Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Caranguejo

Casal em atitude afetuosa

Casal em atitude afetuosa

Neste artigo vamos descrever os efeitos gerais do trânsito de Saturno 2020-23 para o Ascendente Caranguejo.

Pode ler um artigo de introdução aos significados do trânsito de Saturno aqui.

Trânsito de Saturno em Capricórnio- Ascendente Caranguejo

Neste trânsito Saturno transitará pela 7ª casa.

A 7ª casa significa os relacionamentos de longo termo, os laços legais, os parceiros, a vitalidade e a potência (sexual), os prazeres, as paixões e os  confortos, a conduta moral, a vida conjugal, a residência em terras estrangeiras, a expansão e os negócios, as viagens,  o comércio.

Ao longo deste trânsito, alguns destes significados ou todos eles, conforme o caso, serão ativados.

Saturno está bem colocado na 7ª casa, a casa natural de Vénus, com quem tem relação de amizade. Estará também colocado no próprio signo, o que  é positivo. No entanto, durante este período, deverá aumentar o peso das responsabilidades pessoais, tanto  no plano profissional das parcerias como na vida pessoal.

Quaisquer acordos ou contratos realizados neste período- incluindo o casamento, se este se realizar agora- obedecerão a regras contratuais bem determinadas e fixas, regulando cada aspeto da parceria/relação.

Saturno faz com que adote uma postura conservadora na escolha de parceiros, conselheiros, cônjuge, durante este período. Leva igualmente a preferir os parceiros com quem está já envolvido (a) em vez de arriscar formar parcerias novas.

Preferirá saber com o que conta a partir da experiência que já desenvolveu a testar novos métodos, novas estratégias. Os acordos que seguem a convenção aceite serão os mais bem- sucedidos neste período. A lealdade dos parceiros será outro fator de peso, quando tiver de decidir cooperar com esta ou aquela pessoa.

Acordos secretos  que não seguem as regras aceites não serão bem sucedidos agora e podem trazer consequências desagradáveis.

Qualquer parceria /casamento firmados neste período poderão ser duradouros  e socialmente recompensados. Podem igualmente manter-se sem mudanças significativas  no tempo pois Saturno tem o efeito de proteger as alianças  que seguem as regras estabelecidas e os códigos morais da sociedade.

Por outro lado, tais uniões ou alianças, seja qual for a sua natureza, têm uma expressão marcadamente prática, podendo servir como forma de melhorar a posição social ou o status ou ajudar a concretizar alguma ambição social.

Saturno não se rege pela «paixão» nem pelos sentimentos românticos por isso, se escolher agora um (a) parceiro (a) de casamento, o que pode acontecer por razões kármicas, poderá não ser «por amor» mas por considerar, em termos práticos, que «é o melhor para si» atendendo aos seus objetivos de vida.

Isso não significa, é claro, que  tal união não seja feliz, pode mesmo ser mais feliz do que uma  criada por motivos de «paixão», pois Saturno leva a preferir a lealdade e o companheirismo como fatores principais  e motivos práticos como os recursos que o parceiro traz para a união ou para a parceria , ou seja, as «mais valias» da união.

Em contrapartida, pode originar uma união muito leal  na qual cada um sabe exatamente com o que conta. E as regras estabelecidas para formar a parceria/união são estritamente seguidas.

Agora, nem tudo serão rosas pois Saturno traz dificuldades, atrasos, escassez, à área de vida com a qual entra em contacto. Assim, pode acontecer que, durante este trânsito, nas parcerias e relacionamentos, as suas propostas e opções sejam postas em causa e que, antes de surgirem novas oportunidades, você tenha que enfrentar obstáculos, atrasos, oposições por parte dos parceiros.

Poderá ter que realizar viagens e movimentações várias para fins profissionais, nem sempre com agrado da sua parte. Terá que fazer um esforço extra para comunicar,  tanto em casa como na vida profissional e corre o risco de desentendimentos por isso prepare-se para fazer  um esforço adicional para o bom entendimento:

Não se trata de por em causa os seus dotes como comunicador(a),  negociador/(a) mas de uma lição de  humildade que Saturno obrigará a assumir, se não o fizer de livre vontade.

Este também não é um período para ser impulsivo (a) e, se tentar levar a sua vida «numa correria», sem parar para «assentar» as coisas, Saturno trará as correções devidas, na forma de atrasos, obstáculos, etc. Para quê?

Para lhe ensinar a virtude da paciência, para que, em vez de tentar «acelerar» a vida, aprenda a estruturá-la com alguma estabilidade. Embora as estruturas não durem para sempre, não é possível estar sempre em estado de mudança, há que deixar a realidade compactar-se e solidificar-se para ser totalmente experienciada, esta é uma das lições de Saturno.

E, pelo aspeto que lança para a 1ª casa, Saturno vai tornar mais lento o seu ritmo vital, pelo que poderá sentir algum cansaço, podendo por isso sentir que necessita de uma vida «mais calma» do que tem acontecido até agora.

Saturno lança aspeto para a 9ª casa, influenciando talvez o surgimento de  pontos de vista sobre a realidade mais conservadores, com menos «otimismo injustificado», com menos confiança na sorte do que no sentido prático das oportunidades.

A relação com a religião, crenças espirituais e ideológicas e com o pai podem passar por algumas resistências ou dificuldades. As viagens de longa distância poderão também ser restringidas , com o resultado de poder viajar menos.

Pelo aspeto que lança para a 4ª casa, Saturno não permite sentir grande alívio na vida familiar que pode exigir mais responsabilidades, ou com a mãe ou com propriedades da família.  O tempo é para trabalhar , mais do que para descontrair em casa.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo.  O trânsito por este Nakshatra pode, no entanto, dar bons resultados na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses.

Deverá fazer um esforço para não ser rígido(a)  nas opiniões nem demasiado apaixonado (a) na defesa de ideias que não são aceites pela sua família, tornando o ambiente mais frio e as interações mais difíceis.

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana com regência da Lua, que sofre também a inimizade de Saturno. Neste período, uma das preocupações maiores pode ser a reputação, o que os outros dizem de si. Durante este trânsito funções sociais são desempenhadas com cuidado e interesse e a família é uma prioridade importante.

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa , trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo. O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022 , no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha  deve exigir cautela da sua parte, pois o trânsito faz-se pela 8ª casa, tornando mais difíceis os relacionamentos pessoais e criando o risco de desentendimentos, caso haja aflições à 7ª e 8ª casas do horóscopo. Será mais difícil receber legados, heranças ou indemnizações neste período.

É um período principalmente favorável para os que têm atividade de investigação científica, para os advogados, os que trabalham na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia pois a energia deste Nakshatra apresenta alguns desafios nessa área.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta