Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Peixes

mulher morena

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Peixes a pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Terra, Fogo e Água.

O Ascendente no signo Capricórnio indica uma personalidade prática e organizada, muito ambiciosa no plano material e profissional. Tem uma grande capacidade de trabalho e de persistência, estabelecendo objetivos de longo termo que cumpre sem se desviar da meta e custe o que custar.

A disciplina e força de vontade são características evidentes nesta personalidade que é também agarrada a um conjunto de princípios e regras que segue no desenvolvimento de todas as áreas de vida.

No plano das emoções, tem dificuldade na expressão, porque identifica essa dimensão humana como uma forma de vulnerabilidade da qual tenta desviar-se o mais possível.  Assim, tende a reprimir sentimentos e emoções, adotando uma postura distante e reservada, com dificuldade em interagir socialmente.

Pode mesmo passar uma imagem de frieza e falta de empatia, porque se distancia internamente do que sente, procurando controlar as emoções para que estas não se revelem aos outros. Em alguns casos tem mesmo vergonha de mostrar que também «sente» porque isso «desmancha» a imagem que gosta de passar de si, composta, digna, invulnerável às fraquezas.

Este é mesmo um dos pontos  mais difíceis para estas pessoas e grandemente responsável por se sentirem infelizes ou não amadas: a couraça de aparência que colocam sobre si em nome da «boa imagem» que querem passar aos outros, acaba por sufocar muitos aspetos da sua humanidade, só porque os classifica como sendo «fragilidades».

No âmago da simbólica de Capricórnio está a imagem de que os sofrimentos e fraquezas não são para serem mostrados ao mundo nem aos outros. A aspereza com que tendem a tratar as pessoas que exprimem «excessos» afetivos é o sinal evidente de que consideram que os «destemperos» emocionais são para ser desincentivados e não devem ser considerados «normais».

E porquê esta dificuldade em lidar com os aspetos emocionais e a sua vulnerabilidade? Porque Capricórnio acredita firmemente na necessidade de cumprir as regras de organização social e os valores estabelecidos associados com «respeitabilidade e dignidade»- valores conservadores nos quais acreditam e perfeitamente controláveis com disciplina.

Desse modo não se permitem os «exageros» afetivos e colocam um tom de «dignidade na autoimagem» porque esta é aprovada pela sociedade e o desejo de ordem e regras desta. Isto faz com que o comportamento desta personalidade seja bastante convencional, tal como definido nos papeis sociais.

E, como tal, preferem viver de «aparências», porque anseiam pelo respeito da sociedade que é o caminho indicado para ascenderem a uma boa posição social e se tornarem «respeitados».

Preferem de facto receber «respeito» por parte das instituições e «pessoas influentes» da sociedade do que darem largas às emoções e sentimentos. E podem bem nunca perder a «compostura» ao longo da vida.

Isto não significa que possam manter alguns segredos que não revelam ao mundo e que vivem secretamente, infringindo muitas das regras sociais como por ex., terem um relacionamento extraconjugal ou obterem ganhos sem pagar impostos. Desde que isso não se torne público e manche a sua reputação, bem maior para esta personalidade.

A Lua no signo Carneiro acrescenta força à ambição e competitividade desta personalidade.  Esta conjugação faz também desta personalidade um (a) viciado (a) em trabalho, vivendo para concretizar os desejos e ambições profissionais.

Esta posição da Lua torna a personalidade mais espontânea mas também pronta para responder de forma agressiva perante os outros, se instada, não se furtando por ex., de entrar numa luta para defender com os punhos algum ponto de vista.

À ambição associa-se uma forte capacidade de gerir e liderar, pelo que a personalidade é talhada para desempenhar cargos executivos e também  de chefia militar pois há um respeito natural pelas regras sociais e desejo de garantir a segurança da comunidade e da «Pátria».

Seja qual for a área em que trabalhe, é muito competitivo(a) e quer sair sempre vencedor(a), podendo dar  um (a) temível gestor(a) de negócios.  Tende a encarar a vida como um combate, um confronto e gosta de manter a forma física , tendendo a resolver as «questões pendentes» recorrendo à força física.

Pode ter igualmente um gosto pelo uso de armas cortantes, que deve ser canalizado para uma carreira apropriada. A força de posição de Marte, o dispositor da Lua mostra até que ponto «precisam» de entrar em confronto direto com os outros:

Se Marte for forte (colocado no próprio signo ou exaltado) é mais comedido (a) e inclinado (a) a usar as tendências da Lua de forma positiva como acontece com os cirurgiões, por ex., que usam o gosto pelo corte de forma construtiva. Quando Marte está fraco torna-se difícil viver com estas pessoas pela agressividade pronta e tom de confronto que usam ao interagir com os outros.

A Lua em Carneiro permite ter grande vitalidade física e revela também tendência para o egoísmo, centrando os interesses no próprio indivíduo.

