Significados das Casas do Horóscopo 2

(alt=" ")

Neste artigo continuamos a descrever os significados básicos das casas do horóscopo segundo a Astrologia Horária. Nesta introdução, seguimos os princípios tradicionais da Astrologia ocidental.

2ª Casa

A 2ª casa representa bens móveis e dinheiro do querente,  dinheiro emprestado, lucros. Significa os assistentes do querente como um advogado que o assiste no tribunal, os seus aliados, os seus recursos e rendimentos, indica se o querente será rico ou não. Simboliza a penúria, o sentido de autoestima do querente.

Significa os ancestrais, o assistente financeiro. No tempo, significa o futuro imediato, amanhã. Nas perguntas sobre o valor das posses do querente, é esta casa que a significa (mas apenas bens móveis, as propriedades como casas e terras pertencem à 4ª casa). Comprar e vender um carro é matéria desta casa também.

Também simboliza as coisas perdidas do querente e objetos roubados. Assim, se a pergunta tem a ver com a recuperação de alguma coisa que se perdeu, a 2ª casa é aquela que representa a matéria da questão.  Esta casa tem uma ligação especial com a  Parte da Fortuna.

Simboliza a potencial riqueza ou pobreza, transações comerciais, coisas materiais que o querente deseja, ganhos do trabalho. Representa a  Direção Este Nordeste. É uma Casa Sucedente.

Em sentido derivado pela correlação de casas, a 2ª casa simboliza a morte do cônjuge, a carreira dos filhos, a saúde do cunhado ou cunhada.

Vénus é o regente natural desta casa e Touro  é o signo  natural.

Para esta casa o significado de bens móveis e dinheiro é dominante.

8ª Casa

A casa oposta e complementar  da 2ª casa é a 8ª casa. Representa o dinheiro de outras pessoas e a sua relação com o nativo. Isto tanto significa o dinheiro do cônjuge, os lucros obtidos a partir de parcerias, empréstimos bancários, hipotecas a favor do nativo (dívidas), indemnizações, etc.

Representa os recursos partilhados, cirurgia, processos de transformação, impostos, dívidas, heranças de pessoas que não os pais, investigação, pobreza, perigos, sono, sofrimento.

Tradicionalmente, a 8ª casa rege a morte e a vida, o sexo e a reprodução, cortes e cirurgia, impostos; lixo e esgotos, canalizações, pessoas mortas. Simboliza o oculto, violência, violação, venenos. Significa medos e ansiedade.

Derivadamente pela correlação de casas simboliza apoio das crianças, pensão de alimentos, testamentos, legados e empréstimos, o dinheiro dos outros, o dinheiro do cônjuge e os seus bens móveis, o dinheiro do parceiro de negócios, o sentido de autoestima do parceiro.

Marte é o regente natural e Escorpião o signo que corresponde a esta casa. Representa a Direção oeste sudoeste. Casa Sucedente.

3ª Casa

A 3ª casa representa comunicações, aprendizagens, escrita, viagens curtas, carros e outros meios de transporte (perguntas sobre viagem, não de compra ou venda),  irmãos, parentes em geral, parentes próximos , vizinhos, meios necessários para viajar (transportes e todos os meios técnicos que permitem a deslocação de mensagens e pessoas) atividade escolar,  comunicação pessoal, mensagens, cartas, livros, aconselhamento.

Escrita e discurso, visitas; professores, escritores, boatos, rumores e coscuvilhice, notícias, educação primária e secundária, vizinhança e vizinhos, o ambiente imediato em que a pessoa vive. Questões sobre familiares pertencem a esta casa.

Derivadamente e por correlação de casas: representa a educação superior do cônjuge, os filhos doa amigos, os amigos das crianças, viagens longas do cônjuge, enteados.

Mercúrio, tradicionalmente referido como «mensageiro veloz dos deuses», é o regente natural e Gémeos o signo que corresponde a esta casa. Representa a Direção norte Nordeste. Casa Cadente.

9ª Casa

A casa complementar e oposta da 3ª é a 9ª casa. A 9ª casa representa as viagens de longa distância (para locais e países distantes), a Lei, os advogados em geral, os estudos superiores, a religião, a filosofia, os professores, classes colegiais, publicação da nossa própria escrita,

A 9ª casa significa a abordagem mais abrangente e aprofundada sobre a realidade, procedimentos legais, a diversidade de visões do mundo, radiodifusão ou transmissão mundial da informação, sonhos e profecias, a expansão de horizontes, publicadores; instituições legais, como ordem de juízes ou advogados.

