Trânsito Saturno 2020-23 Ascendente Sagitário

mulher a estudar e a escrever

Descrevemos no artigo de hoje os efeitos do trânsito de Saturno 2020-23 para o Ascendente Sagitário.

Pode ler um artigo sobre os significados do trânsito de Saturno no signo Capricórnio aqui.

Trânsito de Saturno em Capricórnio- Ascendente Sagitário

Durante este trânsito Saturno vai transitar pela 2ª casa do horóscopo.

A 2ª casa é uma casa que significa  a família, a educação primária, competências, aquisições, riqueza e status financeiro, modo de ganhar a vida (pelo trabalho e esforço) e  o modo como se gasta dinheiro; a alimentação , o filho varão, a posição profissional, o cônjuge, o segundo casamento;

A  posse de dinheiro, pedras e metais preciosos, prosperidade, propriedades móveis, fala, visão (olho direito); relação com a verdade (tendência para falar verdade ou dizer mentiras); indulgência com apetites e comidas de que se gosta; capacidade de aprendizagem, experiências da primeira infância, qualidade do nosso discurso, modo como se aprende; governa a verdade e a imaginação .

Qualquer destes significados pode ser ativado pelo trânsito de Saturno, provocando a tendência para a contração , limitação  e restrição nestas áreas de vida.

Sendo um significador de contração, uma das áreas em que provavelmente vai sentir os efeitos deste trânsito é no dinheiro disponível . Durante este período a acumulação de riqueza pode ainda fazer-se mas a um ritmo muito mais lento do que tem acontecido. Pode sentir que tem menos dinheiro do que o suficiente para fazer tudo o que gostaria.

Isso não significa que vai ficar, necessariamente, pobre mas o «excedente» que costuma poupar pode, efetivamente, ser reduzido, devido a alguma razão que pode surgir durante o trânsito.

Poderá também ter de trabalhar mais  para conseguir acumular o mesmo montante  de outros momentos anteriores. Os investimentos financeiros  não darão resultados visíveis de repente por isso, se investir, faça-o a longo prazo.  Pelo lado positivo, esses ganhos poderão ser duradouros.

Durante este trânsito deve cuidar da saúde da boca pois problemas dentários ou nas gengivas podem aparecer.

Saturno indica um estilo mais «sério» do que é habitual no seu signo Ascendente mas não reduz a dedicação à família. Há apenas mais contenção no «estilo» de se relacionar, com menos expansividade do que é hábito.

Um outro efeito positivo deste trânsito é a disciplina e dedicação ao estudo e à formação de competências neste período. Assim, para os que ainda estão a estudar, o período é de mais empenho e esforço aplicado nessa área.

Ao mesmo tempo que transita pela 2ª casa, Saturno estará em aspeto com a  4ª , a 8ª e com a 11ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 11ª casa, relacionada com os ganhos e rendimentos e também com a realização dos sonhos e ambições, acentua os significados financeiros deste trânsito, pois a 2ª e a 11ª casas são casas de dinheiro e de posses, tanto materiais como  de outro tipo.

Assim, é de esperar que, ao longo deste período de mais de dois anos , você se confronte com os resultados do  esforço que realizou no mundo e  a satisfação (ou falta dela) que isso lhe traz.

A posição no signo Capricórnio favorece a aquisição de rendimentos através do trabalho persistente e da disciplina (bem como do esforço de poupança). Mas não espere ganhos imediatos nem muito significativos, embora esses ganhos possam, de facto, existir.

Ao lançar aspeto para a 4ª casa, Saturno faz vacilar as fundações da sua vida,  tanto familiar como pessoal. O seu sentido de segurança pode mudar, pode deixar de  ser  ter uma conta bancária recheada para passar a ser ter uma família capaz de lhe trazer preenchimento emocional e a partilha da sua vida; ou prosseguir com a sua educação para desenvolver facetas do seu ser que estavam enterradas sem nunca terem visto a luz do dia; ou dar um uso melhor  aos conhecimentos e à sua inteligência.

