Dignidade do Termo nos Últimos Seis signos do Zodíaco

(alt=" ")

Continuamos a apresentar os significados dos termos, neste artigo dos últimos seis signos do Zodíaco, deixados pelo  astrólogo helenístico do século II. Vettius Valens, na sua obra Antologia , livro I. Para uma introdução ao tema, leia o primeiro artigo, sobre os termos nos primeiros seis signos do Zodíaco.

Signo Balança – Os primeiros 6º pertencem a Saturno. Para os nascimentos diurnos os resultados são «dignos de um rei», sublimes, muito efetivos. Mas para os nascimentos noturnos não é assim. Estes graus são também húmidos, destrutivos, estéreis.

Os próximos 5º pertencem a Mercúrio. Dão bons resultados na área dos negócios, do marketing, do artesanato. Este é um termo de coleta, números, instrumentos de troca e comércio. O nativo é em geral justo e inteligente.

O 3º termo tem 8 graus que pertencem a Júpiter. Apesar de serem produtores de riqueza, também indicam pessoas sem sorte. Guardam as posses sem as ostentar perante os outros  mas levam um estilo de vida sórdido, são alvo de censura e não têm filhos. Vivem sem alegria apesar das posses e não apreciam a beleza.

O 4º termo tem 7º e pertence a Vénus. A sua disposição é para amar a beleza, as artes ,os artistas e artesãos (escultores pintores, gravadores). Estes graus são «piedosos», com bom ritmo, suave, dando grande felicidade no casamento, O nativo é  lento, afortunado, pode alcançar progressos sem muito esforço. Dá sorte em todos os empreendimentos.

O último termo, com 4º pertence a Marte. A disposição é para liderar e reger, indica sorte em todos os assuntos marciais. Produz um espírito otimista, determinado, bem sucedido e com bom coração. Mas não tem sorte com os irmãos, tendo poucos e, quando existe algum, há problemas com ele.

Signo Escorpião– o primeiro termo, com 7º pertence a Marte. A disposição é irrequieta e instável, irrascível, facilmente perturbado ou aborrecido; inflamado, fala de forma franca e rude, arrogante, com muitos irmãos e poucos filhos. A sorte é desigual. Bom para os que viajam constantemente para o estrangeiro.

O segundo termo com 4º pertence a Vénus e dá sorte para o casamento, torna a pessoa estimada por todos , piedosa, rica, escolhida para muitas funções, amante de crianças, vive com graciosidade.

O 3º termo pertence a Mercúrio e tem 8º. É um termo de militares, competitivo, ganhador de prémios. Mas reage com palavras amargas quando sente desprezo, respondendo com grande agressividade verbal. Este termo é também fecundo e frutuoso. Estes nativos são capazes de planear atos de travessura a todos os que acham que agem mal, enganando-os e fazendo-os «tomar um pouco do próprio remédio».

O 4º termo tem 5º e pertence a Júpiter. É um termo que dá sorte, talento, faz da pessoa uma alta figura religiosa (no passado isso significava ter as insígnias mais altas da instituição religiosa, com todas as honrarias associadas), e os altos cargos que convêm ao seu nascimento. Este é um termo benéfico para os «homens e os deuses» segundo Valens.

O último termo tem 6º e pertence a Saturno. A natureza do termo é punitiva, dá poucos filhos e poucos irmãos, O nativo odeia a família, é melancólico, um  envenenador, possui feridas secretas, é misógino, tem um «destino maldito», é muito punitivo e odiado tanto pelos deuses como pelos homens, diz Valens. Desobedece aos superiores e é desprezados pelos inferiores (palavras de Valens.

Signo Sagitário–     O primeiro termo tem 12º e pertence a Júpiter. É um termo de pessoas ativas. Estes graus são húmidos mas temperados, frutuosos em todas as artes e competências, dão muitos filhos e irmãos mas o nativo é pobre.

O 2º termo tem 5º e pertence a vénus. A natureza é equilibrada, proeminente, piedosa, vitoriosa e ganhadora de prémios, estimada tanto pelos populares como pelos governantes, abençoada com irmãos e filhos, vive entre mulheres.

O 3º termo tem 4º e pertence a Mercúrio. Dá subtileza na linguagem , o nativo é verbal, filosófico, capaz de produzir as verdades eternas torna.se eminente na área científica e na sabedoria. Amante do saber se houver inclinação de Mercúrio. Mas, se houver inclinação de Marte, será amante de armas e de estratégia militar.

O termo seguinte, com 5º pertence a Saturno. A disposição é fria, banal, estéril, prejudicial, característica, diz Valens, dos seres humanos muito básicos e completamente desprovidos de sorte.

O termo seguinte, com 4º, pertence a Marte e é quente, eruptivo, violento, «sem vergonha» e destrutivo, sendo instável para todas as coisas e não apenas para  a disposição da pessoa, acrescenta Valens, dizendo que todos os termos de Sagitário significam variadas coisas.

Signo Capricórnio– O 1º termo com 7º pertence a Mercúrio. É teatral, está sempre no palco, é cómico, mentiroso sedutor, ligado a prostituição, sente cobiça pelas posses dos outros, não alcança reputação pelos talentos em coisa nenhuma, abençoado e rico mas sem uma boa posição social.

O segundo termo pertence a Júpiter e tem 7º. O nativo sofre vicissitudes tanto da glória como da infâmia, passa por pobreza e riqueza,. exposto a ridículo público. É generoso. O termo é estéril . Segundo Valens os filhos ou são mulheres ou têm deformações (o autor parece considerar uma coisa equivalente á outra. Sinal dos tempos!).  Baixa condição social e vulgar.

Os próximos 8º pertencem a Vénus. A disposição deste termo é perdulária. Lasciva, com tendências inferiores, insensata e alvo de censura, casamento instável, morre de forma duvidosa e pouco certa.

O próximo termo pertence a saturno e tem 4º. O nativo é  severo, sem sorte com os filhos e irmãos,  alheado, frio e destrutivo, sanguinário e impiedoso, impassível perante o sofrimento de outros, malicioso, lento a agir mas traiçoeiro.

O último termo pertence a Marte e tem 4º. A disposição é próspera e elevada, mas procurando mandar em tudo, ditatorial, pobre, destruidor da própria família e irmãos, amante da solidão , vagabundo, briguento no final.

Signo Aquário–  O 1º termo, com 7º pertence a Mercúrio. Rico e miserável, feliz a acumular riqueza dentro das possibilidades do nativo, inteligente e conhecedor das leis, capaz de definir todas as coisas, mesquinho, cauteloso, firme, amante da educação e de todas as disciplinas, supervisor ou superintendente, filantropo.

O 2º termo pertence a Vénus e tem 6º. A disposição é piedosa, tem sorte no amor, riqueza sem esforço, tirando proveitos de «golpes de sorte» inesperados, prosperidade, boa fortuna, navegação marítima. Estes graus são frutuosos, diz Valens, e é favorável às pessoas nascidas neles unirem-se a mulheres de idade, fracos e eunucos pois retiram vantagens materiais disso.

O próximo termo pertence a Júpiter e tem 7º. Sorte, mas mesquinhez, à espreita em casa, sem querer saber da reputação, vivendo na obscuridade. Sorte com os filhos, não aprecia ajudar os outros.

O próximo termo pertence a Marte e tem 5º. A disposição é doente (em especial nos órgãos internos), pressionado por processos judiciais. Segundo Valens, este termo é «característico dos homens malvados, intratáveis e incapazes», mas sempre prontos para fazer más ações.

O último termo tem 5º e pertence a Saturno. É estéril, húmido, produz dificuldades em «conceber» (um filho), fraqueza nos órgãos internos e na dura mater, fraco com hidropisia  e ataques súbitos com perda de consciência, pobre , com poucos filhos e irmãos, invejoso, sem sorte no fim.

Signo Peixes- o primeiro termo é de Vénus e tem 12º. É alegre e fecundo, com inclinações inferiores. Amante do luxo, vivendo de forma graciosa, alegre, festejando, fazendo progressos sem esforço, saudando alegremente e de forma amável, é  amado pelos deuses.

O 2º termo pertence a Júpiter e tem 4º.  Tem instrução, proficiente na área literária, instruído, proeminente entre as massas, alcança vitória sobre todos por causa das suas palavras, com muitos irmãos e filhos, frutuoso, associado com demasiadas pessoas e irmãos.

O 3º termo com 3º pertence a Mercúrio. É frutuoso, indica alguém de alta posição, em posição de liderança, com muitos amigos,  caridoso, generoso, piedoso, equilibrado, amante da família.

O próximo termo pertence a Marte e tem 9º. Indica um guerreiro naval, guiando os outros com firmeza, alcançando  sucesso como um herói lendário, pilhando mas depois restaurando, não morre de morte natural.

O 5º termo tem 2º e pertence a Saturno. Enfraquecido, sujeito a ataques súbitos (epilepsia, perda de consciência), húmido, completamente desprovido de sorte.

Deixe um Comentário a sua opinião conta