A Lua rege a 7ª casa e está colocada na 4ª casa. Esta posição favorece o casamento mas convém ter em mente que a Lua em Carneiro é conhecida por causar dificuldades nesta área. No entanto, não é de excluir a possibilidade de um casamento feliz movido por razões práticas em que ambos estão de acordo e não por motivos passionais.

Esta é também uma posição que favorece os confortos no lar, a posse de propriedade imobiliária e móvel, como veículos. Também é boa para a educação.

A Lua está colocada na 4ª casa. Classicamente, a Lua está excelentemente colocada na 4ª casa, onde tem força direcional (Dig Bala). Esta indicação , no entanto, tem de ser complementada pela referência ao signo de colocação da Lua , Carneiro e este não é o mais aprazível para a harmonia familiar.

Deste modo, a grande independência da Lua em Carneiro e a sua competitividade extrema favorecem a dimensão material mas não necessariamente a emocional, que é natural nesta posição da Lua. Assim, a análise de Marte mostrará até que ponto esta posição indica a felicidade subjetiva que, normalmente, a Lua na 4ª casa assegura.

Pode haver benefícios da mãe e há grande vitalidade física. Também há geralmente facilidade em ser proprietário (a) de casa, terras, veículos e confortos gerais da vida do lar. Pode ter também uma educação esmerada e ser instruída.

Mas a área que mais beneficia desta posição da Lua é a carreira. Nesta casa a Lua favorece o status e uma boa posição profissional e excelente reputação, imagem e status. Pode haver proximidade com a mãe, em que esta é um exemplo a seguir. Pode herdar propriedade familiar. Os efeitos referidos são mais evidentes se a Lua está brilhante no nascimento.

O sol no signo de Peixes , de elemento Água, acrescenta uma nota de sensibilidade à personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Peixes. Mas esta pode ser uma «nota» difícil de harmonizar para esta personalidade.

Com efeito, no signo Peixes o Sol foca-se mais na dimensão simbólica do inconsciente do que na racionalidade fria de Capricórnio ou no fogo competitivo da Lua em Carneiro. Neste sentido pode ser uma energia difícil de harmonizar na personalidade .

Enquanto as energias da Lua e do Ascendente são muito físicas e orientadas para a ação no plano físico, a energia solar é interiorizada, recolhendo-se no plano meditativo que se afasta da realidade sensorial para sonhar e imaginar.

Na personalidade isto pode corresponder à necessidade de cultivar momentos solitários nos quais não pensa em liderar, gerir ou vencer o que quer que seja mas pode, por ex., pintar, escrever ou ler, estudar temas espirituais, etc.

O Sol pode, deste modo, desempenhar o papel de libertação das pressões do mundo, para  se dedicar a alguma prática religiosa ou espiritual, etc.  Pode também sentir interesse por praticar algumas boas ações, fora dos papeis competitivos habituais na vida profissional.

Segundo os clássicos, porém, não há grande relaxamento com esta posição do sol , que tende a gerar tensões mentais.

O Sol rege a 8ª casa e está colocado na 3ª casa.  Apesar de alguns afirmarem que o Sol e a Lua não se tornam maléficos pela regência de uma casa como a 8ª, há outros que discordam, embora as configurações globais da carta tenham a última palavra.

Porém, o Sol para o Ascendente Capricórnio tende a causar problemas na casa onde transita ou está colocado. Neste caso, para os que têm irmãos, pode problemas de relacionamento com eles. O mesmo acontece em relação a vizinhos, pessoas com as quais se cruza no dia a dia.

Esta posição causa também dificuldades na concretização das ambições e desejos pessoais, o que pode aumentar a agressividade natural da Lua. Também pode temperar a impetuosidade da Lua em Carneiro, sobretudo se Saturno estiver forte, tornando a personalidade mais cautelosa e por vezes até algo medrosa em relação a confrontos com os outros e luta aberta.

Pode haver um problema de audição no ouvido direito.

O Sol está colocado na 3ª casa.  Esta costuma ser uma boa posição para o sol, mas, no caso presente, o facto de o Sol ter a regência da 8ª casa altera os efeitos gerais.

Como referido atrás, o Sol cria dificuldades na relação com os irmãos, quando estes existem. Se tem uma profissão ligada à escrita, comunicação, atividade comercial, pode haver situações de frustração e obstáculos súbitos que levam a perdas, ou a ter de começar do zero, mais do que uma vez.

Por outro lado, o Sol aumenta a sua motivação para concretizar objetivos mas pode criar instabilidade que cria flutuações na concretização dos seus objetivos e projetos. Situações inesperadas podem ocorrer em pequenas viagens.

Globalmente a personalidade básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Peixes é fortemente ambiciosa e motivada para o sucesso profissional mas pode ter de conviver com alguma instabilidade nas áreas de vida representadas pela posição do sol.

Relacionados

2 Thoughts to “Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Carneiro Sol Peixes”

  1. Vânia

    BOa noite, poderia falar da pesonalidade básica Ascendente capricórnio, lua peixes e sol em áries…

    Att

    Vãnia

    1. Certamente que sim, o seu pedido já foi anotado. Obrigada por participar.

Leave a Comment