Personalidade Básica  Ascendente Capricórnio Lua Sagitário Sol Leão

photo de homem com cabelo castanho claro

Analisamos a Personalidade Básica  Ascendente Capricórnio Lua Sagitário Sol Leão a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Terra e Fogo.

O Ascendente no signo Capricórnio produz uma personalidade resiliente, capaz de trabalhar arduamente para concretizar os seus objetivos,  e ambiciosa. É motivada para se elevar a partir do ponto de partida, qualquer que este seja, procurando atingir uma posição social elevada.

Isto não significa que chegará ao topo social mas, sem dúvida, em geral consegue atingir uma posição que é mais elevada do que o seu  ponto de partida. Até onde pode chegar depende bastante do contexto inicial de que parte.

Esta é uma personalidade prática, organizada e tendencialmente conservadora, gostando de se inserir no esquema hierarquizado da sociedade. Sendo motivada para se elevar acima da maioria, considera normal e justo que as pessoas ocupem uma posição de acordo com  o mérito e o esforço pessoal.

Outra característica desta personalidade é a sua orientação para a obtenção de bens materiais e o máximo de «honrarias» que a sociedade pode atribuir. Assim, pode desvalorizar aspetos da sua vida pessoal , quando não estão em sintonia com os objetivos pessoais.

Deste modo, estas pessoas podem sacrificar aspetos da vida afetiva , escolhendo por exemplo o (a) parceiro (a) de casamento em função dos objetivos de ascensão social e/ou profissional. A «felicidade» subjetiva depende mais dos fatores de segurança material, do prestígio que podem granjear em termos sociais e profissionais do que do amor e dos sentimentos.

Podem sentir-se perfeitamente satisfeitos com um relacionamento baseado em termos contratuais de «cumprimento de obrigações», podendo mesmo preferi-lo a um relacionamento apenas baseado em critérios afetivos imprevisíveis.

Na vida em geral, estes nativos privilegiam a lealdade, a confiança, o respeito pelas regras estabelecidas, pelo menos na imagem pública que mostram aos outros: gostam de ser vistos como «modelos de comportamento reto» aos olhos da sociedade. Em privado, nem sempre mostram isso, permitindo-se alguns «vícios» secretos.

Na interação com os outros, esta personalidade pode parecer fria e distante, ainda que, quando lhe interessa, possa passar uma imagem de cordialidade e mesmo deferência.

Isto sucede porque estas pessoas têm o sentido inato do lugar que ocupam em qualquer estrutura da organização social. E, tal como ambicionam atingir uma posição em que são outros a mostrar-lhes deferência, reconhecem a «superioridade» dos que estão em posições hierárquicas acima da sua e respeitam as regras.

A consciência social dos nativos de Capricórnio é forte, mas é menos motivada pela compaixão pelos menos favorecidos do que pela consciência do dever em dar a todos as mesmas oportunidades.

Porém, quando estes não mostram qualquer esforço para, por mérito próprio, se elevarem acima dessa condição, acham que a situação que vivem é merecida e que, tal como eles próprios trabalham duramente para melhorar as suas vidas, também os outros devem fazer o mesmo. O trabalho e não a caridade, é sempre a sua escolha fundamental.

Quando ao Ascendente Capricórnio se associa a Lua no signo Sagitário, a personalidade torna-se mais amável , em princípio. Mas o facto de a Lua estar colocada na 12ª casa não ajuda a exteriorizar estas características.

A Lua em Sagitário pode indicar falta de paz interior devido a conflitos internos ou à disposição sempre pronta para argumentar (e discutir) tanto consigo próprio (a) como com os outros.  Estas pessoas tendem a sentir-se traídas com facilidade e pode ser-lhes bastante difícil perdoar.

A relação com a mãe pode igualmente ser difícil, devido a imprevisibilidade do comportamento desta ou separação, física ou emocional. A mãe  pode gerar no nativo o sentimento de «identidade alternativa», devido a comportamentos maternos muitas vezes ambivalentes.

Alguns nativos geram por isso uma matriz de personalidade em que apresentam «duas versões»: a pública, respeitadora das regras e convenções sociais e outra escondida, na qual podem, por ex., esconder relacionamentos extraconjugais.

Esta personalidade é motivada para o serviço social e pode mesmo pensar que tem uma missão social, de contribuir para a transformação da sociedade. Quando tanto Júpiter como Saturno estão bem colocados, o seu papel pode de facto ser muito positivo, motivado pelo desejo sincero de progresso e de igualdade social para todos.

A melhor prestação destas pessoas é a de orientarem outros, guiando-os segundo princípios de verdade e de justiça e essa atividade (muitas vezes no ensino) ajuda-as a sentirem-se também pessoas melhores.

