Trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente Gémeos

Estátua de Buda

Falamos neste artigo dos efeitos gerais do trânsito Rahu Ketu 2020-22 para o Ascendente Gémeos. Pode ler um artigo sobre os efeitos gerais do trânsito dos nodos no eixo Touro(Escorpião aqui.

Rahu transitará na 12ª casa e ketu transitará na 6ª casa.

Trânsito de Rahu na 12ª Casa

Para o Ascendente Gémeos Rahu transitará na 12ª casa e no Signo Touro. Este trânsito pode ter aspetos positivos para os que trabalham ou vivem em país estrangeiro ou se ocupam de matérias confidenciais ou reservadas.

Para muitos ,também pode trazer algumas perturbações do sono, ou insónias. Rahu é uma energia agitada que fica confinada e presa na 12ª casa e afeta a vitalidade e alegria de viver, se não houver alguma forma de canalizar esta energia de forma produtiva.

Uma forma de o fazer será, por exemplo, fazendo investigação, estudar matérias que exigem esforço de decifração, escrever- sobretudo prosa de ficção, pois Rahu estimula enormemente a criatividade e a imaginação, e também  ajuda a explorar o mundo dos sonhos e dos símbolos.

Esta energia ajuda igualmente todos os que trabalham em ambientes fechados como hospitais e prisões, ou desenvolvem ações de voluntariado em organizações humanitárias , de ajuda a refugiados, etc.

O desejo de viajar é muito forte com este trânsito e, se não for possível fazê-lo fisicamente, deverá encontrar meios alternativos de o fazer- a leitura, o cinema, jogos de entretenimento, etc.

Os relacionamentos conjugais podem sofrer durante este trânsito, podendo existir constantes conflitos e tensões. Despesas podem aumentar também, causadas pelo cônjuge ou devidas a doença do mesmo.

Outro efeito deste trânsito é o devaneio e o gosto por reservar momentos de solidão em que gosta de fantasiar e «sonhar acordado». Adicionalmente, o desejo de compreender o significado dos sonhos, que são, muitas vezes mais intensos neste período e, por isso, mais facilmente lembrados.

Sendo a 12ª casa uma casa de despesa, há a tendência para gastar mais, podendo gastar uma boa parte da riqueza que tem.  Muitas destas despesas podem ser extravagantes, talvez relacionadas com a tendência para manter relacionamentos sexuais reservados (e em grande número).

A 12ª casa é uma casa de espiritualidade e meditação mas Rahu é uma energia extremamente material por isso, a combinação de ambos poderá indicar o uso de eventos ou situações associados com a espiritualidade para atingir outros objetivos de natureza material em alguma atividade de natureza comercial.

Outro efeito possível é o envolvimento em atividades secretas ou confidenciais ou o envolvimento em negócios que lidam com lugares isolados ou reservados (gestão de SPAs, turismo em resorts , exploração de Ashrams e outros locais de práticas espirituais e de meditação, venda de produtos associados com a espiritualidade, etc.).

Estes podem ser meios eficazes para ganhar relevância e aumentar a influência e riqueza pessoal durante este trânsito. Rahu não leva, em geral, a tornar-se mais «espiritual» quando transita na 12ª casa. Mas pode dar-lhe engenho para ganhar com a exploração e gestão de eventos e produtos dirigidos ao público que procura esse tipo de experiência.

A exploração da sexualidade – ou estudo e escrita sobre essa matéria – é outro forte motivo de interesse neste período.

Alguns podem dedicar uma parte dos seus recursos e tempo a ações de voluntariado e de ajuda de pessoas desfavorecidas, doentes ou, de algum modo, precisando de apoio. E esta é também uma das formas que melhor podem ajudar a atravessar este trânsito de modo mais tranquilo, uma vez que as casas 12ª/6ª  têm uma forte carga kármica.

Ao longo deste trânsito Rahu lança aspeto para a 4ª casa e pode influenciar novas ideias sobre a educação que desafiam os modelos vigentes, pode causar disrupção na relação com a mãe a família. Pode sentir agora um fascínio pelo estudo dos costumes locais e das suas raízes familiares.