O conceito de família, a mãe, as obrigações familiares, tudo isso pode agora surgir ao de cima, acompanhado de muitas memórias relacionadas com experiências do passado que voltam ao presente para serem enfrentadas e reformuladas, ao mesmo tempo que novas responsabilidades familiares podem surgir.

O aspeto para a 8ª casa tem o efeito de ajudar a manter a sua saúde e também pode proteger os relacionamentos, no sentido de que Saturno faz com que os relacionamentos, incluindo o conjugal, se mantenham, independentemente de serem ou não felizes.

Este será também um bom período para ganhar disciplina no comer e no beber. Saturn leva a ser mais frugal na alimentação, ajudando desse modo a equilibrar a ação de Júpiter em 2019-20, a transitar pelo Ascendente e que causa aumento de peso.

Os recursos partilhados e o dinheiro do parceiro podem agora sofrer uma redução por algum motivo. Em caso de rutura em alguma parceria (incluindo de negócios) será difícil receber algum dinheiro de indemnização.

Saturno em aspeto com a 8ª casa dificulta todos os processos de transformação radical pelo que, neste período, protege de mudança bruscas, tanto na sua aparência (o que é bom, pois também adia os processos de envelhecimento) como nas outras áreas da sua vida. Assim, também não são de esperar processos traumáticos ou de mudança radical  na sua vida.

Entre 23 de janeiro de 2020  e 22 de janeiro de 2021  Saturno vai transitar pelo Nakshatra de Uttara Ashada que tem regência do Sol, seu inimigo. Mas o Sol é amigo de Júpiter, o regente do Ascendente.

m O trânsito por este Nakshatra pode dar bons resultados na concretização prática de todos os objetivos, desde que trabalhe em equipa e tendo em conta os interesses coletivos e não apenas os seus próprios interesses.

Neste período evite argumentar com pessoas que não partilham as suas ideias ou crenças, sobretudo não imponha os seus pontos de vista, pois isso pode trazer consequências penosas para si.

Entre 22 de janeiro 2021 e 17 de fevereiro de 2022 Saturno transita pelo Nakshatra de Shravana com regência da Lua que sofre também a inimizade de Saturno (mas tem a amizade de Júpiter). Neste período, uma das preocupações maiores pode ser a reputação, o que os outros dizem de si.

Faça um esforço para se abstrair do «que se diz»  e foque a sua atenção no desempenho de  funções sociais e na vida em família, que podem dar-lhe satisfação.

Durante o trânsito pelo 2º pada, que é um pushkara navamsa , trânsito que se efetuará por duas vezes devido ao movimento retrógrado de Saturno- entre 21 de janeiro e19 de fevereiro de 2021 e 7 de novembro e 21 de dezembro do mesmo ano, é mais fácil alcançar fama, sucesso e reconhecimento, além de outros ganhos materiais.

A partir do dia 17 de fevereiro de 2022 Saturno transitará pelo Nakshatra Dhanistha. Este Nakshatra tem regência de Marte, outro planeta inimigo de Saturno mas amigo de Júpiter.

O trânsito por este Nakshatra faz-se apenas pelos dois primeiros padas com a exceção do período entre 29 de abril e 12 de julho de 2022 , no qual Saturno transita pelo 3º pada pois, nesse período, transita nos dois primeiros graus do signo Aquário.

O período em que transita pelo Nakshatra Danistha é favorável às ambições pessoais, indicando grande capacidade para lutar pelos objetivos pessoais.

É um período principalmente favorável para os que têm atividade de investigação científica, para advogados, para os que trabalham na indústria do entretenimento, da comunicação e dos media, atividade desportiva ou política, para os que têm uma carreira na música, atividade literária, etc.

A vida familiar, no entanto, deve ser levada com diplomacia pois a energia deste Nakshatra apresenta alguns desafios nessa área.

Relacionados

Leave a Comment