Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Virgem

mulheres a estudar

Neste artigo vamos descrever os efeitos  gerais do trânsito de Saturno em 2020-23 para o Ascendente Virgem.

Pode ler um artigo sobre os significados gerais deste trânsito de Saturno aqui.

Trânsito de Saturno em Capricórnio – Ascendente Virgem

Neste novo trânsito, Saturno vai transitar pela 5ª casa. Saturno tem uma relação de amizade com Mercúrio, o regente do seu Ascendente, o que torna este trânsito menos pesado.

A 5ª casa significa  a inteligência, as  emoções, a criatividade e a imaginação, o discernimento e a capacidade de discriminação, os talentos intelectuais, a memória, a inteligência criativa, o  nível de educação, a felicidade emocional, o  romance, o  amor,  o (a) amante.

Significa igualmente ganhos de investimentos especulativos e jogos de sorte, capacidades de organização, sucesso, filhos, crianças, conhecimento, sabedoria, educação/aprendizagem superior, inclinações, objetivos espirituais, discípulos e estudantes, devoção, amuletos, recursos e méritos que trazemos  sob a forma de  karma anterior, futuro, digestão, entretenimento, objetivos criativos e de lazer, as boas ações que deram créditos em vidas  passadas, romance por prazer, em oposição ao casamento como compromisso.

E, ao longo deste trânsito, Saturno vai  ter impacto nestas áreas, podendo indicar  dificuldades e atrasos. Embora tenda a reduzir a expressão da criatividade intelectual e apresentar menos oportunidades para que possa brilhar e termos pessoais, o estado dignificado permite que essa ação seja menos notória.

Para o Ascendente Virgem, que gosta de organização, de estrutura e disciplina, a ação de Saturno nesta casa em termos intelectuais pode ter alguns efeitos positivos  ao ajudar a organização do pensamento e das ideias.

Mas, se tem filhos, este trânsito afeta a capacidade de expressão da inteligência e criatividade destes. A sua inteligência e criatividade são oprimidas com a imposição de formas de pensamento estruturadas e pré-definidas, que não admitem que se salientem perante outros.

As suas competências intelectuais, de comunicação, de investigação, (bem como as dos filhos, se existirem) não serão muito  reconhecidas nem apreciadas neste período  nem o trabalho cientifico ou académico individual  pois Saturno gosta da uniformidade social  e não permite a expressão de «desvios»  individuais, mesmo que sejam de génio.

Assim, para os que são ainda estudantes, podem agora confrontar-se  com professores ou examinadores que impõem uma aprendizagem standard, de «modelo único», não permitindo que pense por si mesmo (a) ou tenha as suas próprias ideias.

Na verdade, Saturno procura regulamentar todas as atividades, incluindo a criatividade, não permitindo que os indivíduos possam desviar-se das regras e da conformidade com estas.

Se tem tentado ter filhos, este não é um período favorável para isso acontecer, antes pelo contrário. A 5ª casa, cuja regência natural é do Sol, indica com clareza a grande inimizade entre o Sol e Saturno, cuja natureza é oposta à da criatividade e brilho individual do Sol.

Para os que têm alguma atividade social ou profissional de relação com o público, este é um período em que as oportunidades de obter o reconhecimento deste são menores.

Este não será também um período muito favorável para investir financeiramente nem para jogar, podendo indicar obstáculos diversos, atrasos no recebimento dos lucros ou mesmo perdas, a menos que Saturno esteja excecionalmente bem colocado na posição natal.

Na vida amorosa, Saturno faz desaparecer a espontaneidade dos relacionamentos, podendo mesmo indicar alguns deveres e responsabilidades acrescidos em relação aos parceiros amorosos (ou em relação aos filhos). Neste período, prevalece o caráter prático dos relacionamentos em detrimento dos aspetos românticos.

Todas as formas de diversão e de lazer sofrem a pressão de Saturno, cuja frieza orienta mais para o cumprimento de deveres e obrigações do que para atividades de prazer. Assim, os passatempos habituais transformam-se em rotinas, quase uma «obrigação» que se faz por hábito, em vez de aliviarem o cansaço do quotidiano.

Ao mesmo tempo que transita pela 5ª casa, Saturno estará em aspeto com a, a e a 11ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência e sofrerão alguma  pressão restritiva de Saturno.

O aspeto para a 2ª casa  mostra que este trânsito também vai mexer com a sua vida profissional , com a aquisição de riqueza e a sua acumulação e com os negócios, bem como com a vida familiar.

Poupar pode ser algo que tentará fazer com afinco mas poderá levar mais tempo a acumular riqueza do que é habitual.  Por alguma razão pode ter menos dinheiro agora, podendo haver atrasos no seu recebimento.

O aspeto para a 7ª casa pode indicar deveres acrescidos em relação ao cônjuge e/ou outros parceiros. A relação com estes pode ser mais distante mas, ainda assim, será menos provável separar-se destes. Os lucros nos negócios, quando existem, tendem a ser mais escassos.

O aspeto para a 11ª casa é outro indicador que não favorece os ganhos extra de rendimentos alternativos. Pode não afetar negativamente as amizades leais de há longo tempo mas não ajuda a obter mais rendimento, a não ser que Saturno esteja forte na posição natal.

O envolvimento com instituições ou grupos ligados a causas sociais pode, no entanto, ser bastante favorável agora.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo.  O trânsito por este Nakshatra pode dar bons resultados na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses.

Neste período será aconselhável disciplinar a sua tendência para criticar as ideias de outros, bem como apresentar-se como «dono (a) da verdade» , o que pode desencadear conflitos fáceis com os outros (e evitáveis, com algum controlo).

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana com regência da Lua que sofre também a inimizade de Saturno e de Mercúrio, o regente do Ascendente.

Neste período pode haver considerável stress pois a sua preocupação com a imagem que os outros têm de si  e da sua inteligência, capacidades, dos filhos, etc., torna-se muito forte  e mesmo obsessiva, dando-lhe pouca paz mental.

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa , trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo. O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022 , no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha é favorável para as ambições pessoais, indicando grande capacidade para lutar pelos objetivos pessoais. Mas pode indicar igualmente  mais deveres profissionais e mais trabalho,  não necessariamente acompanhados de  recompensa material.

É um período principalmente favorável para os que têm atividade de investigação científica, para os advogados, os que trabalham na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia durante o trânsito de Saturno 2020-23 para o Ascendente Virgem  pois a energia do Nakshatra é desafiadora para esta área de vida.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta