Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Aquário

pessoa em paisagem isolada

pessoa em paisagem isolada

Neste artigo falamos dos efeitos do trânsito de Saturno em 2020-23 para o Ascendente Aquário.

Pode ler um artigo sobre os efeitos do trânsito de Saturno no signo Aquário aqui.

Trânsito de Saturno em Capricórnio- Ascendente Aquário

Para o Ascendente Aquário Saturno transita na 12ª casa, no próprio signo.

A 12ª casa é uma casa que significa despesas, perdas, gastos com caridade, o  fim da vida, o exílio, a  vida em terras estrangeiras, obstruções na vida, separação da família, extravio, retirada do mundo, transcendência, iluminação, reclusão, aprisionamento, hospitalização, prazeres da cama, sono profundo, trabalhos nos bastidores ou trabalho secreto, trabalho num hospital, asilo ou prisão, quartel militar ou mosteiro, más ações, miséria, viagens, olho esquerdo.

A 12ª casa Indica os nossos gastos e aquilo que está para além do nosso controlo; representa a espiritualidade, a ausência de necessidades materiais ,a  residência no estrangeiro; refere-se a tudo o que temos que fazer solitariamente, como pesquisa, meditação, leitura, isolamento, aprisionamento, limitações, incapacidade de comunicar, perdas financeiras, inimigos secretos, tendências autodestrutivas, vícios/dependências.

Este trânsito poderá gerar sentimentos de isolamento interior, muitas vezes o sentimento de estar preso(a) a certas condições e limitações que não escolheu, ao mesmo tempo que não consegue encontrar conforto  através da espiritualidade.

Este é um período em que pode ter de enfrentar alguns  fantasmas do passado, ao mesmo tempo que sente o desencanto da falta de liberdade para escolher o que acontece na sua vida.

Por vezes aparecem fobias, associadas ao medo do desconhecido, do que não é palpável e materialmente tangível. Há tendência para se isolar da família  e o sono pode ser pouco descansado neste período. Por vezes, os sonhos causam sobressaltos.

Este trânsito é mais difícil de experienciar em termos subjetivos porque Saturno torna a pessoa incapaz de encontrar conforto em sentimentos internos de esperança, dificultando a imaginação de que a sua situação mudará.

Uma espécie de «medo do mundo»  pode surgir e as viagens são evitadas, com receio de que algo «de mau» possa acontecer.

Os efeitos deste trânsito são, deste modo, essencialmente psicológicos, resultantes do facto de as emoções profundas sofrerem uma espécie de «congelamento» no qual não há lugar para a esperança ou a fé mas apenas para a lógica e «a realidade», que tende a ser vista de forma pouco otimista.

Para os que trabalham no seio de uma instituição ou organização que lida com pessoas confinadas, doentes, velhos etc., este pode ser um período intenso no qual trabalham arduamente para ajudar outras pessoas , sejam estas prisioneiras, doentes, sem abrigo, etc..

Apesar de este envolvimento não aumentar a felicidade subjetiva, acaba por ter efeitos psicológicos positivos porque lhe dá um sentimento interno de «fazer o bem». Por isso, se sentir, durante este trânsito, que está a ficar demasiado pessimista, opte por fazer algum tipo de voluntariado social. Pode fazer maravilhas pelo seu bem -estar psicológico, além de, obviamente, ajudar outros.

Quando Saturno transita por um signo, o seu trânsito também afeta a área da outra casa que rege, neste caso, o Ascendente. Ora, a 1ª casa contém o signo mooltrikona de Saturno, por isso, todos os aspetos da sua vida, incluindo a dimensão física, são afetados por este trânsito.

A boa notícia é que Saturno está dignificado no próprio signo por isso, de acordo com as configurações do seu mapa natal, poderá ser favorável para melhorar a sua posição social e profissional, para lhe permitir ascender a algum cargo de liderança, com prestígio social.

Por outro lado, Saturno deverá também proteger de excesso de despesas e dívidas, desde que não haja aflições no horóscopo natal ao planeta e às casas referidas.

Ao mesmo tempo que transita pela 12ª casa, Saturno estará em aspeto com a  2ª , 6ª e 9ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência.

A 2ª casa é a casa do desenvolvimento de todos os tipos de recursos, incluindo as competências ou aspetos do seu ser que são necessários para desempenhar a sua missão no mundo. Dá-lhe também disciplina, tendência para lidar de forma conservadora com a área financeira e também uma boa dose de «forretice» que pode ser útil no período.

O aspeto para a  6ª casa  reforça o serviço como uma componente importante deste trânsito, de que falámos antes. O envolvimento em causa humanitárias ou em ativismo de luta pelos direitos podem ser-lhe agora favoráveis. A sua abordagem será disciplinada e muito prática, podendo alcançar bons resultados.

Por outro lado, poderá ter de trabalhar mais neste período, sem receber grandes recompensas materiais ou o agradecimento de quem recebe os benefícios. Mas Saturno protege dos inimigos e oponentes e também indica, em geral, boa saúde , a menos que sofra aflição no horóscopo natal.

Já o aspeto para a 9ª casa, uma casa de sorte e com afinidade natural com o signo Sagitário, pode indicar uma falta de afinidade com a dimensão espiritual pois você resistirá  a receber «verdades de fé».

A relação com o pai ou com alguma figura de autoridade que tenha sido alvo da sua admiração até agora também pode passar por uma crise seguida de transformação. As viagens podem ser reduzidas e a sua confiança na «autoridade» de alguns «mestres ou sábios» tende igualmente a ser menor.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo.  Ainda assim, o trânsito por este Nakshatra pode dar bons resultados na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses.

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana com regência da Lua, que sofre também a inimizade de Saturno. Neste período, uma das preocupações maiores pode ser a reputação, o que os outros dizem de si.

Este foco no «diz que diz» pode ser superado  se se envolver no desempenho de funções sociais.  A  família é também  uma prioridade importante.

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa, trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo. O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022, no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha  e pelo Ascendente é favorável ás ambições pessoais, indicando grande capacidade para lutar pelos objetivos pessoais.

É um período principalmente favorável para os que têm atividade de investigação científica, advogados, para os que trabalham na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia pois a energia deste Nakshatra apresenta alguns desafios nessa área.

Relacionados

Deixe um comentário a sua opinião conta