Trânsito de Saturno 2020-23

(alt=" ")

(alt=" ")

No próximo mês de Janeiro 2020 começa um novo trânsito de Saturno, desta vez pelo seu próprio signo, Capricórnio.  Durante este novo trânsito, Saturno ficará retrógrado por várias vezes, nas datas a seguir mencionadas:

2020- entre o dia 11 de maio e 29 de setembro;

2021- entre o dia 23 de março e 11 de outubro;

2022- entre 4 de junho e 23 de outubro.

No ano de 2022  Saturno chega a entrar no signo Aquário entre o  o dia 29 de abril e 12 de julho,   nos primeiros 2 graus do signo.

Ao longo deste trânsito Saturno transita pelos Nakshatras de  UttaraAshada, Shravana e Dhanistha.

Tendo início no dia 23 de janeiro de 2020, este trânsito terminará no dia 17 de janeiro de 2023.

No dia 21 de dezembro de 2020 ocorrerá uma grande conjunção entre Saturno e Júpiter, a 6º do signo Capricórnio, no 3º pada do Nakshatra Uttara Ashada  cujo navamsa é de Aquário, sendo por isso, sem dúvida, Saturno dominante.

O 3º pada de Uttara Ashada tem ligação com todo o tipo de posses acumuladas,  tanto materiais como intelectuais e indica também forte ligação aos laços familiares. As atividades realizadas em cooperação com outros e envolvendo outros são,  assim, bem sucedidas.

Saturno neste pada dá excelentes resultados, desde que se trabalhe em equipa, tendo em conta o interesse de todos. Há tendência para a rigidez das crenças e ideias religiosas, situação que a conjunção com Júpiter pode ajudar a reduzir.

O que esperar deste novo trânsito de Saturno? Sem dúvida um foco acentuado na estruturação de todos os aspetos da vida. Formar estruturas, hierarquias, organizar conhecimentos e ideias e colocá-los num sistema para serem usados por todos da forma o mais uniforme possível, é a tarefa de Saturno.

Assim, neste trânsito , mais do que a criatividade ou os interesses individuais, será a ordem social, a regulação dos comportamentos individuais através das regras  sociais e das leis que serão dominantes.

A regulação dos vários aspetos da realidade humana, entendida como realidade coletiva da sociedade  seja esta a realidade geral macro de um país ou de uma organização que coordena vários países, tendem a sobrepor-se à espontaneidade criativa dos indivíduos e ao «bem individual de cada um».

As normas, a organização e burocratização dos serviços sociais e a sua regulação apertada, tornam-se mais fortes quando Saturno transita nos seus signos.

Em contrapartida, há também um funcionamento potencialmente mais organizado e eficiente dos serviços sociais prestados aos indivíduos, um consumo mais regulado dos bens disponíveis, mais tendência para poupar do que para gastar e para se adaptar a recursos que podem ser menores.

Apesar disso, as pessoas podem sentir que vivem melhor devido ao uso mais eficiente de todos os recursos e à tendência para diminuir os privilégios dos que geralmente são mais favorecidos pelos poderes instituídos, pois tende a haver mais igualdade na distribuição dos bens.

O trânsito do Saturno é favorável para os que estão disponíveis para trabalhar, e trabalhar o que for preciso para alcançar os seus objetivos, em especial os que dizem respeito ao seu «plano individual» de vida, no ajustamento das «contas kármicas».

Esses objetivos são representados pela posição de Saturno no horóscopo natal, de acordo com os significados da casa em que se encontra Saturno, o signo de colocação e as casas que Saturno rege no horóscopo.

Os que trabalham numa profissão cuja estrutura é hierarquizada, poderão  ser premiados com uma posição melhor se revelarem o seu mérito pelo esforço e trabalho e, sobretudo, se contribuírem para a coesão social e a conformidade com as regras e leis impostas pelo estado e pelas instituições,  aceites pela maioria.

Os que têm em geral comportamentos de rebeldia em relação á «ordem social» podem, durante este trânsito, passar por algumas dificuldades pois dificilmente conseguirão fazer valer os seus pontos de vista  quando Saturno transita pelo seu signo.

Neste período, a realidade individual simplesmente deve coincidir com as «necessidades sociais» e nenhuma divergência tem hipótese de florescer.

O trânsito de Saturno em Capricórnio após o final do trânsito em Sagitário, indica o começo de um novo ciclo, no qual, recebida a expansão e a Esperança representada pelo signo Sagitário e uma nova conceção de «verdade» potencial, libertada nas camadas profundas da psique, esta é agora trazida para o plano terreno e racionalmente organizada para poder ser útil à humanidade.

Para os que estão em sintonia com a sua realidade interna, este trânsito pode ajudar a encontrar formas práticas de concretizar algumas das ideias que foram libertadas durante o trânsito de Júpiter e, dessa forma, melhorar as condições de vida de muitos membros da sociedade.

Na verdade, o trânsito de Saturno pode ajudar a encontrar a estrutura, organização ou contexto prático em que tais ideias podem ajudar melhor a vida concreta dos indivíduos, tanto nos objetivos materiais como nas crenças e regras que contribuem para mais justiça social.

A grande conjunção entre Júpiter e Saturno pode, na verdade, indicar um novo ciclo de crescimento da humanidade como um todo, livre do karma que fecha o ciclo presente e se abre para o futuro, de forma realista e potencialmente mais justa para todos, se todos souberem fazer a sua parte no drama cósmico.

A próxima conjunção entre  Júpiter  e Saturno ocorrerá em 2040. Mas, em 22 de dezembro de 2029, quando ocorrer a oposição entre Saturno e Júpiter, será altura de prestar contas em relação ao que a humanidade fez com o potencial criador libertado por Júpiter na conjunção a ocorrer em dezembro de 2020.

O futuro é criado por nós e Júpiter indica a capacidade de visão que todos podemos ter, para criar um futuro melhor para todos.

No presente trânsito de Saturno a ambição social, o desejo de singrar na hierarquia social e nas suas estruturas serão mais fortes em cada um. Este será um período para trabalhar arduamente na área que Saturno representa no horóscopo, e para concretizar algo útil na vida a partir daí.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta