Trânsito Rahu Ketu 2020-22 Ascendente Virgem

Escultura representando a justiça divina

Neste artigo falamos dos efeitos do trânsito de Rahu Ketu 2020-22 para o Ascendente Virgem.

Rahu vai transitar pela 9ª casa e Ketu pela 3ª casa.  A 9ª casa é uma casa de espiritualidade mas a presença no signo Touro inclina mais para procurar resultados materiais do que intelectuais neste trânsito, usando a área da espiritualidade , as viagens ou a religião como forma de obter vantagens de caráter material.

Trânsito de Rahu no Signo Touro na 9ª Casa

Ao transitar pelo signo Touro na 9ª casa Rahu pode impulsionar para a realização de viagens múltiplas para lugares exóticos, para obter conhecimento espiritual e religioso, não tanto pela experiência em si mas para ter na sua posse objetos concretos – e valiosos- que guardam essa sabedoria.

Assim, obras de arte sacra, objetos religiosos raros que são objetos de culto para religiões antigas, podem ser um fortíssimo motivo de interesse. Se tiver a disponibilidade financeira para tal, quererá procurar tesouros cujo significado simbólico está associado ao sagrado, especialmente de religiões estrangeiras e antigas. Possuir esses objetos pode ser para si um motivo de alegria e de sentimento de realização.

Os papeis de professor, padre, guru são igualmente apetecidos e, por isso, talvez procure frequentar os meios académicos e religiosos nos quais pode alcançar algum estatuto, para se sentir especial durante este trânsito.

Rahu tem sempre um efeito disruptivo em relação ao estado vigente da área em que se encontra. Assim, se tem uma profissão ligada à educação, e que tem a possibilidade de influenciar as mentes de outros , abordará provavelmente as crenças religiosas e filosóficas de um ponto de vista mais prático.

Por ex., ao invés de uma aceitação cega da fé prefere considerar o papel que as crenças têm no desenvolvimento de um significado para a vida humana, do ponto de vista psicológico ou até estético.

O fator financeiro pode ser também importante, por exemplo, pesquisando para encontrar textos ou objetos tradicionais de culto  para transacionar e ganhar dinheiro ou aumentar a sua coleção de objetos de arte .

A fé através do olhar crítico de Rahu passa a ser uma questão psicológica de precisar de uma explicação que traz alguma segurança e sentido ao que se vive e apoia a procura da felicidade pelo ser humano.

As crenças e valores da sua comunidade parecem bem menos interessantes neste período do que as crenças estrangeiras e «diferentes».

Alguns poderão desejar tornar-se peritos em arte sacra e podem, por isso, dedicar boa parte do tempo a frequentar lugares religiosos para fazerem esse estudo.

O estudo antropológico de culturas e crenças estrangeiras pode levá-lo (a) para o espaço universitário para poder satisfazer o seu desejo de sabedoria acumulada sobre tais matérias.

Rahu lança aspeto, durante este trânsito, para a 1ª casa produzindo o gosto por uma aparência diferente da convencional e pode levar a alterar o modo de vestir, de se pentear, etc. Também pode conduzir ao trabalho do corpo para possuir uma musculatura mais forte, mais vitalidade e beleza, uma imagem mais impressionante para os outros.

Lança igualmente aspeto para a 3ª casa por onde transita Ketu, ajudando a dar mais vida à sua forma de escrever e comunicar. A sua interação com os irmãos e colegas de trabalho é igualmente influenciada pelo desejo de ser original e criativo (a) mas pode ser mais difícil agora.

Pode realizar algumas viagens de curta duração para lugares exóticos, embora seja limitada a satisfação obtida, devido á presença de Ketu.

Finalmente lança aspeto para a 5ª casa amplificando a sua inteligência e criatividade, o desejo de ser popular e conhecido (a) célebre de algum modo. Para os que têm atividade artística, pode ser um excelente trânsito, pois  aumenta a criatividade .

Um efeito que altera o seu comportamento habitual pode ser o de desejar correr mais riscos agora, pelo que pode fazer investimentos menos convencionais e sem garantia de retorno.

O estudo de crenças, doutrinas religiosas e filosóficas pode ser motivo para lecionar cursos e ganhar notoriedade nessa área. A publicação escrita  de estudo sobre esses temas é outra possibilidade.

Trânsito de Ketu no Signo Escorpião na 3ª Casa

Ketu transita pelo signo Escorpião de que é corregente, na 3ª casa.  Este trânsito não favorece a relação com os irmãos nem com os colegas ou colaboradores próximos, pois desliga a mente da consciência, que se vê a si mesma como «testemunha» que está de fora desses relacionamentos.

Por esta razão pode manifestar  alguns sintomas de depressão e total desligamento do trabalho em cooperação. O pensamento tende a ser menos organizado e isso prejudica a comunicação.

Assim, ao longo do trânsito de Ketu talvez seja mais fácil trabalhar sozinho (a). A motivação para levar a cabo as tarefas do dia a dia reduz-se, bem como a perceção que faz da necessidade de «se esforçar» para concretizar as tarefas.

Mas a verdade é que a força e disposição de Marte na carta natal tem grande influência nos efeitos deste trânsito: um Marte forte e bem colocado pode permitir excelentes capacidades de análise e compreensão de pormenor.

Intuitivamente percebe o modo como  os que o (a) rodeiam pensam e essa intuição ajuda a prever comportamentos e conclusões que os que o (a) rodeiam vão tirar da sua argumentação.

Ao longo do trânsito pode passar por múltiplas situações em que «se distrai» e não ouve os outros, o que pode ser menos positivo quando , por ex. está no local de trabalho e acabou de receber instruções sobre tarefas a realizar.

Durante este trânsito Ketu faz surgir karma que pode estar relacionado com o uso das competências de comunicação, trabalho em equipa, relacionamento com irmãos, vizinhos, colaboradores e este pode ter um tremendo efeito transformador da sua realidade pois desliga-o (a) da atenção ao quotidiano, à realidade imediata .

Assim, a informação sobre a realidade imediata a que já deu grande importância é agora passada para segundo plano, um plano de retaguarda, em que se torna menos permeável ao que acontece à sua volta. As notícias, os jornais, a conversa que se faz sobre o aqui e agora deixam de ter importância.

Liberta-se desse modo para uma perceção mais profunda, mais interna ou duradoura que ultrapassa a dimensão da «notícia», da «atualidade» para ir em busca do intemporal ou, pelo menos, para se questionar se existe alguma verdade intemporal. Mas essa é a tarefa de Rahu.

Mas Ketu permite também dar um passo mais além, ao intuir no silêncio, quando se fecham as palavras ou a atenção da mente em relação a elas, que há mais para além do fortuito, do anúncio, da palavra que se escoa em cada momento, através de cada gesto do quotidiano.

Durante este trânsito os que trabalham na área comercial, num escritório, ou fazem trabalho com as mãos, sentem agora pouca vontade de se dedicarem às tarefas. Também é mais difícil aceitar as responsabilidades associadas, que se podem «esquecer» de cumprir.

Algum apoio extra para se centrar no imediato será benéfica, recorrendo por ex., a uma organização das tarefas através de uma agenda eletrónica.

Relacionados

Leave a Comment