Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Balança Sol Capricórnio

homem com cachecol

Analisamos a Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Balança Sol Capricórnio em resposta a mais um pedido dos leitores. Trata-se de uma personalidade composta pelos elementos Terra e Ar.

O Ascendente no signo Virgem produz uma personalidade perfecionista mas com forte ligação ao plano concreto e, desse modo, com forte sentido prático. É também tímida e reservada, preferindo não ocupar o centro das atenções.

A personalidade de Virgem tem uma forte carga kármica, estando numa encruzilhada no que se refere a ter de escolher entre dois modos opostos de ser:  pode desenvolver-se com um forte sentido de serviço e ser um (a) trabalhador (a) incansável sem se preocupar em receber «os louros» por aquilo que faz;

Ou pode desenvolver um sentido isolado de ser, focado apenas em si mesma e tornar-se uma espécie de «ilha» apenas preocupada em atingir objetivos pessoais. Deste modo, a liberdade é o elemento que decidirá como viverá a sua vida.

Esta é uma personalidade que analisa continuamente as suas experiências , dissecando criticamente cada um dos gestos, omissões, palavras ditas, o que causa uma sobrecarga mental mais ou menos permanente, com stress e falta de paz mental.

Talvez porque, consciente ou inconscientemente, procura alcançar essa paz interior, esta personalidade planifica a sua vida até ao mais ínfimo pormenor. Esta característica é altamente apreciada no ambiente de trabalho por chefias e colegas porque esta é a pessoa que, em geral, «pensa em tudo» e trata de ter á mão a solução para os problemas logo que estes aparecem.

Porém, na vida pessoal, os efeitos são menos agradáveis porque impedem a espontaneidade da vida, das emoções a acontecer. Detesta imprevistos e tudo o que não consegue controlar porque, acima de tudo, a «ordem»  de um mundo arrumado em todas as dimensões é aquilo que pensa que precisa.

Deste modo, é difícil esta personalidade «deixar-se ir» quando conhece alguém e a emoção lhe pede que confie sem saber nada previamente sobre essa pessoa. Não o faz, não se permite agir com base na emoção mas apenas  depois de o crivo racional ter analisado, medido, pesado, prós e contras.

Assim, a impulsividade, o súbito gesto romântico que acede ao outro ou a simples aventura de viajar sem saber o que vai encontrar no destino, não é para esta pessoa. Isso não significa que não se apaixone, por ex., como   qualquer outra pessoa mas, em vez de aceitar a experiência, recua, e pergunta-se: «esta pessoa é indicada para mim»? «O seu modo de ser é compatível com o que eu desejo para a minha vida?»

E, se a autorresposta for «não» não há emoção nem paixão que resista porque, acima de tudo, está o sentido prático e a segurança de um mundo «sob controlo» que quer que  seja duradouro e estável.

Assim, o sentido prático está acima de tudo. E o desejo de viver de forma racionalmente organizada. Pode-se considerar que a preocupação com a saúde, a escolha de uma dieta, da casa onde vai morar, tudo isso deve encaixar no «plano de vida» que esta personalidade desenha para si mesma, cedo na vida.

E levará o resto da existência a encaixar o que vive nesse plano. Porque isso lhe dá segurança e tranquilidade.

A Lua no signo Balança pode ter um papel equilibrador nesta personalidade, ajudando-a a resolver conflitos e tensões, em si mesma e com os outros. Isto porque ajuda a desenvolver uma atitude menos conflituosa do que acontece muitas vezes com o Ascendente Virgem, que tende a ser muito crítico.

Assim, esta personalidade procura a relação de parceria e esforça-se para manter a harmonia ao invés da discussão. Há também uma ligação forte á família e um acentuado sentido estético que procura a harmonia em tudo à sua volta, na Natureza, na ligação com as pessoas próximas.

Sempre que há dificuldades, tende a procurar o acordo, encontrar pontes de entendimento com os outros. Deste modo, o espírito de compromisso que é natural na Lua em Balança tempera o excessivo perfecionismo de Virgem e ajuda personalidade a valorizar e aceitar as diferenças dos outros.

O gosto pelos trabalhos manuais , incluindo os que se dedicam à decoração do lar podem ser um hobby apreciado por estas pessoas, sobretudo os que exigem grande atenção a pormenores diminutos ou grande precisão manual. O artesanato em geral pode ser um interesse que se transforma no modo de vida profissional  e é, ao mesmo tempo, fonte de descontração e satisfação pessoal.

Quando Vénus está dignificado pode haver dotes artísticos e talento significativo em alguma das artes. Uma profissão na área do design e decoração de interiores é frequente , bem como a escolha de uma carreira no ensino ou na área jurídica.

A Lua rege a 11ª casa e está colocada na 2ª casa. Esta é uma das posições em que , se a Lua estiver forte, forma por si só um dhana yoga, conferindo riqueza. O nativo pode ganhar através de múltiplas fontes e meios.

Se houver irmãos mais velhos estes podem ajudar a obter riqueza e influência social.  Também pode obter riqueza através de atividade financeira proposta pelos bancos, empréstimos a outros e outros tipos de investimentos.  Investir com os amigos pode igualmente ser proveitoso.

