Trânsito de Júpiter 2019-20 Ascendente Virgem

preparando alimentos em casa

preparando alimentos em casa

Neste artigo descrevemos os efeitos do trânsito de Júpiter 2019-20 par ao Ascendente Virgem.

No próximo mês de novembro, dia 4, Júpiter abandona o signo Escorpião e entra no signo que rege, Sagitário, seu signo mooltrikona onde está dignificado. Por um período de 3 meses, entre 29 de março e 29 de junho, Júpiter  transitará no signo de debilitação, Capricórnio.  Voltará a transitar pelo signo Sagitário a partir de 29 de junho, em movimento retrógrado  mas sem voltar a sair de Sagitário até ao final do trânsito no dia 20 de novembro.

Júpiter lança aspeto, ao longo deste trânsito, para os signos Carneiro, Gémeos e  Leão  dois signos de elemento Fogo e um de elemento Ar Inspiração, criatividade, expansão da identidade pessoal e disseminação de ideias e conhecimento, interação e diálogo com pessoas de outras culturas, outras crenças e religiões são favorecidas por este trânsito que pode gerar mais sabedoria e compassividade na consciência coletiva.

Para ler o artigo sobre os efeitos gerais do novo trânsito de Júpiter, por favor clique aqui. 

Efeitos Gerais  do Trânsito de Júpiter em Sagitário-  – Ascendente Virgem

Mercúrio, regente do signo Virgem, tem uma relação neutra com Júpiter  mas este é seu inimigo, pelo que  poderão surgir efeitos mistos.

Júpiter vai transitar pela 4ª casa do horóscopo, relacionada com a felicidade subjetiva e com a paz doméstica, com a paz mental e o sentimento de segurança emocional, a vida familiar, a mãe, a ligação à comunidade e ao ambiente social que sente como seu; com as posses (imobiliário, terras, veículos) e confortos do lar.

Estas são áreas que poderão passar por uma expansão este ano, o mesmo sendo válido para as áreas representadas por Júpiter no seu horóscopo, nomeadamente as referentes à 4ª e 7ª casas: crianças, a família, educação, a relação com os pais, propriedades familiares, como casas, veículos e outras, as parcerias e a relação conjugal, todo o tipo de contratos, negociações e acordos, relações comerciais e estadia em país estrangeiro, mudança do local da  residência, a vida em família.

Júpiter estará dignificado pelo que, ao longo deste  trânsito, a vida no lar será apelativa para si e poderá passar bastante mais tempo a cuidar da casa e propriedades da família,  poderá fazer da sua casa uma espécie de «centro cultural» para debate de ideias, encontro com pessoas de diversas origens sociais e culturais, um lugar de tertúlia e discussão livre.

Poderá igualmente focar-se no conhecimento e defesa dos costumes locais, do património da comunidade, material ou intelectual. Poderá também passar mais tempo dando atenção à educação das crianças, acompanhando mais de perto o seu percurso escolar.

Questionará as suas raízes, procurando melhorar a ligação entre os membros da família, talvez organizando almoços ou jantares de família.  Poderá desenvolver novos projetos para a casa, o jardim ou algum terreno disponível e talvez queira dar um novo rumo a alguma propriedade familiar que tem estado sem uso…

Para os que não têm filhos ou têm tempo disponível, este pode ser um período de intervenção e ajuda social, contribuindo para a construção de abrigos  que recebam e ajudem os mais fracos,  os refugiados, ao apátridas, em especial as crianças. Num plano de subjetividade mais profunda, sentirá igualmente que precisa de passar por um processo de autorrenovação. Em especial na primeira parte do trânsito quando Júpiter transitar pelo Nakshatra Moola, talvez sinta que não tem  «apegos»  verdadeiros com os ambientes e as situações que têm constituído a sua vida e que alguma coisa precisa de mudar para se sentir mais feliz.

Mas não se precipite a agarrar o primeiro sistema de regras e de ideias que lhe pareçam «corretos», permita-se experimentar, aguardar até sentir a intuição interior de que há alguma coisa que é realmente fundamental para si.

É que a 4ª casa tem a ver com as inclinações mais profundas, com a verdadeira natureza de cada um de nós, natureza por vezes tão escondida debaixo do medo de não ser aceite, de «não ser correta», que acaba por ficar esquecida, sufocada pelas regras da sociedade e da vida de todos os dias.

Assim, aproveite o impulso da energia de Júpiter e siga o coração, para encontrar algo que verdadeiramente faz sentido agora para si.

Júpiter a transitar pela 4ª casa ajuda a expandir as suas crenças e aumenta potencialmente a sua tolerância perante outros costumes e modos de ser culturais, religiosos, ideológicos, etc.  Um sentido profundo de «ligação à Terra», ao chão que sente ser seu pode fazer revivescer na sua mente muitos velhos conceitos acerca do caráter sagrado da Natureza.

A compreensão dos ciclos de nascimento e morte aparece-lhe a uma nova luz, mais profunda e integradora sobre o destino de todos os seres. E esta é uma experiência que ultrapassa, certamente, a superficialidade dos conceitos mentais.

