Trânsito de Júpiter 2019-20 Ascendente Caranguejo

trabalhando no escritório

trabalhando no escritório

Neste artigo descrevemos os efeitos do trânsito de Júpiter 2019-20 para o Ascendente Caranguejo.

No próximo mês de novembro, dia 4, Júpiter abandona o signo Escorpião e entra no signo que rege, Sagitário, seu signo mooltrikona onde está dignificado. Por um período de 3 meses, entre 29 de março e 29 de junho, Júpiter  transitará no signo de debilitação, Capricórnio.  Voltará a transitar pelo signo Sagitário a partir de 29 de junho, em movimento retrógrado  mas sem voltar a sair de Sagitário até ao final do trânsito no dia 20 de novembro.

Júpiter lança aspeto, ao longo deste trânsito, para os signos Carneiro, Gémeos e  Leão  dois signos de elemento Fogo e um de elemento Ar Inspiração, criatividade, expansão da identidade pessoal e disseminação de ideias e conhecimento, interação e diálogo com pessoas de outras culturas, outras crenças e religiões são favorecidas por este trânsito que pode gerar mais sabedoria e compassividade na consciência coletiva.

Para ler o artigo sobre os efeitos gerais do novo trânsito de Júpiter, por favor clique aqui.

Efeitos Gerais  do Trânsito de Júpiter em Sagitário-  Ascendente Caranguejo

A Lua , regente do signo Caranguejo, tem uma relação de amizade com Júpiter  , que é igualmente amigo da Lua pelo que os efeitos deste trânsito são em geral  positivos.

Neste novo trânsito, Júpiter  transita na 6ª casa  do horóscopo, uma casa dusthana, pelo que o efeito benéfico depende em grande medida da colocação de Júpiter  no horóscopo natal.

Porém, Júpiter estará dignificado, pelo que permitirá uma expansão na vida profissional, talvez favorecendo a oportunidade de mudar de emprego, obter um salário melhor, mais satisfação e otimismo no desempenho da profissão, melhores condições de trabalho e melhor relacionamento com colegas e subordinados.

Se tem tido desentendimentos com colegas e/ou colaboradores, neste período poderá resolvê-los de forma equilibrada e justa para todos. O período em que Júpiter transitará pelos Nakshatras de Poorva Ashada e Uttara Ashada , a partir de janeiro, será o mais positivo para isso.

Se tiver oponentes e competidores a obstruir o seu caminho, provavelmente (desde que Júpiter esteja forte na carta natal) sairá vencedor (a) e o mesmo pode acontecer em litígios e conflitos em tribunal.

Este pode ser igualmente um período no qual o trabalho pode ser muito, exigindo  mais horas de dedicação, a tal ponto que pode ser difícil encontrar «tempo para si». Por outro lado, pode encontrar agora, na atividade profissional, a fonte de inspiração que traz um novo significado para a sua vida, ajudando a desenvolver novos valores, ligados ao serviço que presta a outros.

Se tem trabalhadores a seu cargo, neste período poderá tornar-se mais sensível às necessidades de realização pessoal dos seus colaboradores. «Trabalhar» é, nas sociedades atuais, mais sensíveis aos «direitos», mais do que garantir o sustento da família, é uma das fontes mais importantes de realização pessoal.

Cada pessoa passa tantas horas a trabalhar que tem poucas oportunidades, fora deste contexto, para se sentir «realizada». Não sendo a única fonte dessa realização, é deveras importante que cada pessoa sinta que, ao trabalhar, «faz alguma coisa» com significado, importante para outros. E para isso deve ter as condições que lhe permitam sentir isso.

Se, por outro lado, é trabalhador e tem trabalhado numa área na qual sente pouca motivação, pouca alegria, este é o momento em que compreende que quer mais da vida e que «está na hora» de procurar um emprego mais capaz de lhe trazer essa motivação interna de que precisa para desenvolver a sua rotina de todos os dias.

Assim, a área do trabalho e do serviço, as questões valorativas ligadas ao trabalho, como  ser explorado por outros ou explorar outros para seu benefício, vão ser bastante evidentes na sua vida durante este trânsito. A saúde pode ser outro fator que obrigará a mudar hábitos de vida.

Durante este trânsito de Júpiter, a dinâmica «explorador/explorado», vítima e perpetrador, serão temas recorrentes e poderá ver-se num destes papeis, em diversas ocasiões. Isto poderá ocorrer no trabalho, na vida familiar, em viagens de longa distância e nas parcerias.

Neste período forme novos contratos apenas com pessoas que não trairão a sua confiança. Se não puder assegurar isso, talvez seja melhor esperar. Pessoas do seu círculo podem tentar vitimizar-se e há tendência para encontrar pessoas com personalidade bastante desequilibrada nesta altura. Evite o mais que puder entrar numa dinâmica de discussões continuadas com outros, pois isso pode arruinar a sua paz mental.

A 6ª casa é uma casa  de «pagamento de débitos kármicos»,  e o trânsito de Júpiter traz a oportunidade de se libertar  e ultrapassar algum  «mau karma» que traz do passado e está maduro agora para se finalizar. Isto pode ser feito de modos diferentes para cada pessoa.

Mas algumas dessas formas podem ser: prestar serviço que ajude algumas camadas mais desfavorecidas da sociedade e pessoas que sofrem algum tipo de exploração através do trabalho mas também de natureza sexual;  ajudar  pessoas que são vítimas de discriminação- de género, de opção sexual, etc., ou que sofrem algum tipo de adição como os toxicodependentes, trabalhadores do sexo etc..

Sempre que um planeta de trânsito lento transita por uma casa dusthana como é o caso da 6ª, está a na hora de pagar «velhas dívidas» para limpar o caminho e seguir em frente.

No caso da 6ª casa, trata-se de prestar serviço a todos os que são, de algum modo, explorados e privados de algo que legitimamente lhes pertence: desde a liberdade, como acontece na servidão, ao pagamento justo pelo seu trabalho.

E, não tenha dúvida, todos nós, em algum momento do nosso percurso, já estivemos no papel daquele que constrange, escraviza, explora- outro ser humano ou animal, agora ou num passado distante.

A 6ª casa é também a casa da «doença». Deste modo, durante este trânsito, os maus hábitos ou práticas indesejáveis ligadas à saúde e estilo de vida podem revelar-se sob a forma de sintomas que obrigarão a efetuar a necessárias mudanças. Este é por isso um excelente período para se libertar de hábitos prejudiciais para a saúde.

A 6ª casa tem a ver com venenos ou substâncias tóxicas e tudo isso pode ser ampliado pela ação de Júpiter neste trânsito, causando complicações na sua saúde: fumar, tomar medicamentos de forma excessiva ou sem controlo médico, beber ou consumir substâncias aditivas  podem agora ter efeitos mais pronunciados sob a ação de Júpiter.

Júpiter ajudará a encarar a saúde  de uma forma mais abrangente e a pensar num plano de fitness realmente adequado para as suas necessidades. Dá igualmente a inteligência para evitar excessos no uso  de medicamentos e para olhar para a sua saúde com uma atitude nova.

O aspeto de Júpiter para a 10ª casa  pode ajudar a melhorar a sua imagem e status levando ao aumento do reconhecimento profissional mas também  pode aumentar as suas responsabilidades e deveres, sendo de esperar que trabalhe mais

Júpiter  lança igualmente aspeto para a 2ª casa trazendo um foco na vida familiar e no desenvolvimento de recursos, permitindo acumular diversos tipos de bens e aumentar a sua riqueza. Os seus efeitos serão mais evidentes no plano material   do que na área dos relacionamentos  e na vida familiar e conjugal.

Lança também aspeto para a 12ª casa, podendo indicar aumento de  despesas  no plano material ou perdas financeiras exigindo cautela com os investimentos de risco.

