Neste artigo damos a explicação de Ptolomeu das dignidades exaltação e termos dos planetas na obra Tetrabiblos.
Sol- foi atribuída a dignidade de exaltação ao Sol no signo Carneiro porque, quando o Sol entra no signo Carneiro faz a transição para o semicírculo mais elevado a norte, no qual a duração do dia é maior, aumentando também o calor, que é a sua natureza.
Por sua vez, o signo oposto de Balança é o ponto no qual o Sol cruza o semicírculo mais baixo a sul, no qual a duração dos dias é mais curta e o calor se reduz, sendo por isso considerado o signo do seu detrimento.
Saturno- Já Saturno, cuja casa (Aquário) se opõe à do Sol, bem como a sua natureza (fria), tem no signo Balança, no qual o calor se reduz , o signo de exaltação, enquanto o signo Carneiro, com o aumento do calor, é a casa do seu detrimento.
Lua- Exatamente porque, ao formar conjunção com o Sol exaltado em Carneiro, a Lua forma a sua primeira fase (Lua nova) começando gradualmente a aumentar de luminosidade e tamanho, o primeiro signo da sua triplicidade, Touro, é considerado o seu signo de exaltação.
Por sua vez, o signo oposto, Escorpião, foi considerado o seu detrimento.
Júpiter é produtor dos ventos fecundos do norte e, como tem em Caranguejo a sua posição mais a norte, produz aqui o seu máximo poder. Por sua vez, Capricórnio, o signo oposto, é o signo de detrimento.
Marte tem uma natureza ardente, por isso desenvolve o seu máximo poder no signo Capricórnio, que está na parte sul mais longínqua, sendo este o seu signo de exaltação. E o signo oposto, Caranguejo, é o signo de detrimento.
Vénus, que tem a qualidade húmida como a sua natureza, produz o seu melhor no signo Peixes, que fica perto do início da primavera húmida. E tem o signo de detrimento em Virgem, que é o signo oposto..
Mercúrio, que é seco por natureza, tem no signo Virgem, que significa o outono seco, a sua exaltação, ficando em detrimento no signo Peixes.
Compreender a Dignidade do Termo
Ptolomeu informa-nos que, no seu tempo, havia 2 sistemas de termos em uso: um dos egípcios e outro dos caldeus.
O sistema egípcio é baseado no governo das casas enquanto o caldeu se baseia na regência das triplicidades. A opinião de Ptolomeu é de que o sistema egípcio é pouco consistente, não tendo uma lógica coerente pois tanto atribui termos a regentes de casas como de triplicidades, ou regentes de exaltação, sem explicar o fundamento.
No entanto, tendo encontrado um manuscrito, ainda que danificado, com maior coerência na atribuição dos termos, Ptolomeu acabou por elaborar o seu próprio sistema de termos, que tem sido o mais usado ao longo dos séculos.
No manuscrito referido, Ptolomeu salienta que considera os elementos fundamentais: casas, exaltações, triplicidades. Quando um planeta acumula duas destas situações no signo, tem o primeiro termo, ainda que a sua natureza seja maléfica. Caso contrário, os maléficos ficam sempre com os últimos termos.
Por outro lado, os planetas com dignidade de exaltação são colocados em primeiro lugar, seguindo-se os regentes da triplicidade e só depois os regentes das casas.
O Sol e a Lua não têm regência de termos e os seus signos são sempre atribuídos aos planetas maléficos. Assim, Caranguejo é atribuído a Marte e Leão a Saturno.
Quanto aos graus atribuídos aos planetas, os benéficos Júpiter e Vénus têm 7º; Saturno e Marte 5º; Mercúrio 6º, o que perfaz os 30º de um signo. Esta atribuição altera-se quando há planetas benéficos que regem duas das categorias, sendo-lhes adicionado um grau, retirado dos maléficos Marte e Saturno, que perdem um ponto.
São os seguintes os termos aceites por Ptolomeu:
Termos segundo Ptolomeu
Os números que se seguem devem ler-se do seguinte modo: se por ex., começamos por dizer que Vénus tem 8º, isso significa que os primeiros 8 graus do signo lhe pertencem; se o termo seguinte pertence a Mercúrio com 7º, isso deve ler-se como os 7 graus seguintes pertencendo a Mercúrio. etc.
Signo Carneiro- Júpiter=6º; Vénus=8º; Mercúrio=7º; Marte=5º; Saturno=4º
Signo Touro : Vénus = 8º; Mercúrio = 7;º Júpiter = 7º; Saturno = 2º; Marte = 6º;
Signo Gémeos : Mercúrio = 7º; Júpiter = 6º; Vénus = 7º; Mars = 6; Saturn = 4;
Signo Caranguejo : Marte = 6; Júpiter = 7; Merúrio = 7; Vénus = 7; Saturno = 3;
Signo Leão : Júpiter = 6; Mercúrio = 7; Saturno = 6; Vénus = 6; Marte = 5;
Signo Virgem : Mercúrio = 7; Vénus = 6; Júpiter = ; Saturno = 6; Marte = 6;
Signo Balança : Saturno = 6; Vénus = 5; Mercúrio = 5; Júpiter = 8; Marte = 6;
Signo Escorpião : Marte = 6; Vénus = 7 ; Júpiter = 8; Mercúrio = 6; Saturno = 3;
Signo Sagitário : Júpiter = 8; Vénus = 6; Mercúrio = 5; Saturno = 6; Marte = 5;
Signo Capricórnio : Vénus = 6; Mercúrio = 6; Júpiter = 7; Saturno = 6; Marte = 5;
Signo Aquário : Saturno = 6; Mercúrio = 6; Vénus = 8; Júpiter = 5; Marte = 5;
Signo Peixes : Vénus = 8; Júpiter = 6; Mercúrio = 6; Marte = 5; Saturno = 5.
Publicámos anteriormente outra classificação de termos, por Serapion. Outro autor da Astrologia Helenística, que pode ser comparada com esta pelos que desejarem.