A partir da 4ª casa Júpiter lança aspeto para a 8ª, 10ª e 12ª casas. O aspeto para a 8ª casa apoia a transformação interna da identidade, das suas crenças e valores, da forma como vê o mundo e se vê a si mesmo (a). Apoia igualmente o surgimento de uma abordagem menos conceptual das coisas, menos intelectualizada e espiritual, pelo contacto que permite com a sua realidade profunda.

Apesar de você ser uma pessoa que valoriza mais a racionalidade do que a «intuição», este é um período em que esta apreensão interna pode ser bastante vívida e permita-se senti-la, pois o resultado pode bem dar-lhe uma nova perspetiva sobre as coisas.

Pelo aspeto para a 8ª casa que rege Júpiter, desde que não sofra aflições no horóscopo e esteja bem colocado, pode permitir receber «dinheiro não ganho» por ex., de herança familiar, em especial da mãe.

O aspeto para a 10ª casa favorece a expansão da carreira, a projeção de uma imagem pública  de reconhecimento, sendo igualmente excelente para melhorar o seu status social..

Júpiter fará a ligação, neste trânsito de todas as casas de Água: está colocado na 4ª e lança aspeto para a 8ª e a 12ª. A 12ª casa é uma casa de espiritualidade e de «retiro» em relação aos assuntos mundanos, Júpiter apoia um processo de autoaperfeiçoamento espiritual ao mesmo tempo que também pode permitir a expansão da vida familiar em terras estrangeiras.

Ao longo deste novo trânsito, a sua criatividade e sentimento pessoal de identidade focam-se na vida em família, na casa e nas propriedades familiares, na educação e estudos, seus ou dos filhos.

Os  Investimentos em propriedades podem ser bem sucedidos e trazer retorno como investimento, em  especial quando Júpiter transitar pelos padas pushkara navamsa (entre 3 e 18 de fevereiro e 30 de outubro e 20 de novembro)

Durante este trânsito, Júpiter vai transitar pelos Nakshatras: Moola, Poorva Ashada e Uttara Ashada.

O trânsito de Júpiter entre 20 de novembro e 4 de janeiro ocorre no Nakshstra Moola. Trata-se de um Nakshatra no qual Júpiter exerce um fator de equilíbrio  e é muito forte Mas a energia do Nakshatra, com regência de Ketu, é de dissolução, e este pode ser um período  no qual  o sentimento de inadequação, de separação em relação aos outros e às situações da vida em geral pode ser acentuado.

Você tende a desligar-se das coisas a que em geral se tem apoiado , podendo sentir que nem essas coisas nem pessoas são verdadeiramente importantes. Mas pode «dar a volta» a tudo isso elevando a sua consciência para ver a realidade para além dos seus interesses imediatos.

Júpiter ajuda equilibrar a energia do Nakshatra e pode ser fundamental para o (a) auxiliar a encontra algo que realmente pode fazer a diferença no significado da sua vida.

O período entre 21 de dezembro e 4 de janeiro, quando Júpiter transitar pelo 4º pada pode ser o mais crítico para a  a vida familiar e, em especial, a relação conjugal, com sentimentos de infelicidade  e desapego, de perda do significado fundamental da relação.

O trânsito de Júpiter pelo Nakshatra Poorvashada entre 4 de janeiro   e 7 de março 2020 e depois entre 26 de julho e 30 de outubro 2020 coloca a  ênfase nas interações sociais ,na formação de  acordos, contratos, na atividade artística , na atividade financeira.

E pode ser bastante  favorável para os ganhos materiais e financeiros, quando Júpiter transitar pelo 3º pada  (entre 3 e 28 de fevereiro) que é um pushkara navamsa. Este é um período especialmente favorável para a vida profissional.

Já os relacionamentos pessoais poderão ser menos felizes nesta altura mas o trânsito no Nakshatra favorece o envolvimento em causas humanitárias, de defesa ambiental, etc.. uma forma de usar positivamente a energia deste Nakshatra é, pois, dedicar-se a alguma causa que vá para além da sua dimensão pessoal.

No período entre 7 de março e 26 de julho 2020 e depois novamente a partir de 30 de outubro, Júpiter transita pelo Nakshatra Uttara Ashada, que tem regência do Sol. Há uma relação de amizade entre as energias do Sol e de Júpiter  mas Júpiter é inimigo de Mercúrio o regente do seu Ascendente.  Ainda assim, resultados positivos  em relação  aos objetivos humanitários, de justiça e de caráter espiritual  podem ser esperados bem como ao nível das parcerias e contratos.

Este também  pode ser um bom período para a sua visibilidade profissional e imagem pública, sobretudo se o seu trabalho tiver alguma vertente social e de serviço que beneficie os outros.

Júpiter  transitará pelo 1º pada, que é também um pushkara navamsa, dando apoio aos ganhos materiais, especialmente a partir das parcerias. Júpiter é aqui muito forte, pelo que este pada também ajuda a equilibrar os aspetos materiais e os espirituais.

Deixe um comentário a sua opinião conta