Poderá também querer envolver-se mais na vida da comunidade e as suas estruturas.

Lança igualmente aspeto para a 6ª casa, ajudando a obter bons resultados financeiros a partir do trabalho. Pode desenvolver novos métodos e abordagens no trabalho que serão frutuosos. Vencerá oponentes e competidores.

Finalmente, Rahu lança também aspeto para a 8ª casa, ajudando a tirar partido de segredos, dinheiro escondido acordos secretos, etc. Pode intensificar o desenvolvimento de relacionamentos extraconjugais de natureza sexual.

Trânsito de Ketu na 6ª Casa

O trânsito de Ketu pela 6ª casa não favorece a saúde, podendo haver sintomas difíceis de diagnosticar. Dado que Ketu separa a pessoa dos significados da casa onde se encontra, leva, ao transitar por esta casa, a negligenciar a saúde, o que pode acabar por lhe causar problemas nesta área devido a falta de cuidados.

Este é igualmente um trânsito desfavorável porque separa a pessoa  da consciência da sua responsabilidade. Deste modo, promessas, contratos, dívidas, podem ser vistos como não importantes e, desse modo, são esquecidos, trazendo posteriores problemas.

A tendência geral deste trânsito é, pois, a de não dar importância aos problemas e dificuldades e comportar-se como se estes não existissem. Isto tanto inclui questões de saúde- e falta dela- como possíveis inimigos, que são ignorados.

Também há a tendência para ignorar os problemas sociais (incluindo exploração económica e humana, desigualdade e injustiça, questões ambientais, etc.). Assim, se habitualmente se dedica a defender questões humanitárias, pode agora ser tomado(a) por uma inércia em relação a essas matérias.

Ketu a transitar pela 6ª casa parece cancelar o sentido crítico ou o desejo de abordar de forma crítica a realidade. Desse modo, mesmo que haja conflitos na vida conjugal, ao longo deste trânsito, será pouco provável que pense em separar-se ou sequer defender-se quando é acusado (a).

Os que têm trabalhadores a seu cargo, neste período tendem a ficar imunes a queixas e reivindicações, podendo mesmo explorar os trabalhadores sem qualquer problema de consciência.

Por se tratar de uma casa com forte carga kármica, a 6ª casa associada a Ketu, que tem ele próprio o significado do karma mais pesado no horóscopo para a vida atual, pode neste trânsito trazer para a sua vida pessoas e padrões de relacionamento do passado.

Tais pessoas e padrões colocam-no (a) potencialmente no papel de vítima ou perpetrador de atos de exploração. Pode atrair criminosos, pessoas doentes (incluindo doença mental), ladrões, dependentes de drogas, etc.

Ketu nesta casa e no signo Escorpião pode assim confrontá-lo (a) com pessoas, decisões e escolhas que fez no passado e que criaram karma pesado, para si ou para outros em relação a si e agora deverá fazer uma escolha diferente para quebrar a repetição dos mesmos padrões.

A atual indiferença com que pode olhar para o tipo de atos e experiências significadas pela 6ª casa por as considerar «normais» é fruto de memórias subconscientes que traz do passado mas a lição a aprender com este trânsito de Ketu é justamente a de desafiar essa noção de «normalidade».

Na verdade, explorar ou ser explorado, o que implica desconsideração total pela dignidade humana, sua ou dos outros, não é «normal». E tomar consciência disso, desafiando o padrão subconsciente, é a lição fundamental agora.

A importância deste trânsito de Ketu é a de permitir tomar consciência das dependências ou crenças subconscientes que têm condicionado a sua vida. E aproveitar a energia de Rahu para transformar essa energia em verdadeira libertação espiritual, desenvolvendo o padrão básico de humanidade expresso no otimismo de Touro.

Acautele também a  tendência para confiar em pessoas que desejam aproveitar-se de alguma vulnerabilidade sua e que podem torná-lo (a) vítima de abuso de algum tipo ou exploração.

Relacionados

Leave a Comment