Trânsito Rahu e Ketu signo Touro e Escorpião

homem com óculos e leque feito de notas de banco

Neste artigo descrevemos os efeitos do trânsito de Rahu Ketu no signo Touro e Escorpião.

No dia 23 de setembro de 2020 Rahu e Ketu iniciam um novo trânsito, que durará até 12 de abril de 2022, pelos signos Touro e Escorpião. Um bom número de astrólogos considera que Rahu fica exaltado em Touro havendo também os que consideram que Ketu está exaltado no signo Escorpião.

Outros consideram que Ketu é corregente do signo Escorpião, com Marte, da mesma forma que Rahu é corregente do signo Aquário, com Saturno.

Embora seja tradição a análise dos trânsitos a partir da posição da Lua, na Astrologia da Índia,  há muitos astrólogos na atualidade que consideram o Ascendente como referência para prever os efeitos deste e de outros trânsitos, uma vez que é o Ascendente que significa a dimensão física  do indivíduo e da  realidade material em que este vive.

Rahu e Ketu transitam  dão os melhores resultados quando transitam ou estão colocados em casas upachaya: 3ª, 6ª, 10ª 3 11ª casas. Usaremos  a referência do Ascendente para descrever este trânsito, pois é o que permite avaliar melhor os efeitos para a generalidade das pessoas.

Rahu no signo Touro

Rahu no signo Touro é considerado exaltado pois a natureza deste signo realça o intenso desejo de Rahu para possuir e acumular todo o tipo de recursos. Durante este trânsito pode assim  haver uma verdadeira obsessão pela acumulação de riqueza e de todo o tipo de bens valiosos, ou tesouros.

Esta noção de «tesouro» pode estender-se a muitas qualidades de objetos como raridades, por ex.: um livro único e raro, moedas raras, coleções únicas que mais ninguém tem, peças artísticas, conhecimentos ocultos e privilegiados, etc.

Estando associado com a dissimulação e a astuciosa tentativa de se fazer passar por quem não é, nesta posição Rahu pode inclinar para se fazer passar por alguém extremamente rico sem o ser, para, desse modo, conseguir entrar numa certa família, por ex., ou para adquirir status e elevada posição social.

Rahu pode também ajudar a passar a imagem de membro de uma família destacada e importante, por ex., para entrar no mundo da alta finança e, por um tempo, a pessoa consegue o seu intento mas acontece com frequência que, quando está prestes a alcançar o que pretende, de repente o «disfarce» cai e o mesmo acontece com o nativo e todas as suas ambições.

Mas Rahu em Touro permite adquirir riqueza (e muita), por isso, nem tudo estará perdido. Deverá analisar-se Vénus, o dispositor, tanto na carta radix como na navamsha. Planetas colocados no signo Touro também poderão ver os seus efeitos amplificados por Rahu durante este trânsito.

Durante o trânsito pelo signo Touro, Rahu acentua o desejo pelos prazeres dos sentidos e outros significados de Touro como a ligação á Terra e à Natureza,. Os habituais significados de Touro ligados à sensualidade são igualmente acentuados.

Os que se dedicam à escrita podem também ver o seu talento para escrever e usar a imaginação apurarem-se e podem  ter bastante sucesso durante este período, sendo capazes de criar ficção exótica e realmente fascinante para os leitores, poesia, oratória com grande capacidade de persuasão.

Acumular bebidas , comida refinada e dinheiro e todo o tipo de objetos valiosos e/ou artísticos, coleções raras, são comportamentos esperados  durante este trânsito.

O discurso falado é também favorecido por este trânsito, que também é positivo para os que têm atividade musical e, e especial, o canto  e a escrita de canções, etc.

Durante este trânsito  há também um forte desejo de ser reconhecido como alguém instruído e com peso na dimensão cultural.

As paixões ocorridas neste período podem ser acompanhadas de bastante possessividade e ciúme, podendo mesmo ter uma nota de obsessão.

Ketu no signo Escorpião

Ketu é considerado como corregente do signo Escorpião, em conjunto com Marte. Desde que não haja planetas inimigos colocados no signo, esta pode ser uma boa colocação para Ketu.

Durante este trânsito Ketu inclina para a sedução pelo oculto, por tudo o que é misterioso, mágico. Há atração pelos processos de transformação e de regeneração. Todos os processos de transformação são favorecidos neste período.

Ketu no signo Escorpião pode permitir grande capacidade para destruir obstáculos mas também faz acompanhar essa capacidade da perceção de que nada disso é importante.

Porém, os efeitos de Ketu dependem bastante da disposição de Marte no horóscopo. Se este atuar de forma agressiva e violenta, este trânsito amplifica essas características e pode permitir a realização de atos de grande violência, embora a pessoa sinta, ao fazê-los, que é apenas uma «testemunha», não sentindo qualquer emoção ao realizá-los.

Durante o trânsito de Ketu pelo signo Escorpião há um regresso de karma do passado que faz submergir a pessoa, levando-a a comportar-se segundo padrões fantasmáticos do passado, sendo uma das áreas esperadas a gestão de dinheiro escondido do circuito normal (dos impostos, por ex.,)

Se a pessoa lidou com energias subtis, usadas na magia e no oculto, pode ver-se novamente  envolvida com esse tipo de realidade, embora agora não sinta qualquer verdadeiro entusiasmo nisso. Mais ainda, há a tendência para negar a realidade de energias subtis.

Porém, estas pessoas podem envolver-se na verdade, na tentativa de manipulação das energias subtis, através de rituais de magia negra, que dirigem contra os que veem como ameaça, embora isso esteja em geral associado à fraqueza ou aflição do planeta Marte no horóscopo.

Por outro lado, este pode ser um excelente período para fazer investigação uma vez que Ketu aumenta a intuição. Também acrescenta coragem e capacidade de trabalhar arduamente e a  ir ao fundo das questões. Mas, no plano moral, esta posição costuma ser considerada como de total falta de sentido moral.

Em alguns casos a pessoa pode sofrer perdas financeiras, roubos, etc.

Os que têm a profissão de cirurgiões são bastante favorecidos por este trânsito.

Uma das lições de Ketu no signo Escorpião é a de superar o ressentimento, enterrado na memória psíquica no passado e transcender o desejo de manipular os outros para ter mais poder, seja através de forças subtis como acontece na magia, do uso da força ou da manipulação psicológica, etc.

Superar  as decisões que no passado conduziram a efeitos destrutivos, especialmente para os outros, mas também para si próprio, desfazer-se das crenças que não acrescentaram senão dor e sofrimento à sua identidade, é uma tarefa difícil mas que pode ser encetada durante este trânsito, construindo, através de Rahu no signo Touro, um novo conjunto de valores e de crenças que substituam o passado sombrio.

Os padrões do passado podem emergir novamente, nos restos fantasmagóricos que povoam o subconsciente do nativo e é possível repetir alguns desses padrões, de forma mecânica mas o desafio é superar isso e desenvolver a alegria interior e o prazer de viver através do desejo simples de regresso à felicidade que é proporcionado pelo signo Touro onde transita Rahu.

Relacionados

Leave a Comment