Fatores a Considerar na Interpretação da Carta Horária

Trabalhando no computador e tomando notas

Neste artigo falamos de elementos auxiliares para a interpretação na astrologia horária como o uso da parte da fortuna, das estrelas fixas, nodos da Lua, qualidades dos signos, etc.

Em primeiro lugar é fundamental não perder de vista que os planetas e outros elementos significadores devem ser interpretados sempre no contexto em que se encontram. Deste modo, por ex., a natureza benéfica ou maléfica dos planetas tem de ser vista de acordo com a regência das casas e a colocação dos planetas bem como do tipo da pergunta que é efetuada.

Deste modo, uma planeta benéfico natural pode tornar-se maléfico, pela regência de uma casa maléfica, enquanto um planeta maléfico natural pode tornar-se benéfico,  quando rege uma casa em que a sua ação pode, na verdade, ajudar a alcançar o objetivo pretendido.

Papel da Parte da Fortuna na Consulta Horária

A parte da fortuna não é usada, por astrólogos de renome, para dar respostas em si mesma, mas para confirmar ou mostrar uma área de interesse do querente. Esta é a posição do conhecido astrólogo Marc Edmund Jones, por ex..

No entanto, a parte da fortuna  bem como o seu dispositor, podem indicar objetos perdidos, dinheiro, sorte, posses. Mas parece incapaz de fornecer, só por si, respostas válidas, sendo no entanto um elemento de confirmação da resposta.

Estrelas Fixas

As estrelas fixas são usadas na astrologia horária, quando há um planeta em conjunção com uma estrela numa orbe de 1º. Note-se que, como referido anteriormente, as estrelas fixas devem ser vistas não como elementos principais mas apenas como fatores de confirmação.

As estrelas fixas têm correspondência  parcial com os Nakshatras usados na astrologia Jyotish.

Damos a seguir a posição das estrelas fixas mais usadas e o seu significado:

Caput Algol: 26º 10’ de Touro– Fracasso, dificuldades, desastres, morte.

Alcyone:  0º 0’ de Gémeos. Compaixão e desapontamento.

Aldebaran: 9º 35’ de Gémeos- Violência e vitória.

Regulus: 29º 50’ de Leão- Realeza, sucesso, glória.

Vindematrix: 9º 56’ de Balança– Má fortuna, guerra, viuvez.

Spica: 23º50 ‘ de Balança– Sucesso, prosperidade.

Arcturus: 24º 14’ de Balança– Sucesso, prosperidade.

Antares: 9º 38’ de Sagitário– Conflito, violência.

Serpentis: 19º de Escorpião– Desastre.

Vega: 15º 19’ de Capricórnio– Sucesso na política e na vida financeira.

Formalhaut: 3º52’ de Peixes–  os resultados podem ser bons ou maus dependendo dos aspetos.

Scheat: 29º 22’ de Peixes– Fracasso e dificuldades, em especial relacionados com o mar.

Uso dos Nodos da Lua

Na Astrologia Horária, o nodo norte da Lua (cabeça do dragão) é considerado um ponto positivo, equivalente à energia de Júpiter ou Vénus. Segundo Marc Jones, o nodo norte da Lua  atua de forma a ajudar a concretizar os assuntos da casa onde se encontra colocado, «assistindo e cooperando» para a sua concretização.

Já o nodo sul da Lua, «a cauda do dragão» é considerado um impedimento, mostrando uma área na qual a pessoa não consegue concretizar, ou revela falta de sensatez. O nodo norte encontra-se sempre no ponto exato de oposição em relação ao nodo norte.

Qualidades dos signos Úteis na Astrologia Horária

Signos CardinaisCarneiro, Caranguejo, Balança, Capricórnio.

Os signos cardinais significam iniciação, começo, ação.

Quando o Ascendente da carta horária calha num signo cardinal, isso indica um rápido começo para a matéria em questão. Quando há um signo cardinal nas casas angulares (1, 4, 7, 10) isso significa um movimento rápido (mudança) e sustentado da matéria em questão e uma rápida resolução.

Signos Fixos– Touro, Leão, Escorpião, Aquário.

Os signos fixos representam uma energia estabilizada, mostram estabilidade e enraizamento. Assim, revelam que não haverá mudanças rápidas. Signos fixos  no Ascendente indicam uma posição que pode ser de teimosia, de recusa em mudar de posição. Pode indicar também que está firme e estável , o mesmo sendo válido para outras pessoas significadas por casas que contêm signos fixos.

Segundo a astróloga Ivy Goldstein -Jakosbon, se há uma cruz formada na carta por signos fixos, isso indica que não há como parar um assunto/evento ou matéria nos seus processos e que estes seguirão avante, queira-se ou não.

Signos MutáveisQuando colocados em posições proeminentes da carta horária indicam uma mudança eminente. Também indicam flexibilidade e, por vezes, instabilidade. Se há uma cruz mutável na carta horária isso indica condições instáveis para a matéria considerada.

Quando, nos eixos da carta, existem influências mistas nos quatro ângulos, o princípio de interpretação é o seguinte: o assunto começa com as características revelas pelo Ascendente e pela 7ª casa e termina com as condições indicadas pela 10ª e pela 4ª casa.

Dignidade dos Planetas

Escrevemos extensivamente sobre a dignidade dos planetas segundo a tradição astrológica. Remetemos os leitores para alguns dos artigos mais importantes:

A dignidade Essencial e Acidental dos planetas

Significado da Dignidade Essencial dos Planetas

Planetas Peregrinos

Os artigos mencionados atrás  refletem a posição de eminentes astrólogos do passado, em especial William Lilly, uma das «autoridades» seguidas pelos astrólogos em relação à Astrologia Horária.

A dignidade dos planetas é um indicador importante pois, conforme o planeta está forte ou fraco assim o que ele representa na carta é forte ou fraco.

Se, por ex., o regente do Ascendente está colocado no signo de debilitação, isso é um indicador de que o querente não conseguirá atingir os objetivos pretendidos, ou terá condução de saúde frágil, ou terá pouco sucesso, dependendo da questão formulada.

Se pelo contrário, o regente do Ascendente esta exaltado ou de alguma outra forma forte, indicará o oposto do referido no paragrafo anterior.

Relacionados

Leave a Comment