Astrologia Horária- Graus Críticos dos Signos

superfície terrestre com fendas

Neste artigo falamos dos graus críticos dos signos  e dos seus efeitos.

Graus Críticos dos signos

Os nosso leitores estão familiarizados com o uso dos Nakshatras referido nos nossos sites, e a sua grande importância na Astrologia da Índia.

Mas, como explicámos em outro artigo, a astrologia teve toda uma origem comum, enraizada nos astrólogos helenísticos. E, na astrologia tradicional que vem desta corrente astrológica, os Nakshatras têm o nome de «Mansões Lunares».

Ora, a tradição deu atenção especial aos graus em que se dá a transição de uma «mansão da Lua» para outra e isto é verdadeiro também na Astrologia da índia, onde se fala dos pontos Gandanta.

A astrologia horária é inseparável da astrologia antiga, tem nesta os seus fundamentos e explicação.  Por isso também fala dos «graus críticos» do Zodíaco, quando, no seu movimento diário, a Lua faz a transição de uma «mansão» (ou constelação) para outra.

Estes graus críticos são os que correspondem à divisão de uma «mansão» em relação a outra e alteram-se de acordo com o tipo de signos. Damos a seguir os graus críticos em cada um dos tipos de signos:

Signos cardinais: 0º, 13º 26º.

Signos fixos: 9º, 21º.

Signos mutáveis: 4º, 17º.

Efeitos: a astróloga Ivy Goldstein Jakobson descreveu os efeitos da colocação de um planeta significador nestes graus-  se o planeta é um significador principal na carta, a sua colocação num destes graus indica que a matéria da questão passará por  um ponto crítico, uma crise um «pico» no seu desenvolvimento, o que pode incluir uma zanga, uma doença, uma dificuldade.

Zero e Vinte e Nove Graus de um Signo

0º  e 29º de um signo são sempre também graus críticos, indicando mudança de uma situação para outra. Um planeta colocado a 0º de um signo traz ainda consigo as circunstâncias, a energia e os significados da sua ação no signo anterior.

Também significa a entrada num novo contexto ou ambiente, no qual ainda não se tem controlo nem adaptação. Na astrologia horária pode simbolizar também o surgimento de novas circunstâncias ou novo  ambiente.

Para ajuizar se isso será uma melhoria ou não, tem de se avaliar a força do planeta no signo e na casa anterior e na nova casa onde está a entrar.

Um planeta colocado em 29º de um signo está prestes a entrar num ambiente novo. Segundo Godstein- Jakobson, esta colocação pode indicar  alguém que está prestes a realizar uma mudança definitiva. Também pode significar um acontecimento crítico que ocorrerá antes de a situação se resolver.

Segundo I. Goldstein- Jakobson, pode indicar igualmente uma pessoa desesperada, impaciência e má fortuna.

Guido Bonatus, um autor do século 12, estabeleceu que, quando um planeta significador ou a Lua transita a 29º de um signo e chega aos 30º, até um minuto depois dos 30º, então o planeta não dá efeitos do signo anterior mas do próximo.

Deste modo, se a presença do planeta no signo anterior representa algum aspeto negativo, este não se repercutirá na vida da pessoa  de forma muito significativa; do mesmo modo, se a presença do planeta no signo anterior simbolizava aspetos positivos, estes também não se manifestarão de forma significativa.

No entanto, há opiniões diferentes que afirmam que um planeta- ou a Lua em especial- quando estão colocados a 29º de um signo, ainda sofrem a influência do signo em que está colocado pois ainda não fez a entrada no signo posterior.

A questão torna-se mais compreensível na discussão que os astrólogos da Índia fazem sobre ela, ao considerarem que o problema com estes primeiros e últimos graus de um signo são problemáticos exatamente porque são pontos de transição nos quais as energias do signo anterior e posterior se misturam, não havendo uma definição clara de quais as tendências que atuam na vida da pessoa.

Tais pontos são ainda mais complicados quando a junção entre dois signos implica desarmonia entre os elementos, como é o caso dos signos de Água e de Fogo.

Anthony Louis refere também o grau 22º do signo Leão, indicando a tendência para agir contra si mesmo, para ser o agente da própria desgraça.

Ponto médio de um signo

Por outro lado, os 15º de qualquer signo – mas em especial nos signos fixos- indica estabilidade e solidez. Planetas colocados neste grau indicam que uma determinada situação está firme e que dificilmente sofrerá mudanças.

Isto será ainda mais evidente se o signo em causa for fixo.

Planetas Colocados no mesmo Grau dos Nodos Lunares

A tradição considera que a colocação de um planeta significador no mesmo grau em que o nodo Norte ou Sul da Lua estão colocados, é uma influência negativa. Assim, se os nodos estão colocados a 12º 13’ de Gémeos e 12º 13’ de Sagitário. qualquer planeta colocado a 12º de qualquer signo indica eventos nefastos.

Segundo Ivy Goldstein- Jakobson. Qualquer planeta colocado no mesmo grau dos nodos indica uma fatalidade, morte, catástrofe, tragédia numa carta horária, principalmente se é um planeta maléfico que aí está colocado.

Anthony Louis, um dos astrólogos mais conceituados da Astrologia Horária, considera que qualquer planeta colocado no mesmo grau dos nodos indica  um evento destinado, que pode ser desagradável ou não.

Dado que o uso dos nodos na astrologia horária não é algo obrigatório e que há astrólogos deste ramo da astrologia que não os usam, os leitores devem relativizar esta informação.

Se decidirem usá-la como um dos elementos de confirmação da resposta dada pelos significadores principais. Lembrem-se de que são estes últimos que, em primeiro lugar – e principal lugar- dão a resposta, sendo outros elementos apenas auxiliares da interpretação da resposta.

Relacionados

Leave a Comment