Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Touro

professor

 

professor

Neste artigo descrevemos os efeitos gerais do trânsito de Saturno em 2020-23 para o Ascendente Touro.

Pode ler um artigo de introdução a este trânsito de Saturno aqui.

Trânsito de Saturno  por Capricórnio – Ascendente Touro

Saturno tem relação de amizade com o regente do seu signo Ascendente Vénus e transita  por uma casa trikona,  a 9ª, que ele próprio rege.

A 9ª casa é uma casa que significa  o pai, o precetor  ou guru, a aprendizagem espiritual, as inclinações espirituais ,a intuição, a virtude, a  caridade, o dever, o destino com base nas vidas passadas e a felicidade daí resultante , a meditação, viagens ao estrangeiro e viagens de longa distância e curta duração;

A vida em países estrangeiros, a educação no estrangeiro, a  sorte, a  fortuna geral, os  ganhos súbitos e inesperados, a  religião, a filosofia, lei, medicina, remédios, ações virtuosas, tudo o que é auspicioso, devoção; a  natureza do pai, a  educação superior, o modo como a religião ou a filosofia afetam a  nossa abordagem da vida , circunstâncias de sorte que ocorrem na forma de oportunidades que podem mudar a direção da vida.

Ora, Saturno é o planeta que representa a contração, a cristalização na matéria e na rigidez e o seu trânsito  pela 9ª casa, também associada  com os valores e princípios que orientam a sua vida, vai tornar ainda menos provável que adira a novas ideias , novas crenças, novos propósitos de vida.

Saturno torna mais conservadora a sua visão da vida e talvez também menos otimista apesar de, provavelmente, você poder considerar que isso é apenas mais realismo, mais sentido prático  e menos utopias sonhadoras. E talvez tenha razão, até certo ponto, mas que seria do mundo sem a utopia que favorece a mudança?

Sendo um princípio de restrição, Saturno tem o efeito de restringir ou limitar todos os significados da 9ª casa. Deste modo, durante este período, será provável que viaje menos em viagens de longa duração.

A curiosidade para investigar e saber mais acerca das «verdades» da filosofia ou da religião é, de algum modo, reduzida para se ficar pelas «verdades aceites» pela maioria, pelos costumes que ninguém questiona e que você, pelo menos neste período, também não.

Para os que trabalham na área da investigação científica ou académica, este é um período para reforçar os resultados já alcançados e aceites , não sendo de esperar novidades ou novas descobertas. Este é um período para «confirmar» teorias ou hipóteses já existentes, não para encontrar novas teorias.

Os que têm uma atividade como professores, também preferirão usar os velhos métodos já bem testados, a experimentar outros novos, cujo resultado pode ser experimental e incerto.

Saturno pode gerar o receio de «errar», de se afastar das ideias dominantes e poder  sofrer alguma sanção por causa disso. Deste modo, conduz a comportamentos cautelosos em todas as áreas do saber e do ensino/aprendizagem, das metodologias usadas para aprender e ensinar.

Ideias conservadoras no que se refere à religião podem assomar à sua consciência, substituindo outras que possa ter tido no passado. A «autoridade» de figuras como professores, padres, do pai, passa a ser vista como um valor em si mesma, independentemente do que possam  dizer ou fazer.

Assim, verá com naturalidade que tais figuras atuem para «impor a ordem» com base nos valores tradicionais e nas regras que a sociedade privilegia ou que a lei impõe a todos. Deste modo, se é uma pessoa religiosa, neste período pode tornar-se mais fundamentalista e «rigoroso(a)»  nas crenças e atitudes religiosas.

Poderá igualmente adotar novos hábitos e comportamentos mais rígidos e conservadores e sentir necessidade de seguir uma «disciplina de vida» religiosa ou não, que esteja em conformidade com a forma como encara a vida e/ou a religião.

Ao conformar-se com as restrições de Saturno, tende igualmente a perder a espontaneidade de ser e de viver, baseada apenas na procura do prazer ou da gratificação sensorial. Assim, uma postura mais «séria» e restritiva pode acompanhar este trânsito de Saturno.

Saturno pode também levar a assumir responsabilidades para com o pai ou outra figura de autoridade (como um guru, mestre ou um conjunto de crenças) levando, consequentemente, a mudar o seu estilo de vida previamente mais despreocupado.

A partir da 9ª casa Saturno lança aspeto para a 3ª, 6ª e 11ª casas.  Afeta assim também  a capacidade de iniciativa, que pode ficar diminuída; a motivação para se envolver em projetos e empreendimentos pode ficar mais concentrada e contida, a comunicação e a relação com irmãos, amigos e a comunidade, a capacidade de ganhar por meios alternativos, podem agora estar associados a algumas responsabilidades acrescidas.

O aspeto para a 6ª casa indica a necessidade de manter uma relação justa com colegas de trabalho e subordinados , formando acordos que respeitem os direitos e interesses de todos, sobretudo se for o caso de ser você o (a) empregador (a).

Todos os assuntos relacionados com esta casa terão um impacto muito forte na sua vida: a sua relação com o trabalho e com as pessoas que cooperam consigo, bem como a própria forma de trabalhar e de cooperar estarão em foco.  Poderá ter de assumir mais responsabilidades no trabalho sem receber qualquer recompensa extra por isso.

O Aspeto que Saturno lança para a 11ª casa, por seu lado, restringe os ganhos e atrasa  o seu recebimento, bem como dificulta a realização das ambições pessoais e desejos. Neste período o seu círculo social não terá grande eficácia em aumentar a sua influência social a menos que a sua ação beneficie o todo da sociedade.

Por outro lado, Saturno rege a 9ª casa, como referimos, e a 10ª, a casa da profissão e do estatuto social. E, durante este período, é bem provável que veja crescer os seus deveres profissionais, sobrando-lhe pouco tempo para a vida familiar e pessoal. Isso pode, no entanto, contribuir também para aumentar o seu prestígio na comunidade e na profissão.

Mais trabalho, responsabilidades para com a comunidade podem ser uma constante ao longo destes mais de dois anos do trânsito de Saturno

Porém, quando o trânsito terminar , a sua reputação será reconhecida, se entretanto desempenhar o seu papel trabalhando  de forma incansável para «servir  sociedade». Mas será pouco provável que aumente a conta bancária durante este período.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo e também inimigo de Vénus , regente do sue Ascendente.

O trânsito por este Nakshatra pode, no entanto, dar resultados  positivos na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses. Evite ser demasiado rígido (a) nas opiniões, quando interage com pessoas que têm ideias diferentes, pois isso  pode trazer dissabores.

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana  que tem a regência da Lua.  Esta sofre também a inimizade de Saturno e de Vénus . Neste período, uma das preocupações maiores pode ser a reputação, o que os outros dizem de si Evite ser obsessivo (a) nesta área.

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa , trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo para Saturno mas neutro em relação a Vénus. O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022 , no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

Durante este período os assuntos ligados à carreira e profissão serão mais proeminentes.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha é favorável ás ambições pessoais, indicando grande capacidade para lutar pelos objetivos pessoais.

É um período principalmente favorável para os que têm atividade de investigação científica, advogados, para os que trabalham na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia pois a energia deste Nakshatra apresenta alguns desafios nessa área.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta