Trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente Escorpião

noivos brindando com champanhe

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais do trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente Escorpião. Pode ler um artigo sobre os efeitos gerais deste trânsito aqui.

Para o Ascendente Escorpião Rahu transita pela 7ª casa e Ketu transita pela 1ª casa. O trânsito dos nodos pelos eixos da carta natal corresponde a mudanças significativas nas área envolvidas, neste caso, a identidade e os relacionamentos e parcerias

Assim, o casamento e outras parcerias serão o motor de novos processos de mudança, que se refletirão numa transformação profunda da identidade pessoal através das experiências com parceiros.

Trânsito de Rahu pelo signo Touro na 7ª Casa

A primeira área na qual pode sentir fortemente a influência deste trânsito é o casamento, havendo a tendência para ultrapassar todas as barreiras em relação ao envolvimento em relacionamentos extraconjugais.

Esta tendência será menos evidente se Saturno estiver colocado na 7ª casa ou se estiver em aspeto com Rahu.

O impulso para manter este tipo de relacionamentos será forte ao longo do trânsito, bem como o desejo de usar esses relacionamentos como forma de atrair algum tipo de vantagem ou privilégio, como mais riqueza, luxo, acesso a privilégios sociais, etc. Os parceiros exóticos e estrangeiros são os mais atraentes e fascinantes neste período.

Há também a propensão para «não ligar» a determinadas regras estabelecidas em outro tipo de contratos, se considerar que estas estão a limitar os seus desejos. Deste modo, procurará «dar a volta» a quaisquer limitações estabelecidas previamente, se estas não servirem os seus interesses de momento por ex., em contratos e acordos.

Deste modo torna-se claro que este não é o melhor momento para formar acordos e contratos com regras muito estritas pois, ou aceita tais regras sem na verdade pensar respeitá-las ou acabará por as infringir de uma maneira ou de outra.

Se fizer alguma promessa ou der a sua palavra em relação a alguma matéria porque isso lhe convém de momento, o mais certo é, posteriormente, dar vida ao ditado «palavras leva-as o vento»  uma vez que o mote dos seus padrões de parceria de momento é o taticismo.

Usará toda a argúcia da sua inteligência e conhecimento dos outros para lhes «dar o que desejam» isto é, aceitar condições, regras, padrões definidos em negócios, acordos e parcerias. Mas, bem no fundo, sabe que não se compromete com nada disso e que fará exatamente o que lhe for mais conveniente num dado momento.

Isto não significa que não cumpra os acordos ou contratos que fizer, significa que, se nada obstar a esse cumprimento, será fiel ao acordado. Mas, se as circunstâncias mudarem e lhe for mais favorável não o fazer, não terá nenhum problema de consciência em transgredir.

É claro que, uma vez mais, tentará convencer a outra parte de que há «boas razões» para o fazer, sempre que isso é possível porque não quer transformar os parceiros em inimigos. E, com o talento natural que tem para a manipulação, há boas possibilidades de conseguir o que pretende.

Ou, pelo menos, para «manter a face» e o sucesso nos seus empreendimentos.  Fica claro assim que Rahu na 7ª casa e no signo Touro usa as parcerias e os parceiros de todos os tipos como meios para alcançar objetivos importantes no plano material e social.

Tais objetivos, no signo Touro, ligam-se, para além dos mais imediatos e relacionados com a sensualidade e o sexo, os de acumular riqueza, status, privilégios que lhe permitam ascender acima da posição em que se encontra, em termos sociais.

Com este trânsito, a popular expressão «consigo dar a volta a esta pessoa» torna-se muito real e aplicada. Talvez um dos meios que melhor exprimem isso é o talento com que você é capaz de convencer os parceiros (e parceiras) de que tem uma relação de «igualdade» com eles, ao mesmo tempo que controla e manipula tudo o que eles decidem e aceitam, de forma subtil e não notada por eles.

Por outro lado, as suas fantásticas capacidades de persuasão e negociação podem valer-lhe, neste período, excelentes negócios e contratos vantajosos, porque você consegue convencer mesmo as pessoas que, á partida parecem ser demasiado diferentes ou ter interesses demasiado opostos aos seus ou da sua empresa ou negócio.

Rahu dá-lhe esse «toque» especial que penetra na psique dos outros e os faz ver não o que eles desejam mas o que você deseja, como o mais importante e que deve ser escolhido.

E isso é uma outra forma de trazer mais dinheiro e privilégios para  a sua vida e negócio. Em especial, os negócios ou contratos com parceiros estrangeiros, serão os mais apetecidos.

Aliás, a sua satisfação em conseguir ter sucesso em negociações difíceis ou improváveis é tal, que procura intensamente confirmar que «é o (a) maior negociador (a) do mundo». E esse é talvez um prémio tão apetecível como os bens e privilégios que isso lhe traz.

Rahu lança aspeto para a 11ª casa  e pode bem acontecer que pessoas fora do background habitual apareçam agora no seu círculo de amizades ou rede social.

