Astrologia Horária- Questões da 4ª Casa

Andar de edifício com águas furtadas

Neste artigo falamos das questões da 4ª casa na astrologia horária.

A 4ª casa refere-se à base na qual tivemos o começo de vida , tendo por isso a ver com os ancestrais, a nossa herança e, como explicado em outro artigo, com o pai;

Tradicionalmente tem a ver com cidades, castelos, construções, propriedade imobiliária; significa também o solo, os campos, os pomares, os jardins e também a qualidade do terreno que compramos, conforme este é lenhoso, calcário ou argiloso.

Rege os tesouros escondidos debaixo do chão (ou de água). Significa o final de uma questão.  Quando há um planeta significador aqui pode indicar afogamento.

Como referido em outro artigo, esta casa representa o ângulo norte. É uma casa feminina, a cor é o vermelho e, no corpo, rege o peito e os pulmões. Os co significadores são o signo Caranguejo e  o Sol. Quando o sol está aqui colocado, indica que  o pai tem uma  disposição nobre de caráter.

Quando a questão é sobre algo que se perdeu e o significador está colocado nesta casa, indica que o artigo será encontrado algures no centro da casa ou onde a pessoa mais velha da família gosta de estar.

A 4ª casa também é referida como «ângulo da Terra» ( imum coeli) Ela representa o pai mas também qualquer planeta colocado na 4ª casa  e os planetas significadores do pai (sol para um nascimento diurno e Saturno para um nascimento noturno. Estes significadores são usados na astrologia de horóscopo ou natal e não na astrologia horária).

Quando a Lua está colocada nesta casa e em aspeto benéfico com Júpiter, indica riqueza para o nativo.

As questões sobre a 4ª casa referem-se a assuntos domésticos, ambiente, propriedades, minas, objetos perdidos: todos os artigos perdidos, roubados desviados , cuja localização é desconhecida para o querente, são assunto da 4ª casa.

Mas, se quem perdeu o objeto tiver sido um amigo e não o querente, então será assunto da 2ª casa.  Se tiver sido um irmão a perder o objeto será matéria da 6ª casa.

A razão de serem estas casas é fácil; pela derivação de casas já explicada percebe-se que a 6ª casa é a 4ª a partir da 3ª, que significa o irmão e a 2ª é a 4ª a partir da 11ª que significa os amigos. E procede-se do mesmo modo para outras pessoas, se for o caso.

Para localizar o objeto em causa, deve notar-se qual o quadrante da carta em que se encontra colocado o regente do signo que está na cúspide da 4ª casa  e considerar que o objeto está nessa direção a partir do querente.

Por sua vez, o tipo de lugar  em que se encontra o objeto é indicado pelo signo no qual se encontra colocado o regente da 4ª casa.

Se houver um aspeto benéfico de aplicação, translação  ou coleção de luz entre o significador do dono do objeto e o significador do artigo este será recuperado. O modo de recuperação é determinado pelos planetas e os seus aspetos.

Se o aspeto de aplicação entre os significadores for maléfico o objeto não será recuperado ou a recuperação custará mais do que o que este vale. Se não houver nenhum aspeto de aplicação entre os significadores, nem benéfico nem maléfico, o objeto não será recuperado.

Questão sobre compra de propriedade imobiliária de qualquer tipo: a 4ª casa representa a propriedade e o valor desta para o querente. Quando os significadores da propriedade são maléficos e recebem aspetos maléficos, a propriedade é de pouco valor para o querente e a sua compra será uma fonte de aborrecimentos;

Quando os significadores são benéficos e recebem bons aspetos, a propriedade terá bom valor para o querente. Os factos relacionados com a propriedade são mostrados pela casa e pelo signo onde se encontra colocado o regente da 4ª casa.  Os aspetos deste planeta e as condições da 4ª casa ajudam a compreender a natureza desses factos.

O vendedor é representado pela 7ª casa e a 10ª representa o valor que a propriedade tem para este. Quando o regente da 10ª casa ou algum planeta colocado na 10ª casa recebem bons aspetos, isso indica um preço elevado.

Quando há um planeta maléfico na 10ª casa ou o regente da 10ª recebe aspetos maléficos, isso indica que o vendedor vê a casa como um aborrecimento de que se quer livrar e, por isso, é provável que faça um bom preço.

Até que ponto será fácil chegar a um acordo entre o vendedor e o comprador, é visto pela relação entre os significadores de cada um (1ª casa para o querente e 7ª para o vendedor).

Relacionados

Leave a Comment