A Dignidade do Termo na Astrologia Helenística

limites

Neste artigo explicamos o conceito de «termo» de um planeta e damos a descrição dos termos  dos primeiros seis signos feita por V. Valens , astrólogo helenístico do século II, na obra Antologias livro I. O conceito de «termo» foi uma referência fundamental da Astrologia, sendo muito usado por ex., pelo grande astrólogo do séc. 17 William Lilly

O Que é o «Termo»

O conceito de «termo» aplica-se à sub- regência de certos graus dos signos pelos planetas e era considerado uma das «dignidades» dos planetas. Desenvolvido na Astrologia Antiga, foi continuado pela tradição, estando presente na Astrologia Helenística mas também renascentista. É um conceito que, para além da regência primária de um signo por um determinado planeta (por ex., quando atribuímos a regência do signo Carneiro a Marte) reconhece que diferentes partes desse signo, compostas por vários graus cada uma, têm uma sub- regência de um outro planeta.

Segundo este conceito, um planeta colocado num certo «termo» altera a sua natureza de acordo com a natureza do planeta que rege o «termo» em que está colocado. Este conceito terá surgido no Egipto existindo tabelas datadas dessa época. Ptolomeu, uma das grandes autoridades da Astrologia Helenística, que viveu no séc II, fez as suas próprias tabelas e astrólogos de referência , como William Lilly  (século 17) ou contemporâneos   como Sepharial ou Alan Leo, publicaram as suas tabelas dos termos.

Deste modo, trata-se de um conceito muito relevante para todos os que querem conhecer a fundo os elementos essenciais da interpretação astrológica, ao mesmo tempo que isso também lhes permite compreender melhor a obra de grandes autores da astrologia antiga e renascentista.

O que é característico dos termos é que estes dividem um signo em 5 partes mas com porções com tamanhos diferentes, tanto no mesmo signo como de signo para signo. Na Astrologia Helenística, os termos tinham o nome de «limites» e parecem ter tido a origem do seu cálculo  numa relação com os números primos, de acordo com a interpretação do autor David Cochrane, The Basis of Hellenistic Bounds and Medieval Terms in Prime Numbers.

A cada termo ou «limite» era atribuída a regência de um dos planetas visíveis – o Sol e a Lua estão excluídos- e seguindo a ordem do mais benéfico para o mais maléfico: Júpiter, Vénus, Mercúrio Marte e Saturno.

O 5º termo é e geral maléfico e atribuído aos dois planetas grandes maléficos- Marte e Saturno;

O 4º termo é também frequentemente atribuído a um maléfico.

Apresentamos a seguir a caracterização dos termos segundo Vettius Valens. A linguagem é muito próxima da usada pelo autor e deve ser tido em conta que algumas alusões , ligadas a qualidades como humidade, vento, etc., lembram que, nos tempos antigos, a previsão do tempo usava a astronomia e astrologia.

Os Termos dos Primeiros Seis Signos Segundo Valens

Signo Carneiro– os primeiros 6º pertencem a Júpiter. A disposição é temperada, benevolente, robusta, prolífica; os 6º seguintes pertencem a Vénus. A disposição é alegre, inteligente, radiante, justa, pura, atraente.

Os 8º seguintes pertencem a Mercúrio. A disposição é mutável, inteligente, ociosa, ventosa, tempestuosa, cheia de relâmpagos e trovão; os 5º seguintes pertencem a Marte. A disposição é banal, ardente, instável, de raiva, malvadez; os 5ª seguintes pertencem a Saturno. A disposição é fria, estéril, maliciosa, magoada.

Signo Touro– Os primeiros 8º pertencem a Vénus com disposição prolífica, húmida, com muitos filhos, com tendência para degradação, condenação, ódio pelos filhos; os próximos 6º pertencem a Mercúrio, inteligente, sensível, com pouco filhos, criminoso, sinistro, fatal;

os próximos 8º pertencem a Júpiter, com grande coração, firme, com sorte, líder, temperado, magnânimo, beneficente, com disposição para a  modéstia; o próximo termo pertence a Saturno com 5º e a disposição é estéril, de eunuco, vagabundo, penoso, sombrio, teatral, censurável; os últimos 3º pertencem a Marte, masculino, ardente, assassino, saqueador de templos, criminoso muito conhecido e destrutivo, tirânico e com vida curta.

