Trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente Sagitário

Ativistas dos direitos humanos

Descrevemos, neste artigo, os efeitos do trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente sagitário.

Para o Ascendente Sagitário Rahu transitará na 6ª casa e Ketu transitará na 12ª casa. Pode ler um artigo sobre os efeitos gerais do trânsito de Rahu Ketu 2020-22 aqui.

Trânsito de Rahu  no signo Touro na 6ª Casa

Sendo um maléfico, Rahu dá bons resultados na 6ª casa. Poderá facilmente lidar com oponentes e competidores, levando a melhor em situações de litigação, conflito, concursos, etc.

Ao longo deste trânsito, a sua capacidade de argumentação fica mais arguta, capaz de entender os mais subtis meandros de dissimulação por parte dos outros, o que o (a) torna basicamente imbatível. Se tem atividade como advogado(a) ou jurista, este é um excelente período.

O trânsito de Rahu torna presente na sua vida uma realidade com a qual talvez não se confronte habitualmente, pelo menos tão de perto: o mundo da exploração e da servidão sob todas as formas, o crime,  as vítimas e os perpetradores, poluição, doença, crises ambientais, infrações aos direitos (humanos, dos animais…) de pessoas que estão na base da sociedade e são esquecidas pela maioria.

De alguma forma, contactará com estas realidades, sendo a mais frequente através do exercício da sua profissão. Isto será mais evidente para os que trabalham nos serviços sociais, como advogados, sindicalistas, etc.

Este é também um período no qual tende a aumentar o seu gosto de entrar em processos de controvérsia e argumentação, seja defendendo alguma causa do seu interesse seja porque fica mais facilmente responsivo (a) a argumentos dos quais discorda.

Trata-se de um bom período para se lançar na defesa das «grandes causas» da sua vida, lutando para mudar situações que considera injustas: poluição ambiental, direitos humanos e animais, das mulheres, das crianças, etc.

De alguma forma  será confrontado (a) com a existência de pessoas exploradas,  vivendo em pobreza extrema ou sem cuidados de saúde e outras condições mínimas de sobrevivência, seja devido à sua profissão, seja devido a circunstâncias externas.

Outros temas que serão óbvios são a exploração sexual, toxicodependência e servidão associadas, uso de drogas, etc.

E quererá fazer alguma coisa acerca disso, revelando o seu lado humanitário. Poderá envolver-se no ativismo de defesa dos direitos sociais, humanos ou outra causa humanitária do seu interesse.

Se tem um emprego com tarefas mais rotineiras e repetitivas, neste período pode experimentar uma espécie de «revolução» mental que lhe exige mudança e mudança «agora».

A saúde tende a ser boa e aumenta igualmente a capacidade de obter ganhos através do trabalho. Em alguns casos poderão ser usados meios ilícitos para aumentar esses ganhos recorrendo-se a associação com pessoas que atuam á margem da lei.

O interesse pelas questões de saúde e dieta pode aumentar agora, podendo mesmo tornar-se aficionado (a) de determinados programas, talvez nem sempre muito racionais, dada a associação de Rahu  com poluição, veneno, toxicidade.

Ao transitar na 6ª casa, Rahu pode dar uma espécie de «habituação» em relação aos comportamentos de exploração e de servidão, levando a uma dessensibilização que se traduz em observar comportamentos cruéis sem os condenar.

Para os que têm um foco consciente nos direitos humanos, Rahu dá excelentes capacidades de argumentação para fazer mediação de conflitos e ajudar a encontrar soluções para estes.

Neste trânsito, Rahu lança aspeto para a 10ª casa, e o seu comportamento sob a influência de Rahu pode ser desafiador em relação ás regras sociais aceites, para a sua área profissional , sem se preocupar com a posição social e a sua reputação profissional, desafiando, se necessário, as autoridades vigentes.

Lança igualmente aspeto para a 12ª casa, revelando interesse por práticas exóticas de sexualidade, fascínio pela interpretação dos sonhos, o desejo de viajar para lugares longínquos. Para os que têm uma profissão na área da escrita, aumenta a sua imaginação , podendo assim ajudar a criar cenários mais ricos de ficção  e melhorando potencialmente o seu estilo de escrita.

Lança ainda aspeto para a 2ª casa, influenciando a aquisição de recursos não convencionais, o desejo de acumular dinheiro e outros recursos e impelindo para fazer   novos tipos de investimento. Também  contribui para modificar a sua conceção habitual de família, que se torna menos convencional.

Trânsito de Ketu  no signo Escorpião na 12ª Casa

Ao contrário do que se possa pensar, o trânsito de Ketu pela 12ª casa não favorece as práticas espirituais ou de meditação, pois Ketu separa a pessoa dos aspetos da vida significados pela casa em que se encontra.

Assim, o mais provável é ter dificuldade, neste período, em ter tempo para si, para a sua privacidade. Isso pode ser um bom indicador, na medida em que pode significar que estará ocupado (a) a trabalhar e a prestar serviço a outros e não sobra tempo para se isolar. Tem, no entanto, o lado avesso da moeda pois limita as praticas espirituais.

Assim, este não será um período para se dedicar a aprofundar a sua interioridade, será antes um período em que precisa de se envolver com as atividades, conflitos, tensões do trabalho e da vida doméstica, das relações com colegas e colaboradores, com pessoas desfavorecidas da sociedade, etc.

Não se admire se, ao longo do trânsito, tiver sonhos estranhos porque Ketu «abre» a sua dimensão psíquica para planos subtis, embora não gere entusiasmo especial na sua exploração.

Ketu na 12ª casa traz para o presente memórias remanescentes de uma vida espiritual ou de meditação, em que preferiu viver isolado (a) ou até ter uma existência monástica mas a lição que pode aprender neste trânsito é que esse estilo de vida já não pode ensinar-lhe, neste ciclo em que se encontra, nada de importante, é no bulício do mundo, nas interações com os outros que pode crescer e desenvolver-se.

Do ponto de vista material, este trânsito dá bons resultados, permitindo aumentar os ganhos, conseguidos através das atividades impulsionadas por Rahu.

Os efeitos do trânsito de Ketu devem ser vistos a partir da análise da força e posição de Marte, regente do signo Escorpião. Tem sido observado que, quando Marte é fraco, este trânsito torna difícil a harmonia conjugal, indicando relacionamentos sexuais extraconjugais.

Esses relacionamentos podem ocorrer dos «dois lados», seu ou do cônjuge.  Por outro lado, tais ocorrências não merecerão a mesma tensão  que surgiria em outras ocasiões pois Ketu produz apatia e uma postura de «observador» mais do que agente do que está a viver.

Se viajar para países estrangeiros neste período pode ocorrer algum facto ou evento bizarros ou estranhos. A relação com países estrangeiros em geral, no entanto, pode ser positiva.

Por outro lado, este pode ser um período de pouca paz mental, talvez porque Rahu na 6ª casa atrai inimigos e competidores que lhe dão alguns sobressaltos, embora seja previsível que sairá vencedor (a) das mesmas.

Uma das lições do trânsito de Ketu pela 12ª casa é levar á compreensão de que não é necessário isolar-se num mosteiro para poder ter uma experiência espiritual, esta pode ser vivida através das lutas no mundo, a ajudar os pobres, desfavorecidos, as vítimas de abuso, etc.

Mais ainda, é a lição de que é no mundo, envolvido nas suas lutas, prestando serviço, que se fazem as maiores conquistas espirituais. E esta é também a lição da 6ª casa em termos kármicos: é dando aos outros, desinteressadamente, que se recebe verdadeiramente mais e se cresce mais.

Relacionados

2 Thoughts to “Trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente Sagitário”

  1. Maiza

    Olá boa noite.
    É certo analise o trânsito de ketu a partir do Lagna e tbm do ChadraLagna?

    1. O nosso artigo usa o Ascendente como referência, porque é este que nos liga ao mundo material e aos eventos do mundo exterior que nos afetam. Na tradição da Jyotish, muitos usam a posição da Lua para analisar os trânsitos mas a Lua significa um impacto mais a nível mental e psicológico. Pode ler a partir de um ou de outro, e ver as diferenças.

Leave a Comment