Trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente Touro

homem levantando pesos no ginásio

Falamos neste artigo dos efeitos gerais do trânsito Rahu Ketu 2020-22 para o Ascendente Touro. Pode ler um artigo sobre os efeitos gerais do trânsito dos nodos no eixo Touro(Escorpião aqui.

Os nodos transitam num eixo fundamental, o da identidade e da relação eu/tu. Para o Ascendente Touro este trânsito será de grande transformação pessoal através do relacionamento com os outros e, muito particularmente, através das parcerias próximas.

Assim, a relação conjugal e as parcerias de negócio, serão um ponto fundamental que irá despoletar mudanças profundas na identidade pessoal, na imagem que faz de si e no modo como deseja projetar-se na vida.

Ketu representa os restos kármicos que se manifestam ainda nesta vida, como pontos de menor resistência e que tendem a repetir-se, ainda que sem um verdadeiro envolvimento da alma, se assim podemos dizer.

O Ascendente Touro indica um padrão de relacionamentos  que traz a sombra de traumas e crises do passado, imprevisibilidade e experiências traumáticas e este trânsito é uma oportunidade única para deixar tudo isso para trás, avançando para um novo ciclo de vida, mais otimista, feliz, como é característico do signo por onde transita Rahu, o signo Touro.

Assim, para os que estão fartos de repetir os mesmos padrões do passado, que conduziram a sofrimento, mágoa, ressentimento e desejam uma nova ligação com as raízes da vida, ligados à Terra e às forças solares da vida, este período pode ser de intenso crescimento interior.

Trânsito de Rahu na 1ª Casa  

Rahu no signo Touro liga a pessoa ao seu corpo e sensações, ao sentimento de alegria por estar vivo e poder aproveitar as oportunidades que a existência na Terra providencia.

Assim, há a tendência para se focar mais no seu corpo e na sua existência sensorial, para aproveitar os prazeres da vida e desenvolver um novo sentido de otimismo e de confiança em si mesmo (a).

Este período pode assim ser de intenso trabalho e redefinição da imagem pessoal, pode sentir uma nova vitalidade que dá um alento e determinação para prosseguir objetivos ainda mais forte do que o habitual. Cuidar da imagem física é outro aspeto, ao mesmo tempo que a sensualidade própria do signo fica intensificada.

Ir ao ginásio pode assim agora ser mais fácil, pois o desejo de «estar em forma» , atraente sobrepõe-se à natural preguiça de Touro. E melhorar o mais possível a imagem pessoal para a colocar ao «serviço» de elevar a posição social, status, etc.

Rahu no signo Touro e no Ascendente conduz a identificar o corpo e a imagem pessoal com o sucesso que pode alcançar. Por isso, tudo o que pode aperfeiçoar e melhorar a sua aparência será usado até ao limite das possibilidades.

Como é próprio de Rahu, neste período você procura tudo o que é invulgar e fora do comum, para essa redefinição da sua imagem, preferindo a extravagância e o exótico à convenção e ao hábito. Mas não se preocupe pois Rahu consegue dar-lhe um fascínio apropriado às suas intenções de momento.

Se tem habitualmente uma voz agradável, é normal que passe (e sobretudo os outros passem) a considerá-la como bonita , persuasiva, sedutora.

Mesmo os que não são dotados de uma beleza extraordinária, neste período aprendem a tirar partido dos pontos fortes do corpo e conseguem passar essa imagem que impressiona os outros e os cativa, seja mudando a forma de vestir, de se pentear etc.

Assim, Rahu no Ascendente vive do cultivo da própria personalidade e da capacidade de se afirmar através da presença física. Se é mulher, tentará aumentar ao máximo o seu poder de sedução e a sua beleza; se é homem, apostará sobretudo no trabalho sobre a força física, trabalhando ao máximo os músculos, para se tornar impressionante.

Ambos os sexos tornam-se mais sensíveis ao aumento da vitalidade física e ao desejo de serem impressionantes nesta área.  Desejam tornar-se ícones, figuras únicas amadas pela sua beleza, voz, qualidades de conquista, alguma característica que acreditam ser apenas sua.

