O Uso das Estrelas Fixas e das Partes

campo de flores delimitado por gradeamento

Neste artigo abordamos  o uso das estrelas fixas  e partes na astrologia horária. Estas estrelas não estão realmente fixas mas, como o seu movimento é muito mais lento do que os movimentos observados à escala do nosso sistema solar, elas mantêm a designação dada pelos antigos.

Os leitores podem encontrar facilmente os cálculos da posição das estrelas fixas usando o programa gratuito astrowin. Alguns astrólogos, seguindo a tradição que remonta a William Lilly, continuam a usar as estrelas fixas, considerando no entanto  uma órbita estreita  de apenas 1º.

Outros astrólogos não as usam, argumentando que a influência das estrelas é duradoura e mantém-se durante muito tempo, pelo que não faz sentido usá-las nas matérias da astrologia horária, que se referem a influências mais temporárias.

Mas, porque a astrologia clássica refere o uso das estrelas fixas, deixamos aqui informação sobre estas para que, quem desejar, o possa fazer.

Um primeiro aspeto a considerar é que a natureza das estrelas difere, havendo estrelas com natureza benéfica, neutra ou maléfica.

Um dos autores mais conceituados da astrologia horária, Anthony Louis refere, na obra clássica sobre este assunto Horary Astrology Plain and Simple  uma lista com as estrelas fixas que são mais usadas.

Estrelas Fixas Usadas na Astrologia Horária

Em geral ,os astrólogos que usam as estrelas fixas consideram apenas algumas:

Caput Algol-  esta é considerada uma estrela muito maléfica. À letra, o nome significa «ficar sem cabeça», simbolicamente ou literalmente. Porém, para se fazer sentir na matéria de uma questão, tem de haver um significador severamente aflito por outro fator.

Alcyone– é também muito maléfica.

Regulus– significa «o coração do Leão». A. Louis considera que é a estrela mais benéfica de todas. Confere riqueza, vitória e glória.

Vindemiatrix- Maléfica. A tradição associa-a com a viuvez. Faz-se sentir em assuntos relacionados com a vida doméstica.

Spica– Benéfica. Ocupa a extensão de 15º de Balança até 15º de Escorpião. Protege os planetas colocados em conjunção com a orbe máxima de 1º.

Arcturus- está posicionada a 24º 14’ de Balança. Benéfica.  Tem o mesmo efeito protetor de Spica.

Serpentis– Está colocada a 19º do signo Escorpião. A sua posição não muda. É designada por «o grau amaldiçoado do signo amaldiçoado». Os seus efeitos fazem-se sentir em especial nas questões sobre parcerias e na aquisição de animais.

Plêiades- Posicionam-se a 29º de Touro. Tradicionalmente designadas por «as irmãs chorosas». Maléficas.  Quando um planeta ou ângulo do mapa está aqui colocado indica que haverá alguma coisa sobre a qual se chorará.

Uso dos Lotes ou Partes

Estes podem ser usados como elementos de confirmação, sobretudo nos casos em que a carta horária é algo ambígua. Há, no entanto, uma situação na qual  uma das partes- a Parte da fortuna– é sempre considerada: nos assuntos relacionados com a 2ª casa. A parte da fortuna é mesmo vista como corregente da 2ª casa. Mas, embora a parte da fortuna seja a mais relevante, na opinião da maioria dos astrólogos, há muitas outras partes e grandes astrólogos da astrologia horária, como Ivy Jakobson, usam várias partes, incluindo a parte da má fortuna, da doença, casamento, perigo, morte, cirurgia, etc.

Nas palavras de um outro grande astrólogo ocidental, Marc Edmund Jones, as «partes» são horizontes secundários traçados a partir do Ascendente, tendo em conta a distância de planetas ou cúspides consideradas relevantes para uma certa área de vida. Criadas pelos astrólogos helenísticos, foram popularizadas pelos árabes e persas na época medieval.

Todo o software- e também o gratuito aqui referido, Astrowin- faz o cálculo de mais de uma centena de «partes», evitando assim perder tempo com cálculos manuais, pelo que não os referimos aqui.

A melhor forma de aprender a formar a sua própria opinião sobre o uso das partes é experimentando.

Assim, aconselhamos a testar o uso das partes, em especial a da fortuna, tendo em conta, no entanto, que as partes não têm massa, como os planetas, são pontos sensíveis no zodíaco, por referência a um determinado Ascendente e configurações natais.

Por isso, os fatores principais a analisar deverão ser os que se relacionam com os planetas e as suas configurações na carta horária.

Relacionados

Leave a Comment