Personalidade Básica Ascendente Gémeos Lua Virgem Sol Sagitário

homem jovem em pose sorridente

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Gémeos Lua Virgem Sol Sagitário a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Ar, Terra e Fogo.

Uma vez que esta personalidade básica tem dois dos seus elementos com regência de Mercúrio, um planeta neutro e que costuma assumir as qualidades- positivas ou negativas- dos planetas com os quais forma aspeto, é de toda a importância analisar a sua condição e força no horóscopo.

Outro fator incontornável é que esta personalidade contém dois signos opostos- Gémeos e Sagitário– e este aspeto deve igualmente ser tido em consideração.

O Ascendente no signo Gémeos produz uma personalidade que vive no plano mental e da comunicação. Para estas pessoas, é real aquilo que pode ser narrado, descrito, contado.

Assim, estas pessoas sentem o ímpeto de se ligar aos outros através de alguma forma de comunicação: antes de mais dialogando, falando e escrevendo  mas também, em alguns casos, através da música, dança, mímica, da  representação dramática.

São inteligentes, curiosas, sempre atentas ao que se passa à sua volta e precisa de ser traduzido sob a forma de palavras e conceitos. A perceção do mundo, dos outros e de si próprios faz-se através do pensamento, do raciocínio, da análise lógica.

Mas estas pessoas são antes de mais sensíveis àquilo a que uns chamam de «a espuma dos dias», isto é, à informação mais atual, ao «que se passa» à sua volta e que é atual num minuto e rapidamente fica ultrapassado por novos eventos e nova informação.

Não têm interesse pelo chamado «conhecimento intemporal» pois a sua atenção está focada no presente e é sempre o tempo presente que lhes ocupa a mente e a disposição.

Talvez por isso os outros acusem esta personalidade de ser «superficial», de mudar rapidamente de interesse etc. etc. Este não é um fator negativo, dizemos nós, é simplesmente a natureza do signo Gémeos, que tem por função ajudar a controlar o mundo em que se vive, obtenho continuamente nova informação sobre ele.

Este foco no presente e na informação faz com que estes nativos se sintam «como peixe na água» na época atual das tecnologias da informação em constante desenvolvimento.

Estão sempre «em rede», de telemóvel ou outro gadget que o permita, trocando mensagens, «comentando os últimos acontecimentos» (do país, do local de trabalho, ou da vida  das pessoas do ambiente próximo ou do conhecimento comum).

Têm uma compulsão para divulgar toda a informação disponível, o que os torna «perigosos» para quem tem alguns segredos incómodos, uma vez que, embora possam prometer «não contar» não conseguem controlar o desejo de «dizer tudo» o que sabem (e sabem geralmente mais do que os outros) e propagar rapidamente qualquer boato, «diz que disse» que seja do seu conhecimento.

Estas pessoas são facilmente reconhecíveis em qualquer encontro, festa ou evento, pois controlam nitidamente todo o processo de comunicação.

Estes nativos podem igualmente ter talento para fazer coisas com as mãos, podendo ser excelentes artesãos. Também dão os melhores vendendores, com uma capacidade de persuasão invejável. Pela mesma razão, dão excelentes oradores, professores, relações públicas, etc.

Mantêm uma aparência jovem ao longo da vida e caracterizam-se por procurar sempre a companhia de pessoas jovens, mesmo que os outros vejam isso como falta de maturidade.

A Lua no signo Virgem, o outro signo de Mercúrio, pode retirar alguma ligeireza no modo de ser da Personalidade Básica Ascendente Gémeos Lua Virgem Sol Sagitário pois a colocação da Lua neste signo tem um caráter kármico bastante forte.

Os nativos com esta posição da Lua terão de escolher entre a abordagem de «serviço» prestado aos outros de forma altruísta, vendo os seus problemas e dificuldades e procurando fazer o que está ao seu alcance para reduzir isso ou, pelo contrário, optar por explorar os outros de forma a usá-los como instrumentos para alcançar os próprios objetivos.

De uma forma ou de outra, estas pessoas já estiveram (como todos nós em algum ponto do nosso percurso, pois todos temos o signo Virgem no horóscopo) em ambos os papeis.

E é verdadeiramente fácil para o nativo de Ascendente Gémeos usar os seus talentos naturais para fazer ambas as coisas.

Cabe-lhe escolher qual dos dois caminhos quer desenvolver, sendo certo que a presença do Sol no signo Sagitário aponta para o facto de esta personalidade já ter feito a escolha de encarnar para prestar serviço, a si e aos outros pois vê a unidade da vida através da intuição de Sagitário, unidade que lhe permite compreender que abusar de outrem é abusar de si mesmo.

Como referiu o filósofo Jean Paul Sartre, «enquanto houver homens explorados  e em servidão no mundo, nenhum homem pode ser verdadeiramente livre». Este bem pode ser o mote de vida desta personalidade.