Cerimónias legais como celebração de casamento e rituais, valores, padrões (culturais) e regras sociais, religiosas, morais. Representa  documentos legais relacionados com países estrangeiros, visões, sonhos, adivinhação, sabedoria,  peregrinações e viagens por motivos espirituais/religiosos.

Simboliza as artes, a comunicação pública, os media, a atividade de publicação.

Derivadamente, por correlação de casas  simboliza os netos, cunhada e cunhado.

Júpiter, o «pai dos deuses» é o planeta significador da 9ª casa e simboliza a expansão e a filantropia. Sagitário é o signo natural correspondente. Indica a  Direção sul sudoeste. Casa Cadente.

4ª Casa

Porque, tradicionalmente, a 4ª casa era considerada a casa do pai, na astrologia horária, mantém-se o seu significado como simbolizando o pai. Note-se que existe controvérsia entre a comunidade astrológica sobre qual das casas, a 4ª ou a 10ª simboliza o pai ou a mãe mas não entraremos aqui nessa polémica, certamente muito relacionada culturalmente com a conceção cultural patriarcal.

Damos por isso os significados tradicionais que parecem funcionar: além do pai, esta casa simboliza amos os pais,  pessoas de idade, o lar, propriedade de terras e casas, a base na qual a pessoa desenvolve a sua vida. Representa as heranças recebidas dos pais, casas, quintas, agricultura.

A 4ª casa significa a lida doméstica e os assuntos domésticos, escavar, coisas enterradas no chão (incluindo tesouros), poços, minas, campos, direitos na exploração de minas, quintas e propriedades imobiliárias, coisas extraviadas, edifícios, sepulturas, investimentos financeiros, velhice.

Simboliza também o útero e lugares seguros.

Mas um dos ignificados mais importantes para a astrologia horária, é que esta casa significa o  final da questão em análise.

Derivadamente, a 4ª casa representa os primos pelo lado da mãe, o dinheiro dos irmãos  e outros recursos dos irmãos, o emprego, a carreira ou  negócio do cônjuge.

A Lua é o corpo celeste que rege naturalmente a 4ª casa e o signo natural é Caranguejo.

O significado de «final da matéria» é o mais importante para esta casa na astrologia horária. Indica a  Direção norte. É uma Casa angular ou pivot.

A Lua tem uma natureza mutável , representando, por isso, as influências passageiras, os níveis flutuantes de humor, o povo e o público em termos gerais, as mudanças e flutuações, as viagens.

10ª Casa

A casa oposta e complementar da 4ª, é a 10ª casa. Tradicionalmente, como referido para a casa anterior, esta foi considerada a casa da mãe. Embora muitos não concordem com esta categorização (estamos incluídos nestes) tradicionalmente, na astrologia horária, mantém-se esta caracterização.

A 10ª casa simboliza a carreira e a vocação ou chamamento, emprego de carreira, a posição pública da pessoa e a sua reputação, as honras que recebe, os cargos públicos que a pessoa desempenha, o sucesso que consegue alcançar.  Pode ser usada para significar a propriedade do parceiro ou do oponente.

Simboliza o rei , o presidente, o CEO , a autoridade, os superiores, o juiz no tribunal, o patrão, honra, prestígio, fama, reputação. Representa o governo e os oficiais do governo, os oficiais que obrigam a cumprir a lei, a promoção na carreira, sucesso e vitória no jogo ou no campo de batalha.

Simboliza a fortuna, o sucesso, a glória, o ambiente, o tempo (clima).

Derivadamente significa a morte dos irmãos e a saúde/doença dos filhos do querente.

Saturno, o planeta que simboliza ambição, disciplina, mas também perda, limitação, o confronto com a realidade (e a diferença entre o que se sonha alcançar e o que se alcança efetivamente) é o planeta natural que rege a 10ª casa e Capricórnio é o signo natural correspondente. Simboliza a Direção Sul. É uma Casa angular ou pivot.

5ª Casa

A 5ª casa é a casa das crianças e dos filhos,  significa as mulheres, luxo,  criatividade, especulação, jogo e iniciativas de risco (sorte e azar) e de todas as formas de diversão e prazer sem ter de obedecer a regras ou obrigações.

A 5ª casa significa gravidez, encontros, relacionamentos amorosos casuais, sexo por prazer, loteria, jogos e desportos, diversão em geral, propósitos criativos, poesia, escrita de ficção, pintura, especulação financeira de risco, atividades de risco.

