Astrologia horária – Questões da 5ª casa.

pessoa a contar dinheiro

Neste artigo descrevemos as questões da 5ª casa na astrologia horária e a interpretação das respostas.

A 5ª casa representa as crianças e também a gravidez. Também representa a diversão e o entretenimento, o investimento no mercado da bolsa, o jogo. Segundo W. Lilly, esta é também a casa do teatro (representação dramática) e dos banquetes, dos bares e cervejarias.

As cores associadas com esta casa são o branco, preto e cor de mel.

No corpo representa o estômago, o coração, as partes laterais e as costas, o fígado.

É uma casa de inspiração (musas), de alegria e prazer.

Saturno ou Marte colocados na 5ª casa indicam crianças rebeldes e desobedientes.

Os co significadores da 5ª casa são o signo Leão e Vénus , que tem nesta casa a sua «alegria».

Deste modo, as questões relacionadas com a 5ª casa prendem-se naturalmente com estes significados: prazeres, especulação, jogo, crianças.

Em todas estas questões, o regente e corregente da 5ª casa (Vénus) indicam as condições e o contexto da matéria da questão.

Os aspetos destes significadores da 5ª casa para os significadores do querente (regente do Ascendente e a Lua)  indicam o modo como as matérias da questão influenciam o querente.

Questão: Terei filhos?

A primeira coisa a anotar é o signo que está no Ascendente (cúspide da 1ª casa), qual é o signo que ocupa a cúspide da 5ª casa , o signo onde está colocado o regente da 5ª casa e o signo onde está colocada a Lua.

Se os significadores referidos estiverem colocados em signos férteis- Caranguejo, Escorpião e Peixes- a resposta será claramente «sim».

Se os referidos significadores estiverem colocados em signos moderadamente férteis- Touro, Gémeos, Virgem, Balança, Sagitário e Aquário- a resposta não pode ser «sim» nem «não», sendo incerto o resultado.

Se esses significadores estiverem colocados nos signos estéreis- Carneiro, Leão, Capricórnio- a resposta será claramente «não».

Outros elementos que ajudam no juízo são: a posição da Lua e de planetas benéficos na 5ª casa é indicadora de filhos.

A posição de planetas maléficos, incluindo o Sol, na 5ª casa indica que, ou não haverá filhos (gravidez) ou, então, as crianças não viverão (aborto, por ex.).

A colocação de um signo fértil na cúspide da 5ª casa é, em geral, um bom indicador de que a pessoa terá uma família numerosa. Deve ver-se se a Lua forma aspetos de aplicação antes de sair do signo em que está. O número de aspetos  de aplicação que a Lua formar indicam o número de filhos  a esperar.

Deve também observar-se se a Lua lança aspetos para o regente do Ascendente que significa o querente e a natureza desses aspetos (benéficos ou maléficos) e a natureza dos aspetos que a Lua forma com os planetas referidos no parágrafo anterior.

Se esses aspetos forem benéficos, haverá felicidade vinda dos filhos; aspetos maléficos indicam problemas ou infelicidade a partir dos filhos.

Questão «devo investir na ação /produto (dizer o nome)?
Devo vender esta ação/produto (dizer o nome) agora?

A carta deve ser levantada para o momento em que a pessoa faz a pergunta. O regente do Ascendente rege a pessoa que faz a questão; a 5ª casa rege a ação ou produto fianceiro  e a 2ª casa rege o dinheiro que a pessoa pode ganhar ou perder na especulação.

Como noutras matérias, devem analisar-se os aspetos (se os houver) entre os vários significadores e a sua natureza (se são de aplicação ou separação, se são benéficos ou maléficos).

A Lua é, não esquecer, um co significador do querente e , se formar aspetos antes de sair do signo onde estava no momento da questão, deve também ser tida em conta a sua natureza, como referido.

Relacionados

Leave a Comment