A Lua rege a 7ª casa e encontra-se na 12ª casa. Esta é uma posição difícil para o casamento e o trabalho em parcerias. Acentua a tendência da Lua em Sagitário na qual o primeiro casamento acaba em divórcio. Note-se que não prejudica a vida sexual, que pode ser bastante satisfatória. Mas prejudica todas as parcerias, nas quais pode haver separação  e insucesso.

Com esta posição há muitas vezes uma forte natureza sexual. Outra característica que pode manifestar-se é a tendência para se ligar a pessoas de origem estrangeira.

A Lua está colocada na 12ª casa.  Muito foi já dito sobre os efeitos desta colocação da Lua, nomeadamente em relação à relação com a mãe, que pode ter estado ausente, ter morrido cedo ou não ter criado laços afetivos com a criança, não lhe dando, desse modo, a base de segurança necessária para esta criar laços saudáveis com os outros.

Assim, esta personalidade é reservada e secreta, mantendo segredo do que verdadeiramente sente e mostrando desconfiança em relação aos sentimentos dos outros em relação a si.

Os clássicos referem que esta posição traz mal- estar geral à pessoa. Mas é preciso também ter em conta as diferenças de cada um: para algumas pessoas pode ser a oportunidade de desenvolvimento interior e mesmo espiritual. Para a personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Sagitário Sol Leão a dimensão emocional é afetada mas permite também desenvolver a resiliência que é um ponto forte desta personalidade.

Há um aspeto solitário na personalidade e a tendência para viver longe do local de nascimento.

O Sol no signo Leão acentua, nesta personalidade, a necessidade de transformação pessoal, bem como algumas características que dissolvem a unidade da identidade pessoal, mostradas pela posição da Lua no signo Sagitário e na 12ª casa. Note-se que o Sol está colocado na 8ª casa.

Estas peculiaridades modificam as características básicas da posição do Sol no próprio signo: ao invés de revelar o desejo de exibição externa, pode indicar, na verdade, características que são mais visíveis no signo Escorpião: reserva dos verdadeiros sentimentos e opiniões e controlo total de tudo o que se mostra externamente aos outros.

O Sol no signo Leão indica a necessidade de assumir um papel único, elevado de liderança, na esfera pública. Mas a colocação na 8ª casa orienta para a liderança de alguma instituição secreta ou reservada e não pública.

Apesar disso, mantém-se a necessidade de esta personalidade se sentir «o centro» das atenções, mas não para o público em geral. De qualquer forma, terá, certamente, o seu «séquito» de seguidores e obedientes «servidores» incontestados.

A sua lógica de interações pode ser do estilo «ou é a meu favor ou é contra mim»  e pode ser difícil encontrar «pontos de acordo» que facilitem as interações, a menos que Júpiter seja forte e a Lua em Sagitário incline para procurar a justiça, mais do que a conveniência própria.

O Sol rege a 8ª casa e está colocado na 8ª casa. Pelo lado positivo, esta é uma colocação que favorece a saúde e a longevidade, dando força vital e amor pela vida. Também permite, se não houver aflições para o Sol, obter riqueza dos parceiros e de legados testamentários, indemnizações, etc.

A intuição pode ser muito desenvolvida e será difícil enganar estas pessoas, que podem «ler» os comportamentos, gestos e expressões faciais como um livro aberto. Pode haver mesmo capacidade psíquica.

Adicionalmente, estas pessoas são atraentes sexualmente para os outros e têm uma forte energia sexual. Sentem também gosto por estudar o oculto, segredos, tudo o que tem caráter reservado (e pode dar-lhes poder).

O Sol está colocado na 8ª casa. Esta posição do sol indica problemas no relacionamento com o pai e/ou outras figuras de autoridade. Em alternativa, o pai pode ter uma vida de sofrimento ou dificuldades.

A visão pode ser afetada, ainda que o facto de o Sol estar colocado no próprio signo diminua essa possibilidade, bem como também reduz a possibilidade de sofrer de doenças crónicas. (Isto pode não acontecer se houver aspetos maléficos para o Sol).

Há, em geral, grande interesse por assuntos ocultos e/ou de natureza metafísica. Alguns podem dedicar-se sinceramente ao caminho espiritual, mais do que perseguir objetivos mundanos.

Há boas oportunidades de ganhar riqueza através de heranças ou indemnizações e de receber dinheiro através do cônjuge. Em caso de divórcio, pode receber uma excelente pensão.  Há força reprodutiva e atratividade sexual para os parceiros.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Sagitário Sol Leão enfrenta alguns desafios no desenvolvimento da sua identidade mas possui grande potencial de transformação pessoal e de desenvolvimento espiritual.

Relacionados

Leave a Comment