Neste trânsito Rahu lança aspeto para a 5ª casa indicando uma abordagem  menos convencional da educação das crianças. Há um estímulo da criatividade das crianças e da sua individualidade.

O seu gosto habitual pela cautela nos investimentos agora pode ceder lugar a abordagens mais arriscadas.

Outra área influenciada por Rahu é a do romance. Parceiros (as) mais exóticos, menos convencionais, extravagantes ou estrangeiros podem agora exercer um grande fascínio sobre si.

Rahu lança igualmente aspeto para a 7ª casa onde transita Ketu e este aspeto não favorece o cumprimento de acordos, contratos, alianças estabelecidas, incluindo o casamento e outras parcerias. A «palavra dada» é também agora menos importante para si.

Finalmente, Rahu lança também aspeto para a 9ª casa, levando a dar menos peso à «autoridade», seja esta religiosa, académica ou referente ao pai e outras figuras próximas cuja palavra até agora tem seguido sem discutir.

Crenças tradicionais podem ser desafiadas e um fascínio por conhecer outras culturas países, ideias e religiões podem tornar o seu desejo de viajar mais fascinante neste período.

Trânsito de Ketu na 7ª Casa

Como referido atrás, esta posição de Ketu, num signo de crise e transformação como é Escorpião, mostra que é nos relacionamentos pessoais que o karma do passado que se faz notar nesta vida está relacionado as parcerias e relacionamentos próximos.

Ao transitar pela 7ª casa Ketu, desliga a pessoa de todos os parceiros, incluindo o cônjuge. Assim, é possível haver separação , se a outra pessoa necessitar de elevados níveis de atenção e se o casamento tiver deixado de responder a conveniência mútua.

Vários relacionamentos extraconjugais são igualmente possíveis, se tiver idealizado um «parceiro perfeito» que tenta, desse modo, alcançar. Com esta posição de Ketu não há verdadeiro interesse pelo parceiro existente, nem envolvimento passional com este.

O foco de Rahu na personalidade individual pode atenuar o desejo de estabelecer uma parceria realmente perfeita, como aconteceu no passado, em que pode ter mudado de parceiro após parceiro, para obter apenas o desencanto de nunca o encontrar.

Durante este trânsito,  tem a oportunidade de deixar morrer esse fantasma do outro que a completaria e que sentiu porventura ter de encontrar para ser «completo (a)».

A compreensão de que não existe, no plano terreno, nenhum parceiro que reúna as condições desse desejo pode impulsionar para o estabelecimento de um relacionamento metafísico com o «eu espiritual», sendo este um significado profundo da relação Touro/ Escorpião.

Na verdade, esta transformação do desejo do outro humano por um outro espiritual consiste na ideia antiga do «casamento alquímico», no qual se ultrapassa o plano da ilusão e se encontra o único verdadeiro parceiro numa experiência espiritual.

Alguns podem trazer do passado memórias subconscientes em que usaram a magia e rituais ocultos para «atrair» o parceiro ideal, tanto para usar a manipulação psíquica como outras formas para alcançar os seus objetivos e isso pode ter produzido resultados traumáticos.

A mesma tendência pode surgir nesta vida mas a lição a obter é a de que ninguém alcança o «amor ideal» através da manipulação da vontade dos outros. Este trânsito pode colocá-lo (a) perante parceiros que mantêm consigo algo por finalizar.

Mas, para que a experiência possa realmente contribuir para o seu crescimento, deverá libertar-se do desejo de prender essa pessoa e deixá-la livre.

Ao libertar-se desse desejo de possuir o outro, pode perceber como não passava de uma ilusão, da qual não precisa para ser feliz e pode, desse modo, desenvolver um novo modelo de relação   com os parceiros, que abandona o modelo da «posse» que só causa sofrimento, aderindo à sua própria liberdade de ser , que deixa igualmente o outro ser livre.

Nesta aprendizagem interior, facilitada pela profunda intuição de Ketu em Escorpião, pode, na verdade, mudar-se a si mesmo(a) e aprender a ser mais otimista e feliz.

Relacionados

Leave a Comment