A Lua rege a 2ª casa e está colocada na 4ª casa. Esta é uma boa posição da Lua, colocada na casa natural que rege e indica que o nativo acumula riqueza a partir da mãe e da família, podendo receber a herança familiar. Pode adquirir propriedades como casas , veículos e outros bens que, por sua vez, aumentam o seu status e a ligação ás raízes familiares, à comunidade local, etc.

Esta posição pode indicar que a mãe tem um papel preponderante na vida familiar, que é harmoniosa. O nativo tem, geralmente, uma boa educação e obtém graus académicos.

A Lua está colocada na 4ª casa. Esta é a melhor colocação da Lua, na qual esta obtém  força direcional (dig Bala). Se a Lua estiver brilhante no nascimento e sem aflições, esta posição indica felicidade do nativo, uma relação próxima com a mãe, benefícios recebidos da mãe.

Esta posição beneficia igualmente a mãe, indicando que esta terá boa fortuna e uma vida longa.

A colocação da Lua na 4ª casa indica uma boa natureza do nativo, que é generoso e gosta de fazer o bem.  Indica também muitos bens, móveis e imóveis, como casas , terras, veículos, para além de ter uma vida com confortos e luxos.

A carreira, com o aspeto da Lua para a 10ª casa é igualmente favorecida, permitindo obter boa reputação e status profissional.  Estas pessoas têm também preocupações sociais, procurando desenvolver ações para reduzir os problemas coletivos.

Haverá amigas femininas que contribuirão para a  sua felicidades.

Estes nativos podem também ganhar a partir de uma profissão ligada à agricultura, quinta, arquitetura paisagística e jardinagem.

Segundo os clássicos, se a Lua está na 4ª casa mas na fase da Lua nova ou minguante escura, haverá flutuações na felicidade subjetiva do nativo, mudança frequente de residência, falta de saúde na infância e a relação com a mãe será menos favorável.

O Sol no signo Sagitário opõe-se, nesta personalidade, ao signo Gémeos do Ascendente: enquanto Sagitário representa o conhecimento intuitivo profundo e intemporal, que se obtém a partir de  uma experiência que é mais do que meramente analítica e lógica, Gémeos representa o saber efémero do que «é notícia» e se escoa rapidamente, ficando desatualizado.

O Sol no signo Sagitário indica o amor pela sabedoria, pela compreensão das causas das coisas. Representa os valores humanos mais elevados e orientados para a espiritualidade que nunca se confunde com os sistemas moras e regras da Sociedade mas cuja «raiz» vem do fundo do próprio ser, de forma intuitiva.

A «verdade» de Sagitário não é a mesma de Gémeo, situam-se em níveis muito diferentes. Porém, enquanto complementares, estes dois signos representam as duas faces da mesma «moeda»  pois ambos os tipos de informação são necessários para a condução da vida humana no planeta Terra.

Esta personalidade tem a oportunidade de descobrir isso, usando a inteligência e as suas «ferramentas» lógicas e críticas por um lado, e intuitivas de outro. Cabe-lhe escolher se opta por uma delas ou se aprende a usar ambas.

O Sol rege a 3ª casa e está colocado na 7ª casa.  Esta é uma posição que os autores clássicos consideravam não ser boa para a vida conjugal pois indica uma natureza fortemente sensual e sexualizada e  a tendência para aventuras sexuais. Terá fortes paixões de natureza sexual.

Porém, sendo a 3ª e a 7ª casa duas casas «kama» ou de desejo, isto indica, por um lado, que o nativo possui muitos desejos e tem constantemente novos desejos e que tem boas hipóteses de os concretizar.

Assim, para além de verem os seus esforços serem bem-sucedidos estas pessoas também são beneficiadas pelos irmãos , parceiros de equipa, vizinhos, etc.

O Sol está colocado na 7ª casa. Esta é considerada uma casa pouco propícia para a colocação do Sol (é a casa na qual o Sol «se põe», desaparecendo na noite). Simbolicamente, os nativos colocam no parceiro o centro de toda a sua vida.

Esta posição do Sol é igualmente conhecida por indicar casamento tardio e obstáculos à realização do casamento, mesmo quando este já está marcado. Existe, frequentemente, algum fator que opõe as famílias do nativo como outra nacionalidade outra religião ou etnia, etc.  Mas as características do cônjuge também não ajudam: este é dominador, autoritário, manipulativo. O cônjuge ou parceiro atua de forma que pode ser humilhante para o nativo. Mas esta personalidade em geral não toma a  iniciativa de abandonar a relação, sendo a outra pessoas que o faz, habitualmente.

Outros problemas que surgem na relação são as diferenças de caráter, ausência de total satisfação sexual, etc.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Gémeos Lua Virgem  Sol Sagitário tem algumas oportunidades de desenvolvimento, situando-se no plano do desenvolvimento de sabedoria e prestação de serviço, área na qual pode obter maior realização pessoal do que  através da relação conjugal, que oferece alguns desafios.

Relacionados

Leave a Comment