Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Escorpião

trabalho em equipa

Neste artigo vamos descrever os efeitos gerais do trânsito de Saturno 2020-23 para o Ascendente Escorpião.

Pode ler um artigo sobre os significados gerais do trânsito de Saturno pelo signo Capricórnio aqui.

Trânsito de Saturno em Capricórnio – Ascendente Escorpião

Durante este novo trânsito Saturno vai transitar pela 3ª casa, uma casa upachaya na qual, em geral, como maléfico, pode dar resultados positivos, tanto mais que transita pelo próprio signo.

Porém, há que contar com a inimizade de Saturno em relação a Marte, o regente do Ascendente. Os efeitos podem, deste modo, ser mistos.

A 3ª casa significa  coragem e bravura, iniciativa, empreendedorismo, capacidade de liderança, competências de compreensão intelectual e discursiva (o poder de aprender), comunicação, irmãos mais novos, vizinhos, força física, viagens curtas, iniciação nas técnicas espirituais, competências de  escrita e de  comunicação, refeições, ouvido direito, nível energético dos desejos (motivação) , artes criativas.

Saturno irá trazer algum tipo de redução,  atraso ou  limitação nestas áreas de vida. Em geral, diminui a capacidade de iniciativa, o entusiasmo e a motivação com que desenvolve novos projetos e iniciativas.

Torna-o (a) mais cauteloso (a) e menos aventureiro (a), com menor vontade de arriscar entrar pelo desconhecido. Intelectualmente, produz uma forma de comunicar, escrever ou falar menos espontânea  e mais regulada.

Sendo que os nativos com Ascendente  Escorpião não são muito conversadores, podem falar menos ainda, durante este trânsito, em que «fazer conversa» com outros faz pouco sentido e em que o discurso se resume a um instrumento de trabalho usado apenas quando necessário.

Tenderá a haver menos contacto com os irmãos, ou estes serão mais formais e algo distantes.

Se trabalha em equipa, a abordagem das atividades e a sua organização será agora mais convencional e estruturada, com menos improvisação e muito mais cálculo prévio.

Estando no próprio signo e numa casa upachaya, Saturno pode dar resultados positivos para as iniciativas, embora demore mais tempo a ver «resultados» do que é costume e possa haver alguns obstáculos a superar. À medida que o trânsito avança, os resultados poderão ser melhores.

Conte, porém, com uma imaginação algo «emperrada» agora. Saturno orienta para um realismo prático e não para a «visão de novas possibilidades». Se tiver uma atividade literária, ou na qual escreva com frequência para um público, este pode ser um período em que as palavras custam a fluir.

Na verdade, as mensagens tenderão a ser mais «secas» e curtas, limitadas aos aspetos funcionais ou burocráticos, sem «floreados» ou qualquer sentido poético.

Porém, este trânsito pode, sem dúvida, ajudar a alcançar algum desejo que tem acalentado, desde que este dependa do seu esforço e trabalho pessoal, e mantenha o «sentido realista» do que é expectável alcançar.

Se costuma viajar frequentemente, ou deslocar-se diariamente nas atividades profissionais, estas podem diminuir durante este período, ou sofrer atrasos, ou serem feitas com menos conforto. Os transportes podem sofrer atrasos ou podem demorar mais tempos do que o costume. Podem por ex., ser mais escassos e implicar mais tempo de espera.

Se tem uma carreira na educação, pode sentir alguns constrangimentos na relação pedagógica com os alunos, sentindo menor motivação para criar estratégias novas,  mas também este aspeto poderá melhorar com o tempo.

Ao mesmo tempo que transita pela 3ª casa, Saturno estará em aspeto com a 5ª, a 9ª e a 12ª casa.  Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. E podem sofrer algum tipo de restrição.

Os aspetos para a e para a 9ª casa mostram que este trânsito vai colocar em evidência a sua «sorte» pois estas são as duas casas da sorte. Porém, isso não significa que, nesta altura, você vai começar a ter mais sorte.

Saturno é o regente da 5ª casa que tem a ver com os «créditos trazidos para esta vida» e que podem muito bem ser os seus dons naturais relacionados com a 3ª casa. O que fez com eles até hoje?

A relação com os filhos e parceiro(a)  amoroso(a)  pode igualmente ser mais distante agora ou mais difícil, por algum motivo.

O aspeto para a 12ª casa indicia dificuldade em conseguir encontrar um espaço de abrigo subjetivo no qual possa viver a sua privacidade. Poderá também sentir  dificuldade em manter alguma crença na religião , espiritualidade ou filosofia e sentir-se isolado (a) do significado profundo do seu propósito de vida.

Viagens para países distantes podem realizar-se em menor número ou envolver atrasos, ou incluir  alguns incidentes desagradáveis, incluindo perdas de algum tipo.

Saturno rege a 3ª e a 4ª casas. A 4ª casa também será de algum modo afetada pelo trânsito de Saturno e o ambiente familiar pode ser mais pesado, implicar mais alguma responsabilidade ou deveres familiares. Talvez não seja a melhor altura para adquirir ou vender propriedades.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo. Porém, o Sol tem amizade com Marte, regente de Escorpião.

O trânsito por este Nakshatra pode dar bons resultados na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses.

Neste período vigie a sua tendência para criticar as crenças dos outros, especialmente se estas são sensíveis, como as religiosas ou ideológicas, o que poderia trazer-lhe dissabores.

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana com regência da Lua que sofre também a inimizade de Saturno (mas tem a amizade de Marte).

Neste período, uma das preocupações maiores pode ser a sua reputação, o que os outros dizem de si. Esse foco nas   «vozes» sobre «o que se diz» da sua pessoa pode realmente diminuir a sua paz mental se deixar que o (a)  controle.

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa , trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo de Saturno mas é o regente do Ascendente.

O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022, no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha  pode implicar responsabilidades extra na vida familiar e no trabalho.

É, porém, um período favorável para os que têm atividade de investigação científica, trabalham na advocacia, na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, na atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia pois a energia deste Nakshatra apresenta alguns desafios nessa área.

Relacionados

Deixe um comentário a sua opinião conta