Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Aquário Sol Aquário

homem jove realizando trabalho intelectual.

Analisamos hoje uma personalidade básica Ascendente Aquário Lua Aquário sol Aquário , a pedido dos leitores. É uma personalidade básica composta pelo elemento Ar.

O signo Ascendente em Aquário  é profundamente motivado pelas dinâmicas de grupo. Aspira a conectar-se com o plano universal da Humanidade, colocando-se numa postura impessoal, sempre que precisa de tomar uma decisão ou efetuar uma ação. No caso presente, em que todos os elementos  da personalidade estão conjuntos no signo Aquário, torna-se muito difícil ter consciência clara de um «eu» pois a primeira identificação é com um «nós», a identidade do grupo de pertença.

Esta personalidade é pensadora, intelectualmente procura assegurar a estabilidade da estrutura social, procurando justiça e  igualdade para todos. Pode ser profundamente idealista, pois vê a ideologia do grupo ou os valores deste como os seus próprios objetivos. Está empenhada em garantir a concretização dos interesses da maioria, pois o bem- estar dessa maioria é o seu próprio bem-estar.

Este é o tipo de pessoa que vive para defender os interesses do grupo, seja este um grupo particular, seja a sociedade como um todo. Identifica-se com as regras do grupo de forma total e é aqui que pode haver algum perigo pois o poder discriminativo pode reduzir-se, ao não existir uma separação nítida entre o próprio pensar e o pensar da maioria. Desde modo, existe a tendência para seguir de forma acrítica  o pensamento e as tendências do grupo , o que dificulta o reconhecimento da sua identidade individual. Esta personalidade tende a não se distinguir de todos os outros com os quais compartilha as ideias, os valores, a abordagem da vida e, sem  uma consciência personalizada, pode cair no dogmatismo e até no fundamentalismo, acreditando de forma cega  na verdade indiscutível das posições do grupo.  Assim, é preciso que se integre em  grupos de pensamento livre e progressista para se tornar também ela livre pensadora e capaz de alterar as suas posições e ideias acerca da realidade.

O Ascendente no signo Aquário  pode indicar grande competência na organização das estruturas sociais e na defesa – através de legislação ou instituições, dos interesses da sociedade. Essas estruturas podem incluir a área financeira, na qual estas pessoas têm boas capacidades, esforçando-se por fazer chegar a todos, especialmente os menos favorecidos, a distribuição da riqueza, para que esta não fique apenas nas mãos de uma pequena elite.

Se Rahu, o corregente de Aquário, estiver bem colocado, podem também brilhar na área da tecnologia e da inovação,  contribuindo para a massificação de algumas benesses que podem trazer melhorias para a vida de todos. Saturno deverá também estar bem colocado e sem aflições, caso contrário estas pessoas podem ter dificuldade em assegurar os meios de subsistência, que podem ser atrasados ou bloqueados. Podem ter de esperar até meados dos trinta anos para começarem a ver algum sucesso na vida.

As capacidades intelectuais destes nativos sobressaem, em geral, bem como o poder de interagir de forma cordial com pessoas de origens diversas. Há um gosto, muitas vezes, por contactar com  pessoas fora do comum, de origem estrangeira ou com ideias diferentes. A atividade social e o estar com grandes grupos de pessoas em assembleia é algo que estes nativos gostam bastante de fazer e podem dar bons administradores de grandes organizações e instituições, tanto de caráter político e social como de caráter académico. Mas tendem a perder-se no plano abstrato das ideias , podendo ser difícil para os outros acompanhar inteiramente o que defendem . São bons ideólogos mas precisam que outros com mais sentido prático ponham essas ideias em ação.

Quando, ao Ascendente Aquário se associa também a Lua no signo Aquário,  a dimensão intelectual desta personalidade é acentuada, esta sente-se segura a pensar e a discutir ideias, sobretudo filosóficas ou científicas e pode perder-se bastante nesse mundo mental, tendo no entanto dificuldade em sintonizar-se com as necessidades práticas do dia a dia. A Lua em Aquário tem uma relação difícil com o  próprio signo que rege e isso denota a dificuldade de esta personalidade entrar em contacto com os próprios sentimentos e dimensão emocional, bem como a tendência para a depressão ou a melancolia.

Durante a infância, estes nativos podem não ter tido um relacionamento satisfatório com os pais, especialmente com a mãe, talvez por estes estarem ocupados com os seus afazeres sociais ou profissionais, não tendo tempo para o nativo. Estas pessoas tendem a racionalizar as emoções e a identificar-se com os vários papeis que desempenham, tendo pouco contacto com a «criança interior» e as suas necessidades emocionais.

Podem encontrar conforto e autorrealização no envolvimento em causas sociais e humanitárias, preenchendo a sua vida de forma positiva através do ativismo e da intervenção na procura de solução para os problemas sociais e humanitários. A Lua está colocada no signo do seu inimigo, Saturno.

A Lua rege a 6ª casa e está colocada na 1ª casa. Esta não é uma boa posição para a saúde, podendo obrigar a algumas limitações na alimentação, com dieta específica. A infância pode ter sido particularmente difícil. Pode haver um bom relacionamento com o tio materno. Com esta posição, o nativo pode ter interesse por uma carreira na área da medicina ou outras terapias de cura.  Os pequenos problemas do dia a dia tendem a estar sempre presentes na mente, dando pouco descanso mental. Estas pessoas  podem ser  trabalhadores árduos mas alcançar pouco reconhecimento público.

A Lua está colocada na 1ª casa.  Estando colocada na mesma casa do Ascendente e sendo inimiga de Saturno, a Lua precisa de ser forte para produzir resultados positivos. Assim  é preciso ver se está brilhante no nascimento pois isso favorece  uma aparência física atraente, inteligência, sociabilidade.  Estando em Aquário, a Lua racionaliza os sentimentos e «vê-os» como algo abstrato, que não lhe diz verdadeiramente respeito. Sendo Aquário um signo social, de identidade coletiva,   centra-se da dimensão do grupo, em vez de se centrar na dimensão subjetiva do eu. É certo que está em conjunção com o Sol mas os efeitos individualizadores deste dependem do número  de graus que o separam da Lua, sendo que a influência será fortemente sentida dentro de uma orbe de 15º. Ao ficar conjunta com o Sol, a Lua pode sentir a identidade social de Aquário como a sua própria identidade subjetiva, sem ser capaz de discernir o individual do coletivo. O resultado pode ser uma atitude bastante dogmática em relação à defesa do grupo e das representações que o grupo faz da realidade em geral.  Pode haver uma espécie de «fé cega» nas posições do grupo, como se estas fossem a «verdade iluminada» acerca da realidade. A infância e a adolescência desta personalidade podem ser um período difícil, sobretudo se esta se integrar em grupos que são por natureza dogmáticos ou dão pouco apoio em termos psicológicos. Este é o tipo de personalidade que pode entrar frequentemente «em crise» e envolver-se na defesa de causas que ajudem a mudar a realidade à sua volta pois, de cada vez que consegue mudar alguma coisa no mundo, sente que se mudou a si própria.  Tende a querer mudar a realidade usando métodos radicais, ou revolucionários, impondo a mudança, mesmo que muitos outros não queiram mudar.

Numa personalidade em que o Ascendente e a Lua se encontram no signo Aquário, temos agora também o sol colocado em Aquário.  Ora , o sol está colocado em signo inimigo, uma vez que existe grande inimizade entre o Sol e Saturno. As regras e a rigidez cristalizadora de Saturno tendem a sufocar o brilho e a radiação  da luz solar.