Esta posição da Lua na personalidade básica Ascendente Virgem Lua Balança Sol Capricórnio favorece igualmente a inteligência e imaginação, a instrução e capacidade oratória e de escrita e a vida familiar doméstica.

A Lua está colocada na 2ª casa. Esta posição vai inclinar para acumular o mais possível riqueza e dinheiro. E, se a Lua estiver brilhante no nascimento, a pessoa será abastada.

Terá igualmente uma forma delicada e amável de falar e interagir com os outros. Fisicamente, tem um rosto atraente. Poderá ganhar riqueza em negócios relacionados com mulheres , em parcerias com mulheres ou dirigidos ao público feminino.

Há igualmente um forte interesse na área da educação e a personalidade pode alcançar um elevado nível de instrução. Pode mesmo favorecer uma carreira nesta área.

Quando a Lua está minguante pode, no entanto, haver flutuações na riqueza acumulada, com altos e baixos. O mesmo acontece se a Lua receber o aspeto de planetas maléficos. Segundo algumas autoridades da Astrologia Jyotish, como o Dr. B. V. Raman. Se a Lua colocada em Balança receber o aspeto de Marte ou Saturno, cria a tendência para se tornar cruel.

O Sol no signo Capricórnio aumenta a tendência para ser pragmático na vida, complementando o Ascendente Virgem. A energia solar não se sente muito à vontade no signo de Saturno, que corta a espontaneidade criativa  mas adapta-se à ordem regulada e ao cumprimento das leis e regras de alguma organização.

Deste modo, o Sol em Capricórnio fortalece o desejo de uma vida estruturada, desejado pela pessoa com Ascendente Virgem. Aumenta a capacidade de trabalho árduo e muito disciplinado. Mas reduz a capacidade artística potenciada pela Lua em Balança.

Com efeito, o sol em Capricórnio está mais inclinado para as tarefas burocráticas, adaptando-se na perfeição aos objetivos do Ascendente Virgem. Precisa, no entanto, que Saturno esteja forte e bem colocado para permitir ascender social e profissionalmente.

Inclina também para viver de acordo com as convenções sociais, sendo que esta personalidade não gosta de desafiar as normas vigentes, pois isso dá-lhe grande insegurança.  Também precisa que existam regras, quando desempenha cargos de direção, sentindo medo e incerteza quando não existem regras definidas que regulem a sua ação.

Em geral, mesmo quando internamente não concorda com as regras estabelecidas, esta personalidade não manifesta discordância, preferindo manter as aparências. Tem um comportamento geralmente conservador nas várias áreas de vida.

O Sol rege a 12ª casa e está colocado na 5ª casa. Esta não é uma posição favorável para ter filhos. Quando estes existem, os textos clássicos referem que haverá pouca felicidade a partir deles. Os filhos também podem ter inclinação para a vida ascética e espiritual.

Esta posição do sol dá também tendência para sofrer de stress e falta de paz mental, perdas em investimentos financeiros, pouca sorte nos relacionamentos amorosos, possíveis dificuldades em passar nos exames. A Lua forte, no entanto, atenua bastante este aspeto.

O sol está colocado na 5ª casa . não fosse a regência da 12ª casa pelo sol e esta posição seria bastante benéfica para toda a atividade criativa, inteligência, educação superior. A melhor forma de tirar o maior partido desta configuração do sol é estudar em ambiente fechado (como um colégio), ou reservado ou em país estrangeiro.

Pelo lado menos positivo, esta colocação do Sol torna a pessoa facilmente irritável e sem muita paciência.

Haverá poucos filhos e a relação com estes pode ser difícil.  Nos horóscopos femininos, esta posição pode indicar um parto difícil.

Esta não é uma boa posição para fazer investimentos financeiros. Apesar disso, esta posição do sol gera o desejo de liderar outros, podendo levar alguns a envolver-se numa carreira ou atividade política. Dada a regência da 12ª casa pelo Sol é menos provável que isso aconteça com esta personalidade.

A atividade espiritual é, no entanto, muito favorecida pela posição do sol.

Globalmente, a personalidade básica Ascendente Virgem Lua Balança Sol Capricórnio possui um bom potencial para prestar serviço , precisando de desenvolver equilíbrio e harmonia, o que pode conseguir através do relacionamento pessoal e das parcerias

Relacionados

2 Thoughts to “Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Balança Sol Capricórnio”

  1. Jéfete

    Essa é minha “personalidade básica”, um ascendente MUITO difícil. A descrição foi MUITO precisa! Até o rapaz que ilustra o artigo é MUITO parecido comigo! Eu sempre me perguntei se as imagens utilizadas nos textos tem alguma correspondência com a aparência ou com o perfil psicológico das personalidades básicas relatadas. Bom, não sei se são meramente ilustrativas, mas você colocou alguém muito parecido comigo mesmo hahahahahah.

    1. Descontando algum narcisismo na sua questão, é verdade que escolhemos uma aparência que tenha algo em comum com as características psicológicas, sempre que possível:)

Leave a Comment