Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Escorpião Sol Capricórnio

homem de óculos e sorriso contido

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Escorpião Sol Capricórnio a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Água e Terra.

O Ascendente no signo Peixes dá à personalidade uma dimensão subjetiva muito rica, sonhadora, idealista, gostando de se «perder» no mundo da fantasia e do devaneio. O seu sentido prático pode ser fraco valendo, neste caso, a presença do signo  Capricórnio na personalidade básica, para dar algum equilíbrio.

O mundo do nativo de Peixes é mais de intuição interior do que de domínio dos aspetos materiais da vida. É um mundo também de fortes emoções idealizadas, romanceadas e estas pessoas são mais sensíveis às mensagens da literatura e poesia, ou da música e outras experiências artísticas do que à «voz da razão» que define os procedimentos mais eficazes no mundo material.

O seu ritmo é também diferente do da maioria das pessoas e não conseguem adaptar-se às tarefas e objetivos com hora marcada, nem à competição com os outros para alcançarem uma posição superior na área profissional.

Isto não significa que abrem mão do conforto e do luxo que o dinheiro podem oferecer, significa apenas que não se sentem talhados para «a labuta rotineira» que trabalha duro para «pôr mão na mesa» todos os dias, num mundo competitivo em que cada um tenta vencer os outros para adquirir «mais».

A sua postura é mais a do poeta absorto no diálogo interno para encontrar um ritmo melódico que exprima algo que acabou de sentir, seja na escrita ou em alguma outra forma de arte. Procuram o «sublime» escondido nas tristezas e nas condições frias dos eventos para os darem a ver, para mostrarem que há outro modo de «olhar» para o mundo, de o sentir e viver.

Esta sensibilidade faz com que a maioria não os compreenda ou até menospreze as suas capacidades e inteligência para viver. Porém, o nativo de Peixes não tem falta de inteligência, tem é uma espécie de aversão inata pelo envolvimento nas batalhas diárias nas quais a maioria gasta a sua essência de vida.

Estão também abertos à subtil dimensão invisível que perpassa todos os objetos à sua volta, numa aura que diz sempre que o mundo em que vivem não é um mundo de «coisas» ou simples ferramentas para delas extrair o sustento,  é antes um mundo de poética revelação da magnificência de ser.

Daí que o seu temperamento seja em geral ou «artístico» ou espiritual, religioso. E, na verdade, são estas pessoas que nos permitem entrever, através do que nos transmitem, que o mundo em que vivemos é muito mais rico do que o mundo que catalogamos todos os dias  através dos gestos mecânicos do quotidiano que não veem verdadeiramente o que é real.

O temperamento «sonhador» dos nativos de Peixes torna-os muito eficientes em profissões em que tentam reconstruir aspetos da História, da Arqueologia ou que tornam vivo um certo museu para os que o visitam.

São também excelentes professores, especialmente quando lidam com crianças, pois a sua imaginação e sensibilidade é, em grande parte, semelhante na capacidade de sonhar, imaginar, embelezar um ideal para ver se, de algum modo, este se consegue concretizar.

E, quando encontram algo que gostam realmente de fazer, estes  nativos brilham com a sua inteligência e capacidade de gerar empatia e adesão dos outros ao que dizem ou escrevem.

A Lua no signo Escorpião  na personalidade com Ascendente Peixes exige um equilíbrio emocional que pode ser difícil de alcançar, sobretudo durante a infância. Esta posição da Lua procura inconscientemente situações de crise cujo impacto é potencialmente traumático pois precisa da experiência da «morte» cíclica do eu, para sentir segurança.

Nos primeiros tempos de vida pode, pois, ser bastante difícil para esta personalidade sentir que tem algum controlo sobre a sua vida. Pelo lado positivo, esta Lua também dá uma forte resiliência à personalidade. Porém, precisa de orientação pois pode tentar aliviar momentos mais difíceis da vida através de comportamentos de escapismo como álcool ou algum tipo de substância aditiva.

Esta combinação produz uma fortíssima sensibilidade psíquica, que é muito mais desenvolvida do que na maioria das pessoas. Nitidamente, estas pessoas veem e sentem muitas realidades que são invisíveis para os sentidos físicos. E isso pode ser outro fator pressionante na sua vida.

A personalidade básica Ascendente Peixes Lua Escorpião Sol Capricórnio é também muito secreta e reservada e a tendência para «guardar» o que verdadeiramente sente cria facilmente ressentimentos  que trazem ao de cima experiências emocionais difíceis da infância. Isso pode gerar a tendência para se vingar dos que identifica como sendo a causa do seu sofrimento.

Sofre mais a nível subjetivo e emocional do que físico e faz tudo o que pode para controlar as emoções e escondê-las dos outros. O ciúme é uma reação comum de que sente grande dificuldade em libertar-se.

