Trânsito de Júpiter 2019-20 Ascendente Capricórnio

(alt=" ")

(alt=" ")

Neste artigo descrevemos os efeitos gerais do trânsito de Júpiter 2019-20 Ascendente Capricórnio.

No próximo mês de novembro, dia 4, Júpiter abandona o signo Escorpião e entra no signo que rege, Sagitário, seu signo mooltrikona onde está dignificado. Por um período de 3 meses, entre 29 de março e 29 de junho, Júpiter  transitará no signo de debilitação, Capricórnio.  Voltará a transitar pelo signo Sagitário a partir de 29 de junho, em movimento retrógrado  mas sem voltar a sair de Sagitário até ao final do trânsito no dia 20 de novembro.

Júpiter lança aspeto, ao longo deste trânsito, para os signos Carneiro, Gémeos e  Leão  dois signos de elemento Fogo e um de elemento Ar Inspiração, criatividade, expansão da identidade pessoal e disseminação de ideias e conhecimento, interação e diálogo com pessoas de outras culturas, outras crenças e religiões são favorecidas por este trânsito que pode gerar mais sabedoria e compassividade na consciência coletiva.

Para ler o artigo sobre os efeitos gerais do novo trânsito de Júpiter, por favor clique aqui.

Efeitos Gerais  do Trânsito de Júpiter em Sagitário 2019- 20   Ascendente Capricórnio

Saturno, regente do signo Capricórnio tem uma relação neutra com Júpiter   e este também tem uma relação neutra com Saturno pelo que os efeitos do trânsito dependem das configurações gerais do horóscopo de nascimento.

Júpiter  rege a 12ª e a 3ª  casas do seu horóscopo e vai estar a transitar pela 12ª casa.  A 12ª casa significa algum tipo de isolamento ou afastamento e você vai afastar-se da vida doméstica habitual, aquilo que o (a) fazia feliz agora pode parecer insuficiente e uma inquietação interior impele para a procura de algo que lhe nutra o espírito e a fantasia.

Pode acontecer que inicie um novo envolvimento romântico e sexual intenso neste período, que se manterá secreto. Para os mais ascetas, pode ser um período de grande desenvolvimento espiritual e de estudo metafísico, através do qual a vida adquire novos significados transcendentes.

A 12ª casa é a casa do desapego em relação aos laços materiais e a transição entre a vida no plano material e o além espiritual e, tal como a 4ª, é também uma casa de «salvação», de busca da transcendência.

Durante este período pode  dedicar mais tempo ao cultivo da vida interior e a práticas espirituais, podendo sentir necessidade premente de momentos de retirada em relação aos eventos ruidosos do mundo exterior. Poderá igualmente sentir o apelo para estudar filosofia, temas religiosos ou de espiritualidade e esse estudo pode trazer bastante conforto interior.

Infelizmente, a 12ª casa é também uma casa de perdas e de despesas.  Assim, um aspeto que não deve descurar é que podem aumentar as despesas, mesmo que isso se deva a mudanças no seu estilo de vida ou a atividades de caráter mais espiritual. Será difícil poupar, financeiramente falando, durante este novo trânsito de Júpiter.  A sua vitalidade física pode igualmente ressentir-se, sendo avisado guardar os necessários períodos de descanso.

Durante este trânsito a sua imaginação e faculdades intuitivas irão ser grandemente estimuladas e, se tem alguma atividade de escrita, esta pode beneficiar. Durante este período você tem o condão de canalizar a «sabedoria cósmica» que vem através dos canais subconscientes.

Esteja atento (a) aos sonhos, estes podem tornar-se grandes fontes de inspiração. E, apesar de você ser uma pessoa essencialmente prática, saiba que os sonhos, apesar de todo o seu simbolismo e aspetos emocionais associados, podem ser excelentes guias para ajudar a concretizar projetos e ideias materializáveis.

Poderá também, neste período, ter a oportunidade de viajar para lugares distantes, especialmente associados com as fontes da sabedoria intemporal e com aspetos religiosos.

Júpiter levará a valorizar o espaço privado e  você pode  desenvolver atividades nesse espaço,  para escrever ou investigar, para realizar encontros secretos que lhe darão potencialmente satisfação especial, para realizar acordos confidenciais de negócios, etc.

Neste período Júpiter lança aspeto para a 4ª casa, a 6ª e a 8ª casa  do horóscopo. Duas casas dusthana recebem assim o aspeto de Júpiter e isso torna avisado ter cuidado com a saúde e com a possibilidade de sofrer perdas durante este trânsito. Materiais ou emocionais. Júpiter amplifica os significados das casa  com as quais está relacionado e este trânsito relaciona todas as casas dusthana.

Assim, a primeira cautela, para um Ascendente que dá tanta importância aos aspetos materiais da vida, é que este não é, decididamente, um bom período para investimentos de risco. Novos projetos que impliquem despesa são igualmente desaconselháveis. Algum acontecimento traumático implicando perdas pode acontecer neste período. Assim, tente explorar ao máximo os aspetos positivos deste trânsito para o seu Ascendente:

Como referimos, Júpiter lança aspeto para a  4ª casa. Esta  é uma casa de busca espiritual, de felicidade e ligação com as suas raízes na Terra onde nasceu ou cresceu . Trabalhar na comunidade local, em projetos humanitários, poderá proporcionar-lhe bons momentos de realização pessoal bem como a vida em família, a relação com a mãe, o cuidado com as propriedades familiares.

