Astrologia Horária- Questões da 3ª Casa

 

viajante junto a montanha

Neste artigo falamos das questões relacionadas com a 3ª casa do horóscopo na Astrologia horária e da sua interpretação segundo os princípios da Astrologia ocidental.

A 3ª casa significa os irmãos e irmãs, pessoas próximas  do ambiente habitual do nativo, tal como vizinhos.

A 3ª casa significa também  viagens de curta duração, mensageiros  e meios de difusão de mensagens, rumores, jornais, repórteres,  escrita, comunicações, cartas, postos de correio, chamadas telefónicas. Simboliza também carros.

Perguntas relacionadas com os irmãos mas também co os estudos, pensamentos, novidades, relacionam-se com esta casa. O mesmo acontece com a realização de viagens curtas e relacionamento com vizinhos.

No corpo rege os ombros, braços, mãos e dedos.

Representa as cores vermelho, amarelo e castanho avermelhado claro.

Quando, na carta horária, a Lua está aqui colocada, isso significa  muitas movimentações , viagens ou mudanças.

Marte tem aqui a sua posição menos afortunada  a menos que esteja em conjunção com Saturno.

Tem por co- significadores o signo Gémeos e Marte.

Uma das perguntas frequentes da 3ª casa é: «entrarei  em acordo com o(s) meu(s) vizinhos(s)?»

Em primeiro lugar deve notar-se quais os aspetos que existem entre o planeta que rege o querente (regente do Ascendente da carta horária),  o seu sub- regente (a Lua) e o planeta que rege a 3ª casa da mesma carta. Planetas colocados na 3ª casa também são corregentes da matéria da questão.

Alguns autores consideram também como corregentes de uma casa o planeta que «rege a hora» e, na tradição renascentista, também o planeta que é o Almuten[1] dessa casa.

Quando os aspetos entre estes planetas são negativos, isso indica desentendimento. Mas, muito importante, atenda-se ao caráter desses aspetos: são de aplicação ou são separativos?

Caso os aspetos entre os planetas sejam de separação, isso indica que o desentendimento é passado, mas, se forem de aplicação, referem-se ao futuro.

Outra pergunta frequente é acerca de novidades e de rumores e a sua verdade: «é a notícia/rumor verdadeira?»

Se for possível, a carta para responder a esta questão deverá levantar-se para o momento em que a notícia ou rumor foram ouvidos pela primeira vez.

O regente da 3ª casa e o seu corregente significam a notícia ou rumor.

A casa do horóscopo na qual está colocado o regente da 3ª casa  mostra á área de vida na qual o querente é influenciado pela referida notícia ou rumor. A este propósito, deve notar-se que apenas se deve considerar o regente do signo que ocupa a cúspide da 3ª casa.

Se houver outro signo na 3ª casa o seu regente não significa a matéria da questão. Se houver algum signo intercetado, esse signo significa interferências relacionadas com a questão, especialmente se houver planetas colocados no signo intercetado.

Quando o Ascendente da carta horária corresponde a um signo cardinal: se a Lua, Mercúrio ou o regente da 3ª casa estiverem colocados no Ascendente (1 ou vários) isso indica que, posteriormente, o rumor ou notícia serão desmentidos. O mesmo acontece se estiverem colocados num signo cardinal.

Quando o Ascendente corresponde a um signo fixo: se a Lua, Mercúrio e o regente da 3ª casa estiverem colocados num signo fixo, isso indica que a notícia rumor serão verdadeiros e de confiança.

Quando Mercúrio está aflito nesta carta horária, isso indica que a notícia ou rumor não são de confiança, sendo falsos. De acordo com o planeta que aflige Mercúrio podem tirar-se ilações acerca da razão para a não confiança na notícia. Saturno, por ex., indica que a notícia ou rumor tem por base um propósito  de enganar devido a motivos egoístas.

Quando é Júpiter a afligir Mercúrio, deve-se a um desejo de brincadeira ; se a aflição vem de Marte, deve-se a inimizade;  se a aflição é causada por Vénus, deve-se a conhecimento defeituoso do assunto que se noticia; se a aflição é causada pela Lua, deve-se a pura coscuvilhice.

Quando há bons aspetos para Mercúrio, isso confirma a veracidade do que a notícia diz.

Os aspetos de outros planetas para  o regente da 3ª casa (e corregente) mostram a natureza da notícia ou rumor. Por outro lado, os efeitos que a notícia ou rumor terão sobre o querente são indicados pelos aspetos que o significador do querente recebe de outros planetas mas, em primeiro lugar, dos aspetos entre o regente da 3ª casa e o  regente do Ascendente que representa o querente.

Na  pergunta «Como está o irmão (ou irmã) que se encontra fora,  neste momento?»

Nesta pergunta, a cúspide da 3ª casa e o seu regente representam o irmão ou irmã.  A 4ª casa da carta horária ( a 2ª a partir da 3ª ) representa o dinheiro e recursos do irmão ou irmã;  a 3ª a partir da 3ª (5ª) representa a vizinhança do irmão ou irmã;  a 6ª casa da carta horária (4ª a partir da 3ª ) representa a casa do irmão ou irmã; a 7ª representa os filhos do irmão ou irmã, a 9ª casa da carta horária representa o cônjuge ou parceiros do irmã(o).

A casa ocupada pelo regente da 3ª casa na carta horária representa os principais interesses do irmão ou irmã de momento. Deve ser contada a partir da 3ª, considerando-se a 3ª casa da carta horária como a 1ª casa do irmão para essa interpretação.

Para saber qual a localização (aproximada) do irmão ou irmã, veja-se qual é o quadrante do horóscopo em que se encontra colocado o regente da 3ª casa. E, tendo em conta os significados da direção de cada casa, considere-se que o irmão se encontra nessa direção.

Outra pergunta frequente da 3ª casa é: «Devo realizar esta viagem curta?» Para interpretar questões sobre viagem , escrita e estudo, ter em conta Mercúrio.

Se o regente do Ascendente e corregente (Lua) e os significadores da 3ª casa (regente da cúspide da 3ª casa e Almuten) estiverem sem aflições,  a viagem deverá decorrer sem problemas. Será bem- sucedida quanto aos objetivos se tais significadores receberem bons aspetos.

Se os regentes da 1ª  e da 3ª casas estiverem aflitos, então a viagem mostrar-se-á problemática  e haverá dificuldades.

Se houver um aspeto de aplicação entre o regente do Ascendente e o regente da 3ª casa, a viagem far-se-á. Aspetos de separação entre estes significadores indicam que, no passado recente, houve oportunidade para fazer uma viagem.

Os aspetos que Mercúrio recebe indicam se a viagem será frutuosa e bem- sucedida ou, pelo contrário, se haverá problemas ou insucesso.  Os aspetos para a Lua também dão indicações nesse sentido, de modo complementar aos recebidos pelo regente do Ascendente.

 

[1] Este encontra-se do seguinte modo: veja-se o grau do Zodíaco correspondente à cúspide da casa em causa. Veja-se qual é o planeta mais forte , segundo as 5 dignidades essenciais definidas por Ptolomeu e aceites por W. lilly. Vejam-se quais são os planetas que regem essas dignidades para esse grau do Zodíaco. Faça-se a soma dos pontos, segundo o método de W. Lilly. O que tiver  o número mais elevado de pontos é o Almuten dessa casa, sendo considerado corregente dessa casa, em conjunto com o regente do signo que a ocupa e que é o regente principal.

Relacionados

Leave a Comment