significados das Casas do Horóscopo 1

mulher sentada junto de relógio em cenário de escritório

Neste artigo iniciamos a descrição do significado das casas do horóscopo segundo a Astrologia horária. Nesta introdução, seguimos os princípios tradicionais da Astrologia ocidental.

Nesta descrição, o ponto de referência é a carta horária, levantada a propósito de uma questão e não a carta de nascimento.

Adotamos a estrutura das casas pares ou opostas, na descrição do significado das casas do horóscopo na astrologia horária.

1ª Casa

De modo geral, o regente do Ascendente é o fator principal que rege o querente, é o seu significador primário. No entanto, pode acontecer que o querente seja mais bem representado por um planeta colocado na 1ª casa. E, se isso suceder (após avaliação pelo astrólogo), esse planeta será considerado o fator primário de significação do querente.

Apesar da importância da Lua, esta é considerada como o significador secundário do querente (exceto, claro, quando rege o Ascendente)

A 1ª casa representa a pessoa que inicia a ação ou querente; simboliza igualmente o corpo físico do querente, o seu estado mental, estado de saúde e aparência, o local atual em que vive, as circunstâncias que o rodeiam.

Significa a cabeça e face do querente, os acidentes que atingem o querente. Numa questão sobre veículos significa os veículos e navios no mar em que se viaja. Na astrologia mundana significa «o povo»;  no que se refere ao «tempo», significa o dia de hoje.

Pode também representar a auto promoção do querente e começos, novos projetos, duração da vida, a  vida pessoal.

De forma derivada pela correlação de casas a 1ª casa significa o avô paterno e a avó materna, sobrinhas e sobrinhos , bisnetos, a casa do «resultado final» ou fim da questão da mãe (4ª a partir da 10ª) , morte de pequenos animais (8ª a partir da 6ª). Direção Este. É uma casa angular ou pivot.

Marte tem igualmente analogia com a 1ª casa, pois é o que inicia a ação, o guerreiro, alguém que avança pelo desconhecido através da sua coragem. Carneiro é o signo natural da 1ª casa.

7ª Casa

A 7ª casa, oposta à 1ª e complementar desta, representa os que estão em situação de igualdade em relação ao nativo: estão incluídos tanto os parceiros, como o cônjuge, amigos, parceiros de negócios,  os oponentes e inimigos declarados.

Significa o casamento e o divórcio; o amante, competidores, a outra parte num litígio em tribunal, ladrões; fugitivos, «envolvimento amoroso», Médico, advogado, processos judiciais, brigas, ladrões, pessoas desonestas, qualquer pessoa não identificada, o astrólogo que faz a consulta.

Também significa outras pessoas, pessoas estrangeiras, pessoas não relacionadas com o querente.

A 7ª casa também significa todo o tipo de oposições ao querente, como processos judiciais. Também representa acordos e desacordos, contratos, documentos legais cujas regras obrigam o querente.

De forma derivada pela correlação de casas, a 7ª casa representa o local de mudança de morada ou lugar de destino, quando alguém pensa em mudar do local onde vive, representa  o avô paterno, os irmãos, as crianças. A 7ª casa representa qualquer pessoa mais velha.

Vénus é o planeta que tem a regência natural da 7ª casa, pois é  a energia que é capaz de conciliar os postos. Balança é o signo natural da 7ª casa. Direção Oeste. É uma casa angular ou pivot.

2ª Casa

A 2ª casa representa bens móveis e dinheiro do querente.  Dinheiro emprestado, lucros. Significa os assistentes do querente como um advogado que o assiste no tribunal, os seus aliados, os seus recursos e rendimentos;  indica se o querente será rico ou não. Simboliza a penúria , o sentido de autoestima do querente.

Significa os ancestrais, o assistente financeiro. Significa o futuro imediato, amanhã. Nas perguntas sobre o valor das posses do querente, é esta casa que as significa (mas apenas bens móveis, as propriedades imóveis como casas e terras pertencem à 4ª casa). Comprar e vender um carro é matéria desta casa também.

Também simboliza as coisas perdidas do querente e objetos roubados. Assim, se a pergunta tem a ver com a recuperação de alguma coisa que se perdeu, a 2ª casa é aquela que representa a matéria da questão.  Esta casa tem uma ligação especial com a  Parte da Fortuna.