Revela, em geral, grande inteligência e é dotada para o ensino e para o estudo da assuntos espirituais ou filosóficos. A sua forte intuição também lhe permite ter o dom de descobrir coisas escondidas, inclusive dinheiro.

Quando deseja alguma coisa possui uma determinação forte que a leva a alcançar o alvo pretendido e a vencer todos os obstáculos.

A Lua rege a 5ª casa e está colocada na 9ª casa. Esta é uma excelente posição por casa, criando por si um excelente yoga. Esta posição indica sorte, facilidade em obter riqueza, «fortuna» no sentido de se considerar que a pessoa está nas «boas graças».

No entanto, apesar de os clássicos referirem que esta posição indica sorte com os filhos e felicidade através destes, há que ter aqui em conta que a Lua está no signo Escorpião. Não se trata de considerar a «debilitação» da Lua mas da característica muito particular de a Lua em Escorpião não ter os «traços maternais» que levam a gostar de ter filhos.

Pode tê-los é claro, mas há uma dificuldade muito visível em assumir papeis parentais. Esta posição favorece igualmente a aquisição de saber espiritual, filosófico ou religioso. Também terá sorte na obtenção de conhecimento.

A Lua está colocada na 9ª casa. Esta é, em geral, considerada uma posição muito afortunada que protege todo o horóscopo. No entanto, o estado debilitado da Lua muda bastante os efeitos que ela pode causar.

Diga-se que muitos põem em causa que a Lua tenha signo de debilitação e tem-se visto que, no plano material, a pessoa pode dar-se bem e alcançar meios para uma vida confortável e sem preocupações.

Porém, a Lua simboliza a «segurança» e esta colocação indica o potencial para fortes traumas emocionais começando na relação com a mãe que costuma ser difícil e com a qual pode haver ressentimentos. A relação com o pai também pode ser menos satisfatória do que o habitual.

Mas todos os aspetos referidos indicam um potencial rico de transformação pessoal e crescimento interior que resulta da superação das muitas crises sofridas ao longo da vida. E a pessoa pode alcançar uma sabedoria profunda dos processos espirituais de cura.

O Sol no signo Capricórnio é um fator de algum equilíbrio, aumentado, por exemplo, a inteligência prática e a capacidade para gerir e planificar de forma organizada todos os processos, tanto a nível pessoal como profissional.

Mas , a nível interno, pode acentuar a tendência para os comportamentos de vingança, se Saturno estiver fragilizado. Também cristaliza a pessoa a nível emocional, levando a passar uma imagem fria e distante perante todos  e tudo o que se apresenta como ameaça ao equilíbrio interno.

O temperamento pode também tornar-se bastante calculista, sobretudo se a pessoa se focar nos aspetos materiais dos seus objetivos. Assim, Júpiter, o regente do Ascendente, deverá estar forte para manter a capacidade de empatia e sentimentos de generosidade da personalidade.

Marte, regente do signo da Lua e Saturno, regente do signo solar, tendem a separar o indivíduo da generosidade natural em relação aos outros e à vida e a formar a ilusão de que «os outros» são a causa do que pode «correr mal». Assim, é Júpiter que estabelece aqui o equilíbrio nesta personalidade, tirando-a do pessimismo e da propensão para as emoções negativas que separam e dividem.

O Sol rege a 6ª casa e está colocado na 11ª casa. Esta é uma boa posição para obter ganhos a partir do trabalho pois tanto a 6ª como a 11ª são casas de crescimento (upachaya).

No entanto, se houver irmãos, em especial, mais velhos, estes podem ter problemas de saúde ou pode haver conflitos frequentes com eles. Os amigos também não trazem muita harmonia para a vida desta personalidade podendo ser conflituosos ou aproveitar-se da pessoa.

Esta posição do Sol indica que a personalidade terá de lutar para conseguir realizar os seus desejos, o que se irá tornando mais fácil ao longo da vida. Mas estes não se realizarão pela mera sorte.

O Sol está colocado na 11ª casa.  Esta é considerada uma excelente posição do Sol para permitir alcançar ganhos e influência social.  A atenção da pessoa está também muito focada em obter benefícios materiais e riqueza.

A regência do Sol da 6ª casa, no entanto, aponta para que os desejos e ambições sejam realizados após a superação de obstáculos e dificuldades, pelo trabalho persistente e determinado do nativo.

Pode haver ganhos a partir de diversas fontes de rendimento. Esta posição também aponta para a possibilidade de vencer sem grande dificuldade os opositores e inimigos.

Mas as «amizades» podem ser de pura conveniência mútua e facilmente podem transformar-se em inimizades conforme a ocasião.  Também pode haver benefícios do governo.

Pode haver poucos filhos com esta posição e a relação com estes pode ser difícil.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Peixes Lua Escorpião Sol Capricórnio indica a necessidade de alcançar equilíbrio interno para manter uma relação saudável com as próprias emoções, sendo este o aspeto mais necessário para o crescimento individual.

Relacionados

Leave a Comment