Simboliza, romance, entretenimento, hobbies, eleições, ações (da bolsa), comer, beber, alegria e diversão, criatividade pessoal.

A 5ª casa simbolia também o animal de estimação de que se gosta, concursos, aventuras amorosas, se o querente é casado. Pessoas que agem a favor do querente, educação secundária (superior).

Simboliza ainda superfícies de água, chuva, ensinar.

Derivadamente, a 5ª casa simboliza o dinheiro e as posses móveis do pai, a morte da mãe.

O Sol é o regente natural da 5ª casa e Leão é o signo correspondente. Indica a  Direção Norte noroeste. É uma Casa Sucedente.

11ª Casa

A casa oposta e complementar da 5ª é a 11ª casa. Esta é a casa dos amigos e conhecidos, dos conselheiros e fontes de apoio do nativo, das esperanças e desejos.

É também a casa  que corresponde a ajuda de pessoas em favorável situação social e que ajudam o nativo a alcançar o que deseja. Simboliza as organizações sociais e os clubes, a falsidade dos amigos.

Significa proteção, riqueza, presentes, boa fortuna, alegria, elogios, confiança, objetivos, atividades sociais e de grupo.

Derivadamente, a 11ª casa simboliza a morte do pai, o dinheiro do emprego, o dinheiro da mãe, os bens do patrão, bens de uma organização/instituição, o casamento dos filhos,  a saúde ou doença da tia e tio paternos e de animais pequenos, o marido ou esposa da filha/filho, enteados.

Segundo a astróloga  Ivy Goldstein- Jakobson, a 11ª casa significa as circunstâncias em geral. Significa a Direção Sul Sudeste. É uma casa Sucedente.

Saturno é o  regente natural  desta casa, segundo a tradição e Aquário é o signo natural correspondente.

6ª Casa

A 6ª casa tradicionalmente relaciona-se com doença, animais pequenos (domésticos), animais de estimação, serviços domésticos e utensílios de uso doméstico (incluindo eletrodomésticos), servos e trabalhadores, o trabalho e a energia despendida neste.

Representa tarefas, trabalhos, empregados e pessoas que nos prestam serviços, pessoas com quem se trabalha a partir de algum acordo, as  condições de trabalho, trabalho em  tempo parcial , inquilinos, enfermeiros, médicos em geral, trabalho pormenorizado, comida. Significa curadores não tradicionais, a polícia e forças militares.

A 6ª casa significa doenças, má fortuna, ferimentos, cura, higiene, rotinas diárias, trabalho diário.

Derivadamente pela correlação de casas significa o dinheiro das crianças, casas ou terras dos irmãos, tios e tias irmãos do pai.

Mercúrio é o regente natural desta casa e Virgem é o signo natural correspondente. Indica a Direção Norte Noroeste. É uma casa Cadente.

12ª Casa

A casa oposta à 6ª é a 12ª casa. Esta é a casa dos inimigos secretos ou dissimulados, animais grandes, do desfazer de ações passadas.

Também significa caridade e bondade, desfazer as ações pessoais, instituições, hospitalização, institucionalização, prisão, escravidão, medos e pesadelos, má fortuna, magia negra ou feitiçaria ou qualquer processo que procura, em segredo, prejudicar o querente, drogas, álcool, dependência destas substâncias, toxicodependentes, loucura, suicídio, reclusão, coisas misteriosas e escondidas.

Significa ainda crime, mentira, coisas do passado, ontem, o passado. Todos os tipos de prisão ou  limitação não voluntária da liberdade  ou cativeiro.

Significa perdas, retirada do mundo, solidão, viuvez, medos, segredos, sofrimento e aflições.  Simboliza também a vida escondida, o inconsciente. Também  simboliza instituições (hospitais e prisões), suicídio, assassínio. Representa os sem abrigo, os pedintes, as prostitutas e também caridade, drogas e álcool.

Derivadamente significa a saúde do cônjuge, parceiro, parceiro de negócios, tio ou tia do lado materno. Indica a Direção Sul sudoeste. É uma casa Cadente.

A partir deste pequeno resumo sobre os significados das casas, esperamos  que se torne mais fácil perceber qual é a casa que representa a «matéria da questão».

Continuaremos no próximo artigo a esclarecer os procedimentos da astrologia horária.

Relacionados

Leave a Comment