Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Leão

trabalho no escritório

trabalho no escritório

Falamos neste artigo dos efeitos do trânsito de Saturno em 2020-23 para o Ascendente Leão.

Pode ler um artigo de introdução aos significados gerais deste trânsito aqui.

Trânsito de Saturno em Capricórnio- Ascendente Leão

Saturno vai transitar pela 6ª casa do horóscopo. É  um grande inimigo do Sol , o regente do seu Ascendente por isso o seu trânsito não é, em geral,  fácil para este Ascendente.

A 6ª casa é uma casa relacionada com o ambiente de trabalho e todas as responsabilidades que adquirimos para concretizar a nossa vida aqui na Terra: representa todos os nossos subordinados ou seres que estão a nosso cargo, no trabalho  ou no ambiente doméstico.

Ela revela as nossas servidões, isto é, os sacrifícios e os deveres que nos são exigidos pois não vivemos isolados no mundo e, tal como recebemos, também temos que dar; nessa medida,  refere-se à nossa capacidade de prestar serviço e de nos preocuparmos com a comunidade, à capacidade de perspetivar a nossa ação para além dos nossos interesses individuais.

Mas, num mundo altamente competitivo, a 6ª casa também mostra os nossos inimigos e aqueles que competem connosco pelos mesmos lugares e/ou recompensas e revela a nossa capacidade (ou falta dela) para os vencermos e sairmos vitoriosos.

É a casa das nossas lutas e do nosso esforço para nos afirmarmos num mundo  em que há união mas também há antagonismo; um mundo onde nem todos saem vencedores  e onde, decididamente, alguns conhecem a derrota. Esta é também a casa dos medos, das dúvidas e das preocupações, dos vícios e das fraquezas, dos litígios, dos ladrões, da proteção contra as  perdas por roubo.

Mas  a 6ª casa é também uma casa de crescimento (upachaya) em que os planetas maléficos como  Saturno podem dar bons resultados. Assim, embora este trânsito de Saturno não seja isento de desafios, é também uma boa oportunidade para resolver assuntos pendentes e obstáculos que apareçam no caminho, transformando-os em situações de sucesso.

Um dos efeitos benéficos do trânsito de Saturno pela 6ª casa é aumentar a resistência do organismo em relação a bactérias e todo o tipo de causas de infeção, protegendo, desse modo, a saúde.

No caso da 6ª casa, que pode significar quebra de contratos, de promessas, processos de litigação em tribunal, atividade de inimigos, acusações e traições, dívidas e despesas, Saturno tem um efeito bastante benéfico: ao significar redução e contração, reduz a possibilidade de tais malefícios aparecerem na sua vida.

Deste modo, torna-se mais fácil  cooperar no trabalho com colegas e/ou subordinados, pois Saturno também diminui a possibilidade de pessoas conflituosas ou desequilibradas aparecerem na sua vida agora.

Porém, se costuma procurar reunir toda a gente à sua volta, para assegurar as suas necessidades, saiba que há poucas possibilidades de a sua realidade individual poder agora ser tratada como «uma diva». Saturno não atende à realidade única do indivíduo, está totalmente focado no plano social coletivo.

Deste modo, será menos frustrante se aceitar, durante este trânsito, prestar serviço  de forma a ter em conta os interesses de todos e da sociedade do que se procurar apenas o sucesso individual.

Os ganhos financeiros neste período podem ser mais escassos mas  o que ganhar pode manter-se de forma duradoura.

Saturno vai obrigar a defrontar todas as questões não resolvidas que vêm de trás, sejam estas relacionadas com os relacionamentos e parcerias, com a sua saúde, com os obstáculos que ainda não superou, etc..

Mas também vai compensar todo o esforço para alcançar bons resultados na profissão e permitir conquistar aquilo que lhe é devido pelo trabalho, coragem, capacidade de correr riscos, etc., que tem vindo a manifestar.

Saturno na 6ª casa premeia a capacidade de luta e a combatividade do indivíduo, compensando-o com bons resultados após dificuldades e pressões. As coisas não se resolvem por «sorte» mas por recompensa do esforço e da combatividade revelados na sua conquista.

Mas o regente da 7ª casa na 6ª pode, no entanto, trazer à superfície descontentamentos latentes nos relacionamentos e este pode ser um período delicado para a vida conjugal, bem como para outras parcerias.

Ao mesmo tempo que transita pela 6ª casa, Saturno estará em aspeto com a 3ª, 8ª e 12ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. E sofrem algum tipo de escassez, dificuldade, obstrução, medo da mudança.

O aspeto para a 12ª casa acentua a possibilidade de se defrontar com despesas e gastos excessivos nesta altura. Também indica que terá poucas oportunidades de manter a privacidade nos eventos da sua vida. Pode haver afastamento do cônjuge ou outros parceiros, seja por motivos de viagem de longa distância ou por afastamento emocional.

O aspeto para a 8ª casa favorece a longevidade e a saúde, por atrasar todos os processos de infeção, envelhecimento celular, etc. Mas pode indicar problemas crónicos de saúde que se manifestam durante bastante tempo.

Segredos no relacionamento conjugal não são favorecidos, nem ganhos não declarados (ao fisco). Receber legados, heranças ou indemnizações pode ser impedido ou atrasado pelo trânsito de Saturno.

Pelo aspeto que lança para a 3ªcasa, este trânsito afeta a sua coragem, motivações e iniciativas, o relacionamento com irmãos mais novos e a sua capacidade de comunicação.

Estará mais cauteloso (a) agora, com menos vontade de experimentar coisas novas, pelo medo do «que pode correr mal». O relacionamento com irmãos, pode ser mais frio e distante. A sua capacidade para comunicar torna-se menos espontânea e menos imaginativa ou criativa.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo.  O trânsito por este Nakshatra pode, no entanto,  dar bons resultados na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses.

Este pode ser um período menos fácil para si, que gosta de se exprimir na 1ª pessoa. Deverá no entanto fazer um esforço para não insistir  na defesa de ideias que não são aceites pela maioria, pois isso pode trazer-lhe problemas e até, em caso extremo, algum tipo de perseguição ou acusação.

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana com regência da Lua, que sofre também a inimizade de Saturno. Neste período, uma das preocupações maiores pode ser a reputação, o que os outros dizem de si.

Durante este trânsito funções sociais são desempenhadas com cuidado e interesse e a família é uma prioridade importante. Pode ser difícil para si manter a paz mental , devido à exposição pública da sua imagem e à preocupação com o que os outros pensam de si .

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa , trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo. O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022, no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha é favorável às ambições pessoais, indicando grande capacidade para lutar pelos objetivos pessoais.

É um período principalmente favorável para os que têm atividade de investigação científica, para os advogados, para os que trabalham na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia pois a energia deste Nakshatra apresenta alguns desafios nessa área.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta