Grande conjunção Júpiter Saturno 2020

planeta Saturno

Neste artigo falamos da grande conjunção , como é conhecida a conjunção Júpiter Saturno que ocorre este ano de 2020 e dos seus efeitos no mundo e no plano pessoal.

A conjunção  de Júpiter e Saturno , que ocorre a cada 20 anos, é considerada da maior importância na Astrologia Mundial, um ramo especializado da Astrologia que se relaciona com os eventos que mudam a História, a História de um país, a história mundial. Trata-se de estudar, a um nível coletivo, os ciclos de mudança e o tipo de eventos que estão na origem dessas mudanças.

Ao longo da História, esta conjunção tem coincidido com mudanças bruscas que mudam o curso das vidas de um povo. Na sociedade atual, referida por muitos como uma «sociedade global», na qual o que acontece num país de grande dimensão política e económica afeta todo o mundo, podemos considerar que os eventos que ocorrem durante esta conjunção, afetam o mundo todo.

A Astrologia Mundial desenvolve previsões para os países com base na grande conjunção Júpiter /Saturno  e outros fenómenos como os eclipses  que se dão em  certos pontos sensíveis do horóscopo de cada país.

O ciclo Júpiter Saturno marca ciclos importantes, formados pelo momento em que  se forma a conjunção , a cada 20 anos, e quando se a forma oposição, dez anos depois da conjunção. A cada 200 anos, esta conjunção muda de elemento (Terra, Ar, Fogo, Água).

Por curiosidade diga-se que, segundo os astrólogos que se dedicam a este ramo da Astrologia, tem acontecido na História dos Estados Unidos da América que, quando a conjunção coincide com a eleição de um presidente e calha num signo de Terra, o presidente eleito morre no cargo, quase sempre por assassinato. Assim parece ter  acontecido, desde A. Lincoln.

No ano de 2020 há em novembro uma eleição presidencial naquele país, dando-se a conjunção exata em Dezembro. Segundo  o Zodíaco Sideral, ela dar-se-á no signo de Terra Capricórnio mas, segundo a astrologia que segue o Zodíaco Tropical , dar-se-á no início do signo Aquário, um signo de Ar.

Os mesmos autores afirmam que, quando a grande conjunção ocorre num signo que não é de terra, pode haver perigo de vida para o presidente mas este não morre. Fica a curiosidade para os que se interessam por  testar estas previsões.

Como referimos, Saturno e Júpiter  formarão uma conjunção exata no dia  21 de dezembro 2020  a 6º 21’ do signo Capricórnio ( Zodíaco Sideral).

Porém, antes disso, Júpiter em trânsito entra no signo Capricórnio no dia 29 de março de 2020 , transitando no 1º pada do Nakshatra de Uttara Ashada, ficando em conjunção com Saturno, que por sua vez transita pelo 3º pada do mesmo Nakshatra.

Saturno, que é também o dispositor de Júpiter, dá excelentes resultados em ambos os padas (2º e 3º) promovendo o trabalho em equipa, a organização e cumprimento de deveres e obrigações, o sucesso em empreendimentos que implicam competição, ambição, desejo de aumentar os ganhos.

Promove também uma forte consciência social.  Saturno dá melhores resultados do que Júpiter neste pada, pois Júpiter pode inclinar para alguma rigidez nas ideias, particularmente religiosas ou ideológicas. Mas este será um trânsito favorável para acumular bens de todos os tipos, tanto materiais como não materiais.

No dia 30 de junho Júpiter regressa ao signo Sagitário, ficando retrógrado neste signo por algum tempo até entrar em movimento direto novamente e entrar no signo Capricórnio para mais um trânsito anual. Neste período, Júpiter pode dar resultados menos  estáveis.

No ano de 2021 Júpiter e Capricórnio manter-se-ão  em conjunção, com um breve interregno de Júpiter, que entra no signo Aquário  em abril de 2021, mantendo-se aí até 14 de setembro do mesmo ano.  Os efeitos desta grande conjunção serão mais visíveis no ano de 2021.

Compreensivelmente, os efeitos desta grande conjunção far-se-ão notar de acordo com a casa do horóscopo em que «cai» a conjunção, com  o estatuto funcional  dos dois planetas para cada pessoa, com os aspetos  formados com outros planetas natais e, na Astrologia Jyotish, de acordo com o dasa e antardasa que a pessoa está a atravessar.

Na Astrologia Jyotish há também um método quantitativo usado para analisar os efeitos do trânsito de cada planeta pelas casas do horóscopo.

Assim, é essencial ver no horóscopo individual, os pontos ashtakvarga que cada planeta dá no signo Capricórnio,  para ver os efeitos que o trânsito terá na casa específica do trânsito da conjunção.

A aplicação deste método considera assim um outro fator que é a força de cada planeta nos vários  signos para cada pessoa em particular.

Saber isto é algo muito fácil de alcançar. Tudo o que precisa de fazer é usar o software gratuito Jaganatha Hora, colocar os seus dados usando instruções que demos anteriormente  e escolher, depois, quando tiver sido feito o cálculo do horóscopo, no menu superior «strengths» (há que saber inglês para usar o software). Quando abre uma nova página, é só clicar num botão em baixo da página que diz Ashtakvarga.

Aí encontra a pontuação específica para o seu horóscopo, de todas as casas do horóscopo e de cada planeta em cada um dos signos. Os signos não estão representados, terá se conhecer a ordem dos mesmos no formato de carta usado.

Quanto maior for o número de pontos dos planetas num signo (3 é o mínimo para dar efeitos positivos; 5 e 6 é muito bom) melhores serão os efeitos do trânsito da conjunção. Saturno é o planeta que deverá ter pontuação superior para melhores resultados pois é o dispositor.

Os efeitos, positivos ou negativos, vão fazer-se sentir na área de vida representada pela casa do horóscopo em que se dá a conjunção, pelo significado específico de Júpiter e Saturno no horóscopo individual, tendo em conta as características do Nakshatra Uttara Ashada e os padas em que estarão os planetas.

De modo geral temos de ter em conta que, no signo de Capricórnio, as obrigações sociais, os  deveres, compromissos para com a sociedade, o disponibilizar-se a fazer sacrifícios, se necessário, pela sociedade, estão sempre em cima da mesa.

Com a presença de Júpiter, vemos  surgir entusiasmo, novos ideais, esperança, inspiração,  o desejo de progresso, vontade mudança.

Por outro lado, Saturno  marca  o sentido do dever, a competitividade, a capacidade de sacrifício para que uma nova organização possa surgir e materializar-se no mundo. Sendo um signo de Terra, pode haver alguns efeitos pesados a atravessar antes de criar uma nova ordem social.

Porém, esta grande conjunção não traz nenhuma catástrofe anunciada. Ela indica um novo ciclo mundial no qual novos modos de atuar e de viver serão organizados de forma a garantir mais consciência social e o comportamento de Saturno é bastante positivo no ano de 2020.

Já Júpiter está debilitado, o que significa que pode atuar de forma menos construtiva. Porém, os seus efeitos  dependem de ter uma boa pontuação Ashtakvarga no signo Capricórnio para o horóscopo individual e do período dasa/antardasa que está atravessar.

Relacionados

2 Thoughts to “Grande conjunção Júpiter Saturno 2020”

  1. Nossa o blog de você é muito bom.

    Vocês oferecem curso de astrologia védica?

    1. Neste site e num outro site https://aprendizdeastrologia.com ensinamos gratuitamente as técnicas e análise e interpretação do horóscopo.

Leave a Comment