O Sol simboliza a individuação, Saturno simboliza a «redução» do individual à homogeneização que as regras impõem sobre os indivíduos, não permitindo que  estes se distingam uns dos outros. Deste modo, o Sol tem  dificuldade em manifestar o seu potencial criativo quando está no signo Aquário. Aqui a individualidade submete-se ao social, ao estabelecido, à estrutura que hierarquiza e organiza e não deixa espaço para fazer novo ou diferente. Então, em Aquário, o Sol submete-se à influência «da maioria» e conforma-se a ajudar a cumprir as regras que estabelecem a coesão entre os indivíduos. A identidade coletiva é o que interessa aqui e não o «brilho único» ou o «génio pessoal». Então, quando está no signo Aquário, o Sol inclina a personalidade para se orientar pelos objetivos que são comuns ao coletivo, para assumir como suas as lutas de todos e as causas de todos, ao mesmo tempo que se mantém a mesma «ordem» de forma estável e sem alterações. Mas é através dos parceiros com quem se relaciona que esta personalidade pode reencontrar   a essência solar.

O sol rege a 7ª casa e está colocado na 1ª casa. ao contrário da Lua, que não favorece a saúde, devido à regência de uma casa dusthana, o sol na 1ª casa ajuda a manter a saúde, ao mesmo tempo que favorece todo o tipo de parcerias e, em especial, o casamento, tornando forte a 7ª casa pois lança aspeto para a casa que rege.  O casamento pode ser bastante bem- sucedido tal como outras parcerias e o cônjuge pode ser atraente, respeitado, abastado.  O casamento pode fazer-se com alguém  que é conhecido há muito tempo, por vezes mesmo  com o primeiro namoro. A influência do parceiro de vida é, deste modo, importante para aumentar as possibilidades de felicidade na vida.

O Sol está colocado na 1ª casa.  Esta não é uma posição em geral considerada positiva para o Sol porque, sendo um maléfico, torna a personalidade irritável, impaciente, por vezes cruel. Mas, para além destes aspetos, o Sol  na 1ª casa também produz uma pessoa corajosa, orgulhosa e assertiva,  com um ego forte ( o que também tem os seus «senãos», como o excesso de teimosia e obstinação, por ex.,). O sol na 1ª casa torna a pessoa ambiciosa, querendo ocupar uma posição de autoridade. Como o Sol está colocado no signo Aquário, sendo regente da 7ª casa, ou esta personalidade se identifica completamente com a identidade do parceiro ou cônjuge ou com a identidade do grupo de pertença. Pode tornar-se uma intrépida defensora de alguma causa ou ideia considerando-a como «verdade absoluta». Pode sentir vontade de trabalhar na administração pública, ocupando algum cargo que lhe permita colocar em prática os ideais em que acredita, ou desempenhar um cargo político.  A visão  pode precisar de correção.

Note-se que, ao estar em conjunção com a Lua, o Sol alimenta a Lua com as ideias que projeta e, se estas forem as ideias de um parceiro ou de um grupo, a personalidade terá dificuldade em  separar a sua identidade pessoal da imagem com a qual se identifica. De modo que o sucesso pessoal depende grandemente da qualidade  dos parceiros e dos grupos com os quais existe essa relação de identificação.

Globalmente, a Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Aquário Sol Aquário   vive a partir da vida de um grupo e/ou da identificação com o parceiro de vida. É uma «defensora de causas», vivendo com outros e a partir de outros, tendo dificuldade em percecionar-se como «um eu». Desenvolve- se com e para os outros.

2 Thoughts to “Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Aquário Sol Aquário”

  1. JEFF The GREATEST

    Essa personalidade básica lembra a de pessoas totalmente histéricas e fanáticas em suas ideologias, militantes da “democracia” na internet como também aquelas pessoas que vestem a camisa da ideologia, vive, respira e transpira a ideologia do grupo a qual pertence, tomando todos os outros como vilões…

    1. Note que não tem de ser assim. Estas pessoas são também, com frequência, totalmente dedicadas ao serviço da sociedade, por causas que a beneficiam. Tudo depende do desenvolvimento interior da pessoa.

Deixe um Comentário a sua opinião conta