Signo Gémeos-  O primeiro termo, com 6º pertence a Mercúrio, temperado, indica bom tempo (meteorologia), inteligente, versátil, cheio de competências, ativo, poético, fértil; os próximos 6º pertencem a Júpiter e indicam bom tempo, moderação, competição, benéfico, fértil, luxuriante;

o próximo termo tem 5º e pertence a Vénus: é florescente, artístico, gosta muito de teatro e mimos, conquista concursos, é poético, popular, alegre, fértil; o quarto termo com 7º pertence a Marte e indica muitos fardos, ausência de irmãos, poucos filhos, um vagabundo, com bom rendimento, destrutivo, inquisidor, sanguinário;

o último termo, com 6º pertence a Saturno e é temperado, intelectual, um procurador, possui grandes conhecimentos e é reconhecido, notado pela inteligência, tem a seu cargo assuntos de grande importância e é muito famoso. É alvo de  possessões.

Signo Caranguejo- os primeiros 7º pertencem a Marte e mostram raios  em tornados movendo-se em diferentes direções; disposição  desigual, contraditório nos desejos, maníaco, destrutivo, fértil, pobre e , no final, básico; os próximos 6º pertencem a Vénus e são férteis, mutáveis, húmidos, disposição feliz, são populares, promíscuos, gostam de censurar, competentes;

Os próximos 6º pertencem a Mercúrio e indicam precisão, um ladrão, um líder em matérias do público, cobrador de impostos, capaz de produzir muita riqueza, rico; os próximos 7º pertencem a Júpiter e a disposição  é real, majestoso, glorioso, com grande coração, um juiz,  temperado, um regente, inteiramente nobre; o último termo, com 4º pertence a Saturno. Neste termo tudo  é humidade e água, pobreza em relação a propriedades e, no final, grande necessidade será sentida.

Signo Leão– o primeiro termo com 6º pertence a Júpiter e tem disposição experiente, masculino, majestoso, com qualidades de liderança, ativo, eminente, sem maldade; o próximo termo com 5º pertence a Vénus e é muito moderado, talentoso, exuberante, produtivo;  os próximos 7º pertencem a Saturno e indicam muita experiência,  disposição medrosa, científico, naturalmente inteligente  mas de mente estreita,  religioso, com muitos filhos; e também estéril, investigador de tradições secretas, sem filhos;

Os próximos 6 graus pertencem a Mercúrio e indicam alguém viciado em peças de teatro e mímica, um escolástico, popular, alguém que prescreve, guia, alguém inteligente. Indica esterilidade e encontra-se nos que têm uma vida longa; o último termo, de 6º graus pertence a Marte. Indica alguém muito básico e monstruoso, destrutivo, censurado, sem sorte , tórpido, ferido.

Signo Virgem– os primeiros 7º pertencem a Mercúrio e indicam alguém sublime, com ar de procurador, negociador, atraente, muito inteligente, capaz de conseguir acordos e cooperação em assuntos importantes, totalmente nobre e eminente. Mas, acrescenta, Valens, este termo não é favorável para o amor, havendo má fortuna nesta área, neste termo e no de Vénus.

Estes nativos estão abertos à crítica; os próximos 10º pertencem a Vénus e indicam que o nativo é censurado por fazer o casamento errado e entra em dificuldades por causa disso. Tem sorte no teatro. Possui paixões «não naturais» em especial se Saturno está em aspeto. Se Mercúrio estiver em aspeto comete adultério. Quando Júpiter está em aspeto comete um grande número de «pecados» que são perdoáveis, mas há condenações. Quando o Sol está em aspeto comete ações escondidas.

Quando a Lua está em aspeto, sofre revezes e oposições  na política. Se  o termo receber o aspeto de  maléficos , causa prostituição; o termo seguinte, com 4º, pertence a Júpiter e indica um agricultor, honesto, recluso, embora não ignorante. Os que nascem neste termo são administradores, de confiança, produtivos;

O próximo termo, com 7º pertence a Marte e indica um demagogo, masculino, rude, público, um predador da noite, alguém contratado, um falsificador, um impostor. Valens adverte que estes graus colocam um homem em correntes, aprisionado, torturado e objeto de mutilação; os últimos 2º pertencem a Saturno e mostram alguém monstruoso, gélido, destrutivo, o final das ilusões, vida curta.

No próximo artigo daremos os termos dos últimos seis signos do Zodíaco segundo Valens,

Deixe um Comentário a sua opinião conta