Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Carneiro Sol Capricórnio

Homem jovem sorrindo

Analisamos hoje a Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Carneiro Sol Capricórnio a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade constituída pelos elementos Terra e Fogo.

O Ascendente Touro indica uma personalidade entusiasta na fruição da vida material, sensorial. Estas pessoas são ligadas à Terra, no sentido de que o que as move são as sensações, a alegria de se sentirem vivas  partilhando a beleza, o prazer, também a dor, de ter um corpo que vive através das sensações e vive na Terra através desse corpo. É verdade que o mundo vivo e material é o que lhes desperta a sensação de estarem vivas e que tudo o que não é visível é visto como sendo menos real mas não é de todo verdade que estes nativos sejam imunes às experiências espirituais. O maravilhamento perante a diversidade e beleza das formas de vida, das obras produzidas pelo artista é também, em si, uma forma de transcender a pura materialidade e de experimentar a espiritualidade.

Estes nativos embrenham-se num projeto de vida que vê o prazer e a «felicidade» como o destino do ser humano. E estão dispostos a trabalhar o que for preciso para alcançarem a concretização desse destino. Não é que trabalhem por amor ao trabalho porque,  se não precisarem de trabalhar pata terem acesso a «tudo o que a vida tem de bom», preferem preguiçar e «deixar-se estar». Não gostam de pressas nem de correrias, gostam de se demorar na fruição dos pequenos e grandes prazeres da comida e bebida, dos perfumes, enfim, de tudo o que lhes faz sentir o prazer de viver. Mas, se tiverem de trabalhar, podem fazê-lo de forma determinada e constante, sem uma queixa e sem se revoltarem por isso. A felicidade tem um preço e estas pessoas estão dispostas a pagá-lo.

Os nativos de Touro são também conhecidos pela possessividade com que encaram todos os seus recursos e «bens», sejam estes materiais ou referentes às pessoas próximas na sua vida. Assim, podem ser consideravelmente «forretas» quando é preciso «abrir os cordões à bolsa» para além do que acham razoável (quanto menos gastarem mais acumulam e essa acumulação dá-lhes uma enorme segurança); podem também ser muito ciumentos e irrascíveis quando pressentem que alguém «cobiça» o parceiro ou parceira de vida. E a sua zanga pode ser tremenda quando acham que «o seu ou sua mais-que-tudo» dá alguma abertura às «investidas» de outros. Se traídos,  muito dificilmente são capazes de perdoar. O seu equilíbrio interno  depende inteiramente da relação de exclusividade com o(a) parceiro(a) de vida  com quem desejam constituir família «para sempre». Por isso podem escolher criteriosamente com quem irão casar, até confiarem completamente na pessoa em causa. Qualquer desconfiança de tendência para a infidelidade sobrepõe-se de imediato a tudo o mais. A deslealdade é algo que não conseguem aceitar.

Compreende-se por isso que os nativos com Ascendente Touro levem o seu tempo até aceitar completamente relacionar-se  com alguém, tanto do ponto de vista romântico como em outras parcerias. Mas, uma vez constituída a relação, esta mantém-se pela vida fora, como uma trave mestra da sua confiança na vida e em si mesmos. Precisam de acreditar num mundo estável, em que os ritmos são semelhantes aos da Natureza quando esta está em paz. São conservadores e têm tendência a acreditar no «absoluto» ,o que não deixa de ser curioso naquele que é  um signo materialista por natureza e, por isso, conhece a fragilidade da vida sempre perante a ameaça da morte. Mas estas pessoas estão dispostas a ignorar essa que é a face inversa do prazer de viver – a morte- rodeando-se o mais possível de beleza, prazer e fruição do corpo e dos sentidos. Pelo menos, durante a vida, sentem-na na sua máxima intensidade na mira de poderem esgotar nela toda a felicidade.

Quando, ao Ascendente Touro se associa a Lua no signo Carneiro, um signo de fogo muito forte, há aqui um fator que é preciso ter em conta: a Lua está na 12ª casa, o que altera substancialmente as suas características. De qualquer modo, a Lua em Carneiro revela a tendência para se focar nas próprias necessidades, que se sobrepõem às de todos os outros com quem o nativo interage. Também mostra um temperamento bastante mais  impulsivo do que é comum nos nativos de Touro, que precisam habitualmente de «muito atrito» para se enfurecerem ou impacientarem- a Lua em Carneiro faz explodir essa impaciência em surtos de raiva irreprimíveis mas , o facto de estar colocada na 12ª casa torna muito difícil a consciência clara das «razões» que conduzem a isso. Há na alma um desejo irreprimível de «ir para longe», de abandonar os espaços familiares e adotar uma vida de «vagabundo» sem casa ou destino certo.

 Para alguns poderá simplesmente significar a necessidade de um espaço solitário onde o nativo possa investigar, explorar, inovar, mas essas atividades podem ficar escondidas do público em geral.  A Lua em Carneiro pode indicar uma mãe agressiva ou que recorreu frequentemente ao castigo físico para «disciplinar» a criança. De qualquer modo, também não deu grande suporte afetivo pelo que  estas pessoas podem não se ter sentido amadas. Esta personalidade pode bem ter sentido desde cedo que «estava  entregue a si própria» e aprendeu a confiar apenas em si para se defender dos problemas do mundo.

A Lua rege a 3ª casa e está colocada na 12ª casa. Esta não é uma posição muito satisfatória para produzir uma personalidade socialmente interativa: as capacidades de comunicação são diminuídas, com a pessoa a ser capaz de interagir apenas em espaços reservados ou de forma escrita (por ex., em diários, sobretudo na adolescência). A relação com os irmãos pode ser muito tensa ou estes podem ter algum problema de saúde ou serem afastados do nativo por alguma razão.  A coragem e o sentido de aventura, que leva a  correr riscos, são igualmente diminuídos havendo uma dificuldade notada em exprimir-se de forma fluída, havendo medo de falar , de se expor. A pessoa sente pouco á vontade para dançar, ouvir música ou representar, quando está em público.