Rahu é um quebrador de tradições e de tabus, de modo que pode agora fazer gala de se mostrar com amigos de outras culturas, etnia, religião, sentindo prazer em chocar as pessoas próximas.

Pode também envolver-se em parões de investimento financeiro não convencionais mas que lhe podem trazer bom retorno.

Rahu também estará em aspeto com a 1ª casa, levando a mudar a sua imagem com alguma extravagância na aparência.  O corpo pode merecer agora mais a sua atenção para se mostrar mais em forma e com mais vitalidade.

Finalmente, Rahu estará em aspeto com a 3ª casa impulsionando os processos de pensamento  que se tornam mais criativos. Se tem atividade de escrita, esta será mais envolvente e capaz de revelar aspetos imaginativos e persuasivos, melhorando também a capacidade de convencer e persuadir.

Trânsito de Ketu  no Signo Escorpião na 1ª Casa

O foco principal da consciência estará, como referido atrás, nos parceiros de todos os tipos pelo que a identidade individual acaba por se tornar, sob o impulso de Ketu, na testemunha dos processos que mudança que se refletem no «eu», mais do que um agente voluntário dessa mudança.

Ketu é corregente do signo Escorpião e os seus efeitos dependem bastante da força e colocação de Marte. Particularmente, este deve estar forte , dignificado e bem colocado para promover melhores efeitos do trânsito.

Ketu produz ema espécie de véu sobre o seu sentido de realidade durante este período, que permite «esquecer» problemas, responsabilidades, situações desagradáveis e cria uma «distração» geral em relação a todas as críticas que os outros possam fazer e também das circunstâncias gerais da sua vida.

Deste modo, se houver infidelidades por parte do parceiro de vida ou de negócios, encará-las-á  como se isso não lhe dissesse respeito. Ketu leva a adotar uma estratégia geral de evitamento e relação ao todos os problemas.

O trânsito de Ketu tende igualmente a desligar a sua identidade de todos os laços existentes, que aparecem envoltos num embotamento de indiferença. É mais fácil  agora desligar-se de ambientes, relacionamentos, dependências de qualquer tipo.

E isto, que pode parecer dramático á primeira vista, pois leva a afastar  a perceção da sua identidade dos processos físicos , fisiológicos, materiais, pode na verdade ser  um processo muito rico de transformação pessoal, no qual encontra uma dimensão de si interna e até agora desconhecida e que vai para além dos limites da materialidade.

Não é por acaso que Ketu está associado à «salvação» que surge após o corte total com os laços que nos prendem ao mundo material. Ao fazer isso, permite a experiência de que os laços com a realidade material não deixam ver outra realidade mais profunda e mais real do que essa que está escondida em cada ser humano, uma realidade de que os místicos de todos os tempos falaram.

E  Ketu na 1ª casa e, muito especialmente ,no signo Escorpião, permite, para os que estão preparados , efetuar essa transição ou transformação profunda que vai além da identidade do corpo para chegar á identidade mais funda do espírito.

E como se coaduna tal identidade com o desejo de posses e riqueza de Rahu na 7ª casa?

Esta questão só consegue ser respondida por cada um individualmente pois tem a ver com o nível de desenvolvimento pessoal que atingiram até ao momento. Nos que se adiantaram mais, Ketu pode sobrepor-se aos desejos obsessivos de Rahu por mais posses e experiências sensoriais, tomando simplesmente consciência de que são uma ilusão.

Quando a mente consegue «ver» realmente esse caráter ilusório de todo o desejo que leva a querer crescer no mundo material, ele desfaz-se como um castelo de cartas repentinamente mostra a sua falta de consistência.

Mas, para os que não estão preparados, Ketu na 1ª casa pode ser apenas uma espécie de «fantasma do eu»  embotado pela sua falta de visão que não lhe permite ver que é mais do que os seus olhos e corpo físico.

A natureza subtil de Ketu abre a perceção para ser permeável a energia subtis, nem sempre benéficas e permite que outros parceiros ou energias assumam o controlo da sua vida, situação que pode levar a aproveitamento dos outros por causa da sua menor disponibilidade para dar atenção ao que se passa em si e à sua volta.

Também poderá precisar de passar tempo isolado (a), sentindo-se desgastado (a) na presença de outros.  Deverá ainda ter cuidado com a saúde pois pode haver a propensão para desenvolver hábitos pouco saudáveis como fumar e ingerir outras substâncias tóxicas.

Porque Ketu corta a sua realidade do plano físico, deverá fazer um esforço extra para prestar atenção a possíveis agentes agressores da sua integridade física , obrigando-se, se necessário, a ter os cuidados devidos.

Apesar do que foi dito, este período pode ser intenso em atividades sociais, pois há a tendência para se identificar com os parceiros e o seu estilo de vida. No entanto, deverá reservar momentos separados da multidão para poder regenerar as suas forças.

Relacionados

Leave a Comment