Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Peixes

amigos a trabalhar juntos

Neste artigo descrevemos os efeitos do trânsito de Saturno 2020-23 para o Ascendente Peixes.

Pode ler um artigo sobre os efeitos do trânsito de Saturno em Peixes aqui.

Trânsito de Saturno em Capricórnio- Ascendente Peixes

Saturno vai transitar pela 11ª casa , estando dignificado no próprio signo. O problema é que, se é verdade que a 11ª casa é a casa do aumento dos rendimentos, a 12ª, das perdas também tem regência do Saturno, o que pode indicar dificuldade em manter o que se ganha.

A 11ª casa  significa rendimentos, prosperidade, ganhos e proveitos, amigos, irmãos mais velhos, esperanças e aspirações e o seu preenchimento, autorrealização, boas notícias, resultado das capacidades, mostra como nos relacionamos com grupos de pessoas, os nossos amigos, a participação na comunidade, o que ganhamos no nosso trabalho, os benefícios adquiridos pela nossa posição;

Significa  as esperanças, objetivos e capacidades para realizar as nossas ambições e desejos,  a nossa  popularidade. Saturno nesta casa ajudará ,sem dúvida, a desenvolver um sentido de realismo em relação às esperanças e ambições. Afastará as ilusões ligadas a projetos impossíveis de realizar e, com isso, a sua ação será benéfica no sentido em que ajudará a estabelecer objetivos viáveis  e realizáveis.

Mas tornará mais lento o fluxo dos ganhos e rendimentos, que podem sofrer atrasos e algumas obstruções. Mas, à partida, a sua ação será positiva pois esta é uma casa upachaya na qual os planetas maléficos como Saturno dão bons resultados, embora depois de obrigarem a algum esforço e superação de obstáculos.

Este é um trânsito excelente para os que se dedicam a cuidar dos investimentos dos outros. Não só estes serão bem feitos mas também serão justos, assegurando a distribuição igualitária da riqueza disponível.

Se trabalha em alguma instituição e trata da área financeira, o modo como a gere  trará bons retornos, embora privilegie métodos conservadores e poderá trazer benefícios para todos. A imparcialidade e competência que revela na gestão dos assuntos financeiros merece o reconhecimento por parte dos outros.

Se esta não é a área em que habitualmente trabalha, ainda assim pode ver-se envolvido (a) em lidar com os recursos de algum grupo de que faz parte ou da família. E em todas essas situações recebe o reconhecimento da sua competência.

Neste período é provável que mantenha apenas um círculo pequeno de amizades, normalmente as mais fiéis que conserva desde longo tempo. A sua disposição durante este período não é para «amizades ligeiras» ou de ocasião até porque tende a adotar uma postura mais «séria» e reservada, com a presença de Saturno nesta casa.

Preocupações acrescidas quanto à sua reputação social, quanto à realização dos desejos e ambições, são também bastante prováveis. Você tende a recear que o que conseguiu realizar até hoje possa ser-lhe tirado, até porque teve de desenvolver trabalho árduo e superar obstáculos para alcançar a posição atual. Confiará pouco nas amizades para lhe dar apoio, não confiando que este possa ser-lhe muito útil agora, pelo menos em termos sociais e profissionais.

Entretanto, uma das lições de Saturno neste trânsito poderá bem ser a necessidade de desenvolver amizades «não instrumentais», isto é, as que são usadas para aumentar a sua influência social, como tende a ser o caso consigo. E será provavelmente testado (a) neste aspeto.

A partir da 11ª casa, Saturno lança aspeto para o Ascendente, para a 5ª casa e  para a 8ª casa: ao lançar aspeto para o Ascendente, Saturno ajuda a  redefinir o  propósito de vida, não a partir dos sonhos da juventude ou das ilusões da adolescência, mais ou menos vagas, mas a partir de uma consciência clara do que é realmente viável e do que não é.

Trata-se de «descer à realidade», deixar o plano da utopia e perceber que há uma diferença entre o que se gostaria de realizar e o que se pode realmente realizar e está ao nosso alcance. Este realismo pode ajudá-lo (a) a focar-se em objetivos mais realistas e, com isso, aumentar as perspetivas de sucesso.

No aspeto que lança para a 5ª casa, Saturno pode dificultar o seu desejo de ter filhos agora se for esse o seu caso. Pode atrasar a realização de exames académicos, reduzir os ganhos pessoais no jogo ou investimentos de risco, e pode trazer alguma nova responsabilidade em relação aos filhos, ou indicar alguns problemas relacionados com estes.

Os relacionamentos amorosos podem ter agora um cunho mais de companheirismo do que de paixão  ou romance. A Lealdade e a amizade serão, pelo menos, privilegiados agora.

Pelo aspeto que lança para a 8ª casa, Saturno pode impedir ou atrasar processos de doença, protegendo assim a saúde. Mas não será favorável a segredos ou à manutenção de coisas escondidas, sobretudo no que se refere aos recursos partilhados com parceiros (incluindo o cônjuge). Do mesmo modo, não é a melhor altura para esconder rendimentos do fisco.

Quando Saturno está bem colocado , não é de excluir a possibilidade de poder receber «dinheiro não ganho» de herança ou indemnização.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo (mas amigo de Júpiter, o regente do Ascendente).

O trânsito por este Nakshatra pode dar bons resultados na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses.

Deverá fazer um esforço para não ser rígido(a) nas opiniões nem demasiado apaixonado (a) na defesa de ideias que não são aceites pela maioria, pois isso pode trazer-lhe problemas e até, em caso extremo, algum tipo de perseguição.

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana com regência da Lua que sofre também a inimizade de Saturno (mas tem relação de amizade com Júpiter).

Neste período, deverá fazer algum esforço para não reagir exageradamente  à preocupação sobre  o que os outros dizem de si. Durante este trânsito pode encontrar satisfação na  realização de funções sociais e pode encontrar conforto na vida em família.

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa , trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo de Saturno mas amigo de Júpiter.

O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022 , no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha  aconselha alguma prudência nos gastos e despesas em geral para evitar perdas.

Este é  um período principalmente favorável para os que têm atividade de investigação científica, advogados, para os que trabalham na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia pois a energia deste Nakshatra apresenta alguns desafios nessa área.

Relacionados

Leave a Comment