A é uma casa de serviço, voluntário ou por servidão, uma casa em que os deveres kármicos se fazem sentir de forma tal que a pessoa é compelida a trabalhar e a desenvolver objetivos de caráter prático. É também uma casa de conflitos, e de autoaperfeiçoamento que resulta da luta interna entre fatores antagonistas. Poderá ajudar alguma causa social ou filantrópica neste período;

A 8ª casa é uma casa de transformação, repentina, inescapável e fora do controlo individual. O aspeto para esta casa pode trazer algum evento que transformará aspetos da sua vida, obrigando a reorientar o olhar e o compreender gerais em relação à vida. A primeira fase do trânsito de Júpiter, entre novembro e o início de janeiro pode ser algo desafiadora, exigindo resiliência da sua parte.

Durante este trânsito, Júpiter vai transitar pelos Nakshatras: Moola, Poorva Ashada e Uttara Ashada.

O trânsito de Júpiter entre 20 de novembro e 4 de janeiro ocorre no Nakshstra Moola. Trata-se de um Nakshatra no qual Júpiter exerce um fator de equilíbrio  e é muito forte Mas a energia do Nakshatra, com regência de Ketu, é de dissolução, e este pode ser um período  no qual  o sentimento de inadequação, de saturação em relação.

A presença de Saturno, regente do seu signo Ascendente e de Ketu no signo Sagitário, ambos a caminho de finalizar este trânsito, tem porventura levado a encarar os seus desejos e ambições, o trabalho em conjunto com outros de forma talvez limitativa e com algumas frustrações. Talvez tenha sentido algum conflito entre o  que deseja alcançar e o que «a vida» lhe permite obter.

Júpiter, o planeta dispositor do trânsito de Saturno assume agora o controlo sobre este ( até 23 de janeiro 2020) e sobre o trânsito de Ketu, (que sairá de Sagitário em março de 2020)  e, para os que são inclinados para a espiritualidade, poderá permitir a apreensão intuitiva de novas formas de compreender a sua vida que inspirem decisivamente para começar um novo ciclo, quando Ketu e Saturno deixarem o signo Sagitário.

Porém, sentimentos de isolamento e separação em relação aos outros podem trazer algum desconforto, especialmente entre 21 de dezembro e 4 de janeiro. A vida familiar pode ser desafiadora neste período e será difícil sentir contentamento no plano subjetivo.

Tais sentimentos, podem, porém, dar um contributo importante para ajudar a mudar aquilo que sente não estar na sua vida . Ouça com atenção o que lhe diz a sua voz interior e que tantas vezes, por comodismo ou preguiça , «deixa passar».

Júpiter ajuda equilibrar a energia do  Nakshatra Moola e a tensão destrutiva deste, equilibrando-a com novos propósitos e significados  construtivos. Aproveite o  impulso para «deixar ir o velho» e permitir que um «novo» mais significativo surja na sua vida.

O trânsito de Júpiter pelo Nakshatra Poorvashada entre 4 de janeiro   e 7 de março 2020 e depois entre 26 de julho e 30 de outubro 2020 é  positivo para a vida   profissional em país estrangeiro ou relacionada com países estrangeiros ou profissões que de desenvolvem em espaços reservado (prisão, hospital, laboratório de investigação, etc) ou têm caráter confidencial,  para as atividades artísticas.

E pode ser  favorável para os ganhos materiais e financeiros, quando Júpiter transitar pelo 3º pada  (entre 3 e 28 de fevereiro) pois este  é um pushkara navamsa. Este é um período também  favorável para a  realização de acordos e contratos  de caráter confidencial ou secreto, acordos secretos, atividades românticas que são mantidas secretas .

Será potencialmente um  período mais «leve» do que o anterior, aspeto fortalecido pelo facto de Saturno, regente do seu Ascendente,  ter relação de amizade com Vénus, regente do Nakshatra.

O trânsito pelo Nakshatra Poorvashada favorece o envolvimento em causas humanitárias, de defesa ambiental, etc.. Uma forma de usar positivamente a energia deste Nakshatra é, pois, dedicar-se a alguma causa que vá para além da sua dimensão pessoal.

No período entre 7 de março e 26 de julho 2020 e depois novamente a partir de 30 de outubro, Júpiter transita pelo Nakshatra Uttara Ashada, que tem regência do Sol. Este pode ser um excelente período a todos os níveis, favorecendo a sua atividade criativa, quando esta se manifesta em espaços reservados.  Júpiter  Transitará pelo 1º pada, que é também um pushkara navamsa, dando apoio aos ganhos materiais, mas não é garantido que seja capaz de manter esses ganhos.

Júpiter é aqui muito forte, pelo que este pada também ajuda a equilibrar os aspetos materiais e os espirituais.

Para tirar o partido mais positivo deste trânsito de Júpiter deverá procurar desenvolver ao máximo a sua vida numa perspetiva de desenvolvimento global, capaz de ir além dos aspetos materiais da vida.

Deixe um comentário a sua opinião conta