de bens materiais e de uma boa posição na carreira e na sociedade. Assim, esta pode ser uma personalidade muito ambiciosa em termos profissionais e dedicar grande parte da sua energia a procurar a posição de sucesso e de reconhecimento por parte dos outros.

Ao mesmo tempo, pode ser muito frugal, resistindo a gastar o que ganha e procurando acumular sempre mais e mais para se sentir em segurança. Pode ser o tipo de pessoa que, tendo muito dinheiro, insiste em comprar o que é mais barato, dentro da qualidade aceitável para si.

Esta é uma personalidade que não liga muito ao seu aspeto físico nem ao modo de vestir, que pode ser displicente e descuidado. Mas pode ser incrivelmente empenhada no emprego e assumir muitas responsabilidades e deveres, sem se importar com o prejuízo da sua vida familiar.

A família é, no entanto, muito importante para estas pessoas. Mas mais no sentido institucional- é preciso ter uma «família respeitável» segundo as normas tradicionais para alcançar um elevado estatuto social- e não tanto no sentido afetivo. Na verdade,  a relação pessoal com os membros da família pode ser bastante formal, estabelecendo regras de disciplina e de dever, que poderiam considerar-se próximas do estilo militar. 

Estas pessoas desde cedo inculcam nos filhos que devem ser ambiciosos e devem lutar por uma boa posição social  obrigando-os a disciplinarem-se em torno desse objetivo. Podem ser emocionalmente distantes e tendem a punir todas as «quebras de disciplina» e de «dever».

O ambiente familiar que oferecem- e no qual também nascem- não é caloroso e não deixa «lugar a fraquezas» de qualquer espécie.

A Lua rege a 7ª casa e está colocada na 1ª casa. Trata-se de uma boa posição pois a Lua lança aspeto para a casa que rege. Em geral esta posição favorece a vitalidade e a saúde e também o casamento. Indica, quando a Lua está brilhante, um cônjuge bem colocado socialmente, podendo ter riqueza e ser atraente. 

As parcerias tendem a ser bem-sucedidas  Estas pessoas casam muitas vezes com o primeiro amor da juventude ou, em alternativa, alguém que consideraram como «amigo» durante muto tempo.

Os negócios podem dar excelentes resultados com esta posição, inclusive no estrangeiro ou com países estrangeiros. Estes nativos têm fortes desejos e são bastante exigentes sexualmente.  A vida sexual pode ser bastante boa.

A Lua está colocada na 1ª casa.  Com esta posição, é realmente importante conhecer a fase da Lua no nascimento pois, quanto mais brilhante estiver nessa fase, maior é o potencial de sucesso do nativo. Uma Lua brilhante no Ascendente protege a saúde, dá beleza física, com belíssimos olhos grandes e expressivos, melhorando consideravelmente as características da frieza de Capricórnio.

Mas é importante ver se há algum planeta em conjunção com a Lua pois isso pode mudar  estas características: sendo recetiva, a Lua tende a assumir as qualidades do planeta com o qual está em conjunção ou aspeto próximo. Mas esta posição dá inteligência, sucesso em profissões em que é preciso lidar com o público, aptidões sociais de interação. O nativo tem forte magnetismo para os outros.

Mas pode também ter estados de humor instáveis, embora saiba superá-los quando está com os outros. Terá sorte, sucesso, boa longevidade e também será feliz, segundo os clássicos. Pode ter acesso a muitos luxos e confortos. Pode haver uma relação próxima com a mãe, que pode ter um significado importante na sua vida.

Quando, ao Ascendente Capricórnio e Lua em Capricórnio  se associa o Sol no signo Virgem, outro signo de Terra, vemos que a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Virgem não é movida apenas por fins materiais pois os seus princípios levam-na a querer servir, a querer contribuir de algum modo para ajudar a sociedade.

O Sol em Virgem indica que estes nativos se identificam facilmente com os que têm menos privilégios na sociedade e são mais frágeis, mais pobres, mais explorados. Sentem por isso o dever de contribuir para uma sociedade mais justa, que proteja os direitos destas pessoas. E podem  interessar-se por levar a cabo obras de filantropia e de solidariedade para ajudar essas pessoas.

É claro que também desejam ser reconhecidos por isso e o lado menos positivo que este aspeto pode ter é que estes nativos podem apoiar obras sociais e ações de caridade/solidariedade para promoverem a sua boa imagem pública e não por razões mais efetivas em termos humanitários. Na verdade, o signo Virgem tende a permanecer inativo perante as realidades de exploração e de sofrimento, podendo ver tais situações como «algo natural» que sempre existiu e sempre existirá.

Deste modo, não é possível saber completamente como se manifestará o Sol em Virgem destes nativos, sendo que estes  sabem certamente , o que é ser explorado, seja porque o foram no passado seja porque também eles foram exploradores. Mas, de uma forma ou de outra, podem fazer bem aos outros, ajudando-os, seja qual for a razão.

O Sol rege a 8ª casa e está colocado na 9ª casa. Há um aspeto que é benéfico nesta posição- favorece a longevidade. Porém, não é uma boa posição  em termos gerais pois cancela a sorte do nativo, podendo tornar mais difícil a manifestação dos bons aspetos da Lua.

A relação com o pai pode ser difícil ou este pode ser doente, ter muitos problemas na vida ou ter morrido cedo. Quando enfrenta problemas, este nativo raramente encontra soluções «por sorte». As oportunidades podem também ser escassas.

Pode haver descrédito em relação à religião e «às verdades espirituais». O nativo tende a não ter fé  e a acreditar apenas naquilo que a sua razão prática lhe diz que é certo. Prefere acreditar na «lei» do que nos preceitos religiosos e espirituais.

O Sol está colocado na 9ª casa. Segundo a tradição, o nativo com esta posição do Sol abandona a religião em que nasceu e adotará a religião de outro país estrangeiro.

A 9ª casa é uma casa trikona mas o Sol é o regente de uma casa dusthana. Assim , a menos que receba o aspeto de alguns benéficos que diminuam o seu impacto negativo na 9ª casa, há diminuição da sorte do nativo e das suas oportunidades, a relação com o pai é difícil, como referido atrás, o nativo tende a não aceitar , pelo menos no seu íntimo, a autoridade de nenhuma forma de saber espiritual ou de mestres dessa sabedoria.

Se o Sol tiver força suficiente e /ou receber bons aspetos, esta posição pode indicar o recebimento de heranças, inclusive do pai. Este pode ser alguém com elevados princípios ou uma pessoa espiritual. O nativo com esta posição também tem bom coração e bom caráter, interessando-se por fazer boas ações.

A relação desta personalidade com os princípios éticos e  espirituais pode ser de conflito e pode haver resistência à transformação pessoal em nome de determinados princípios a que esta se agarra, podendo estes tornarem-se rígidos e dogmáticos. Mas o indivíduo pode ser forçado a transformar-se e a desenvolver nova consciência dos assuntos espirituais, através do serviço que presta a outros.

Globalmente a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Virgem  é uma personalidade com forte sentido prático , focada mais na ação do que nas teorias  e que terá algumas oportunidades de se transformar pela sua ação no mundo e nos outros.

5 Thoughts to “Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Capricórnio Sol Virgem”

  1. Ar Glez

    Excelente análise! Tem a personalidade básica sol em peixes, Lua em áries e ascendente em Capricórnio? Eu procurei mas não encontrei. Gosto muito de seu blog.

    1. Tomámos nota do seu pedido, só tem que aguardar.

  2. Candice

    Olá, não encontrei as previsões de abril para o ascendente em Capricórnio.

Deixe um Comentário a sua opinião conta