Questões da 1ª casa na Astrologia Horária #1

mulher com relógio ao lado

Neste artigo começamos a falar  das questões da consulta horária e da sua relação com as casas do horóscopo, mais especificamente falando das questões da 1ª casa do horóscopo.

Introdução

Já falámos em outro artigo da importância do momento em que se faz uma pergunta na astrologia horária, bem como da motivação que deve estar presente na mente da pessoa que faz a pergunta e não vamos repetir-nos aqui.

Os leitores que ainda não estão familiarizados com estes pormenores introdutórios farão a amabilidade de ler o que escrevemos antes e que faz parte integrante deste pequeno curso de astrologia horária que disponibilizamos no site.

Referimos também que o Ascendente  e o seu regente representam a pessoa que faz a pergunta e, secundariamente, é também representado pela Lua. Esta pessoa tem o nome de «querente». A matéria da questão, por sua vez, tem o nome de «inquirição» e é  representada pela casa que rege essa matéria.

Deste modo, é fundamental conhecer claramente os significados das questões para identificar sem erros a casa que rege «a matéria da questão».

Por sua vez, a ação envolvida na matéria da pergunta é representada pela Lua, que assume assim um papel fundamental, funcionando como o movimento temporal que «aponta» o resultado da questão.

Após a formulação clara da questão, deve olhar-se para o regente da casa que a representa, ver qual é  a sua colocação por casa e signo, avaliar a força/fraqueza, os aspetos que recebe e/ou forma na carta horária.

Na descrição apresentada, seguimos W. Lilly e a sua obra Horary Astrology que, desde o século 17, é a base das interpretações neste ramo da astrologia.

Questões da 1ª Casa

Começamos por referir os significados fundamentais da 1ª casa:

Quando Saturno está aqui colocado e recebe o aspeto de Júpiter, de Vénus, do Sol ou da Lua, permite uma boa constituição física e longa vida. Quando Mercúrio está colocado na 1ª casa e está dignificado, produz um grande orador, dotado de memória e argúcia.

A primeira casa rege o querente, o corpo físico, tudo o que implica o «eu». Sendo o corpo físico o «veículo» da identidade, a 1ª casa também representa os veículos em que viajamos. Representa a forma do corpo físico, a cabeça e o rosto em particular. Os co- significadores da 1ª casa são o signo  Carneiro  e Saturno, segundo Lilly.

A justificação é a de que esta é a 1ª casa; Carneiro é o 1º signo, Saturno é o 1º planeta (os planetas eram contados a partir do mais distante para o mais próximo).

Quando há planetas maléficos aqui colocados, como Marte, Saturno, ou o nodo Sul da Lua e se estiverem mal colocados, há muitas vezes (quando ocorre no horóscopo de nascimento) uma mancha na face ou na parte do corpo simbolizada pelo signo que ocupa a 1ª casa.

Na Astrologia Mundial a 1ª casa significa o povo ou o estado geral da nação, quando a carta é levantada para o dia do equinócio da Primavera ou para o momento em que se dá uma «conjunção maior» dos planetas.

A 1ª casa tem ligação com a cor branca e planetas aqui colocados tendem a tornar a pele da pessoa mais pálida. Quando há significadores colocados na 1ª casa, podem indicar roupas brancas ou animais com pelo claro.

Quando o significador de um objeto perdido está na 1ª casa, indica que este está em casa do seu dono.

Quando Mercúrio está colocado nesta casa indica alguém que é bom (ou boa) orador (a), alguém que usa as palavras de forma eficiente e tem boa imaginação e memória.

A 1ª casa representa o Este e é uma casa masculina.

Em consequência dos significados da 1ª casa, as questões que com esta se relacionam têm muitas vezes a ver com a saúde e com assuntos de natureza pessoal.

Uma das questões frequentes da 1ª casa é: «Terei sucesso onde estou ou terei melhores oportunidades indo para um outro lugar (cidade, país)?»

Numa questão deste tipo a 4ª casa da carta horária  significa  o local /casa em que o querente vive ;  a 3ª casa significa o ambiente envolvente atual. A 10ª casa significa o local / lar estrangeiro; a 9ª casa significa o ambiente envolvente no estrangeiro.

Se a 4ª e a 3ª casas forem benéficas o nativo terá sucesso no local em que está; se a 10ª e a 9ª casas forem benéficas significa que o nativo terá sucesso no estrangeiro.

Deverá ser feita a avaliação de qual destes dois pares é mais forte e benéfico, para dar a resposta.

Quando a carta indica que haverá mais sucesso no estrangeiro mas, ao mesmo tempo, existe um aspeto maléfico entre o regente da 10ª ou da 9ª e o regente do Ascendente, a mudança deverá ser adiada. Um aspeto benéfico entre estes significadores mostra sucesso imediato na mudança.

Se não houver nenhum aspeto entre o Ascendente da carta ou o seu regente e o regente da 10ª ou da 9ª, a mudança não se concretizará.

Se os planetas significadores referidos formarem um aspeto de aplicação positivo, a mudança far-se-á no futuro próximo.

Uma pessoa pode perguntar também «Para onde deverei ir para alcançar o máximo sucesso?»

Para responder a esta pergunta, é preciso conhecer a orientação espacial de cada signo, dada no artigo sobre os significados dos signos.

Assim, tem-se em conta que o Ascendente, que representa o querente, simboliza o Este. Qualquer planeta no Ascendente lança a sua influência a partir do Este.

Um planeta no Descendente (7ª casa) representa a direção oeste; um planeta na 10ª casa está na direção Sul em relação ao querente; um planeta colocado na 4ª casa simboliza o Norte.

Assim, tem-se em conta que, se o nativo se dirigir para uma dessas direções (ou direções intermédias entre os 4 grandes ângulos ou pontos cardeais, ficará sob influência principal dos planetas aí colocados.

Deste modo, a pessoa deve escolher a direção que representa a melhor influência que deseja em relação às condições que a levam a fazer a pergunta. Para responder, deve ter em conta a força dos planetas em causa, os aspetos que recebem, a sua natureza e a sua força ou dignidade.

Assim, imaginemos que a pessoa deseja ir para o lugar onde terá mais saúde. Vénus rege o Ascendente  Touro estando em conjunção com o Sol que representa a energia vital. Ora, Vénus e o Sol estão em conjunção no signo Caranguejo. Assim, a pessoa terá melhor saúde indo na direção sul ou sudoeste, junto a cursos de água.

Se, ao invés alguém deseja ir para o lugar onde terá mais sucesso numa carreira de comunicação, deve ter-se em conta  a condição da 3ª casa para saber em primeiro lugar se esta é favorável ao sucesso nesta área.

Observa-se se há planetas colocados nesta casa e os aspetos que estes recebem ou lançam, nomeadamente se forma aspeto com o regente da   3ª casa e da  2ª  e 11ª, que se referem ao sucesso e também aos rendimentos. A localização do regente da 3ª casa indica a direção em que será mais provável alcançar o sucesso.

No próximo artigo continuaremos a falar das questões da 1ª casa do horóscopo.

Relacionados

Leave a Comment