Este aspeto pode igualmente indicar que, de algum modo, sente uma separação em relação ao trabalho e às atividades do quotidiano, pelo que talvez seja uma boa ideia encontrar formas de relaxar e de se compensar de vez em quando.

Durante este trânsito em 2019-20 para o Ascendente Caranguejo, Júpiter vai transitar pelos Nakshatras de  Moola, Poorva Ashada e Uttara Ashada.

O trânsito de Júpiter entre 20 de novembro e 4 de janeiro ocorre no Nakshatra Moola. Trata-se de um Nakshatra no qual Júpiter exerce um fator de equilíbrio  e é muito forte Mas a energia do Nakshatra, com regência de Ketu, é de dissolução, e este pode ser um período  no qual  o sentimento de inadequação, de separação em relação aos outros e às situações da vida em geral pode ser acentuado.

Durante  o trânsito de Júpiter 2019-20 para o Ascendente Caranguejo  a vida familiar , a relação com a mãe e o ambiente local podem ser áreas de grande stress. Especialmente entre 21 de dezembro e 4 de janeiro, a vida familiar  pode ser um foco que identifica como subjetivamente «infeliz». Estar em casa com a família, neste período pode ter pouco significado.

Mas este é um bom período no qual pode repensar muito bem as bases nas quais tem assentado o seu conceito de «família» e de lar, a sua relação com o trabalho  e o modo de equilibrar a vida profissional e familiar.

Todos os aspetos associados que não lhe trazem satisfação podem agora ser abandonados de vez, cortando a sua ligação com eles. Isso significa que pode agora regenerar  novos significados para estas áreas de vida.

Júpiter ajuda equilibrar a energia deste  Nakshatra e pode ser fundamental para o (a) auxiliar a encontrar  um novo equilíbrio em relação a estes aspetos da sua  vida.

O período entre 21 de dezembro e 4 de janeiro, quando Júpiter transitar pelo 4º pada pode ser o mais crítico para a  vida familiar e, em especial, a relação conjugal, com sentimentos de infelicidade  e desapego, de perda do significado fundamental da relação. Mas a vida profissional e os aspetos materiais decorrem sem problemas.

O trânsito de Júpiter pelo Nakshatra Poorvashada entre 4 de janeiro   e 7 de março 2020 e depois entre 26 de julho e 30 de outubro 2020 é positivo para a vida pública e  profissional e para as atividades  financeiras. E pode ser bastante favorável para os ganhos materiais e financeiros, quando Júpiter transitar pelo 3º pada  (entre 3 e 28 de fevereiro) que é um pushkara navamsa. Este é um período especialmente favorável para a vida profissional e para a realização de acordos e contratos.

Já os relacionamentos pessoais poderão ser menos felizes nesta altura mas o trânsito no Nakshatra favorece o envolvimento em causas humanitárias, de defesa ambiental, etc. Uma forma de usar positivamente a energia deste Nakshatra é, pois, dedicar-se a alguma causa que vá para além da sua dimensão pessoal.

No período entre 7 de março e 26 de julho 2020 e depois novamente a partir de 30 de outubro, Júpiter transita pelo Nakshatra Uttara Ashada, que tem regência do Sol.

Estes podem ser períodos excelentes para si, ajudando a desenvolver  objetivos humanitários, de justiça e de caráter espiritual   que fortalecerão os seus valores e crenças mais profundos e o sentido de «serviço» aos outros.

O trânsito de Júpiter 2019-20 para o Ascendente Caranguejo também  pode ser um bom período para a visibilidade profissional e imagem pública.

Júpiter  Transitará pelo 1º pada, que é também um pushkara navamsa, dando apoio aos ganhos materiais, especialmente a partir das parcerias. Júpiter é aqui muito forte, pelo que este pada também ajuda a equilibrar os aspetos materiais e os espirituais.

Deixe um comentário a sua opinião conta