Simboliza a potencial riqueza ou pobreza, transações comerciais, coisas materiais que o querente deseja, ganhos do trabalho. Direção Este Nordeste.  É uma casa Sucedente.

Em sentido derivado pela correlação de casas, a 2ª casa simboliza a morte do cônjuge, a carreira dos filhos, a saúde do cunhado ou cunhada.

Vénus é o regente natural desta casa e Touro o signo  natural.

Para esta casa o significado de bens móveis e dinheiro é dominante.

8ª Casa

A casa oposta e complementar  da 2ª casa é a 8ª casa. Representa o dinheiro de outras pessoas e a sua relação com o nativo. Isto tanto significa o dinheiro do cônjuge e os lucros obtidos a partir de parcerias, como os  empréstimos bancários, hipotecas a favor do nativo (dívidas), indemnizações, etc.

Representa os recursos partilhados, cirurgia, processos de transformação, impostos, dívidas, heranças de pessoas que não os pais, investigação, pobreza, perigos, sono, sofrimento.

Tradicionalmente,  a 8ª casa rege a morte e a vida, o sexo, e a reprodução, cortes e cirurgia; lixo e esgotos, canalizações, pessoas mortas. Simboliza o oculto, violência, violação, venenos. Significa medos e ansiedade.

Derivadamente pela correlação de casas, simboliza apoio das crianças, pensão de alimentos, testamentos, legados e empréstimos, o dinheiro dos outros , o dinheiro do cônjuge e os seus bens móveis, o dinheiro do parceiro de negócios, o sentido de autoestima do parceiro.

Marte é o regente natural e Escorpião o signo que corresponde a esta casa. Direção oeste sudoeste. É uma casa Sucedente.

3ª Casa

A 3ª casa representa comunicações, aprendizagens, escrita, viagens curtas, carros e outros meios de transporte (perguntas sobre viagem não de compra ou venda),  irmãos, parentes em geral, parentes próximos , vizinhos, meios necessários para viajar (transportes e todos os meios técnicos que permitem a deslocação de mensagens e pessoas) atividade escolar,  comunicação pessoal, mensagens, cartas, livros, aconselhamento.

Simboliza a escrita e o  discurso, visitas; professores, escritores, boatos, rumores e coscuvilhice, notícias, educação primária e secundária, vizinhança e vizinhos, o ambiente imediato em que a pessoa vive. Questões sobre familiares pertencem a esta casa.

Derivadamente e por correlação de casas:  significa a educação superior do cônjuge, os filhos dos amigos, os amigos das crianças, viagens longas do cônjuge, enteados.

Mercúrio, tradicionalmente referido como «mensageiro veloz dos deuses», é o regente natural e Gémeos o signo que corresponde a esta casa. Direção norte Nordeste. É uma casa Cadente.

9ª Casa

A casa complementar e oposta da 3ª é a 9ª casa. A 9ª casa representa as viagens de longa distância (para locais e países distantes), a Lei, os advogados em geral, os estudos superiores, a religião, a filosofia, os professores, classes colegiais, publicação da nossa própria escrita.

A abordagem mais abrangente e aprofundada sobre a realidade, procedimentos legais, a diversidade de visões do mundo, radiodifusão ou transmissão mundial da informação, sonhos e profecias, a expansão de horizontes, publicadores; instituições legais como ordem de juízes ou advogados.

Simboliza cerimónias legais como a  celebração de casamento. Rituais. Valores, padrões (culturais) e regras sociais, religiosas, morais. Representa  documentos legais relacionados com países estrangeiros, visões, sonhos, adivinhação, sabedoria,  peregrinações e viagens por motivos espirituais/religiosos.

Simboliza as artes, a comunicação pública, os media, a atividade de publicação,

Derivadamente, por correlação de casas, representa netos, cunhada e cunhado.

Júpiter, o «pai dos deuses» é o planeta significador da 9ª casa e simboliza a expansão e a filantropia. Sagitário é o signo natural correspondente. Direção sul sudoeste. É uma casa Cadente.

No próximo artigo completaremos a descrição do significados dos últimos três pares de casas do horóscopo segundo a Astrologia Horária.

Relacionados

Leave a Comment