Pode ser boa escritora quando escreve somente para si própria mas não consegue a mesma clareza quando o faz para um público. Pode ter de fazer esforços maiores do que a média para alcançar o que deseja.  Pode sofrer perdas por causa dos irmãos, que podem viver confinados ou sofrer prisão em alguns casos.  Há tendência para sofrer perdas financeiras quando aceita conselhos dos irmãos nesta área.  Viajar para lugares desconhecidos é uma forte probabilidade.

A Lua está colocada na 12ª casa. em termos gerais, esta não é uma posição que seja favorável para os objetivos materiais. Também pode ser uma posição indicadora de experiências difíceis durante a infância, neste caso relacionadas com a mãe e as suas características e os irmãos, quando estes existem. Mentalmente, esta pode ser  também uma posição indicadora de falta de paz mental.  A visão pode ser afetada com esta posição da Lua.  Pode haver muitas preocupações ou mal- estar psicológico e psíquico com esta posição. Pode igualmente haver uma porção significativa de sofrimento emocional, sobretudo causado por mulheres, em especial a mãe e as esposa.  Esta posição da Lua não permite que o nativo se sinta verdadeiramente amado no sentido  mundano e a fama ou a  riqueza podem ser difíceis de alcançar. Estas pessoas podem ainda ter inimigos  a apoquentar a sua vida. O nativo tende a tornar-se um solitário. Porém, esta posição tem também aspetos positivos, especialmente no plano espiritual, indicando grande potencial de crescimento a este nível, bem como interesse em práticas de meditação  que, com o tempo, levarão a descobrir recursos interiores que substituem as provações exteriores numa nova compreensão e desenvolvimento pessoal. Como diziam os antigos, esta é uma excelente posição para alcançar moksha ou «iluminação.

Quando, ao Ascendente Touro e Lua carneiro se associa o Sol no signo Capricórnio, outro signo de Terra, percebemos que esta personalidade tem um caráter prático forte, capacidade de se organizar dentro de limites de disciplina e levar a cabo praticamente todos os objetivos que considerar importantes, pois não desiste facilmente, uma vez tomada qualquer decisão. 

O Sol no signo Capricórnio acentua o caráter conservador desta personalidade, para quem o mundo material é ,sem dúvida , o plano mais evidente de realidade. O Sol em Capricórnio é ambicioso e capaz de fazer o que for necessário para alcançar os objetivos que se propõe. Estes nativos são trabalhadores e anseiam por conquistar uma boa posição social e serem admitidos no «rank dos ricos» e dos que têm um status superior. Porém, a presença da Lua em Carneiro, uma posição forte, na 12ª casa, que obscurece essa força, pode indicar uma boa parte de frustração, falta de reconhecimento e de resultados que podem ser bastante difíceis de experienciar pois a Lua em Carneiro é extremamente competitiva e esse espírito de competição é sufocado pela posição na 12ª casa. Deste modo, o espírito de luta, a combatividade e a coragem do nativo, bem como a sua capacidade de empreender e inovar podem passar despercebidas do público em geral, não se transformando em cargos, posição e riqueza, como é desejado.

Esta parece assim uma personalidade «talhada» para vencer no mundo material e físico mas na qual  os esforços e desejos parecem sofrer uma interceção que os corta da possibilidade de se manifestar no plano material desejado, obrigando a reverter esses resultados num plano de interiorização e desenvolvimento interno, ao invés de se externalizarem no mundo.

O Sol rege a 4ª casa do horóscopo e está colocado na 9ª casa. A posição do Sol faz dele um yogakaraka, Esta posição do Sol também permite extrapolar algumas indicações sobre a mãe, representada pelo regente da 4ª casa: na verdade, pode ter sido o pai a fazer o papel de mãe, ou este pode ter sido para o nativo a verdadeira referência  nos primeiros tempos.  Alternativamente, pode ter sido a mãe a desempenhar ambos os papeis, sobrepondo-se à autoridade paterna mas, no caso presente, a Lua no signo Carneiro na posição em que está parece não se harmonizar com isso. O nativo pode receber bens do pai, ou outra figura de autoridade. Esta posição indica com frequência boa instrução do nativo, com graus académicos, apego a princípios filosóficos, religiosos ou espirituais que ajudarão a superar os aspetos menos fáceis da vida. Pode ser proprietário de terras casas, veículos através de herança. Pode também alcançar felicidade.

O Sol está colocado na 9ª casa. Sendo um maléfico natural, o Sol necessita de receber aspetos de planetas benéficos para dar melhores resultados. Esta posição do Sol indica muitas vezes que o nativo abandonará os princípios éticos e religiosos em que nasceu e adotará outros estrangeiros. Dada a posição da Lua na  12ª casa isto é ainda mais uma possibilidade, tal como é uma forte possibilidade que esta personalidade encontre num outro país ou em algum lugar distante daquele em que nasceu as bases para uma vida mais bem sucedida e feliz. Esta posição do Sol indica interesse por filosofia, religião e espiritualidade mas de outras culturas (o que pode causar afastamento em relação ao pai devido a divergências de crença). Mas também indica bom caráter do nativo e alguém com forte sentido moral . Se o Sol estiver forte haverá muitas viagens de longa distância.

Globalmente esta é uma personalidade básica que terá alguns desafios, especificamente pela tensão entre os objetivos materiais e espirituais.

Deixe um Comentário a sua opinião conta