Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Carneiro

Mulher CEO

Neste artigo falamos dos efeitos gerais do trânsito de Júpiter em 2020-21, no signo de debilitação, Capricórnio para o Ascendente Carneiro

Pode ler uma introdução geral a este novo trânsito de Júpiter aqui.

No dia 20 de novembro 2020, Júpiter entra no signo capricórnio, onde ficará em conjunção com Saturno, aqui a transitar até 2023, sendo esta conjunção exata a 21 de dezembro de 2020, formando uma grande conjunção que apenas se voltará a repetir em 31 de outubro de 2040. Muitos apontam o início de um ciclo novo na História da Humanidade.

O trânsito de Júpiter em Capricórnio terminará a 20 de novembro de 2021 mas, pelo meio, entre 5 de abril e 14 de setembro, o que significa uma porção considerável de tempo, de mais de cinco meses, Júpiter transitará pelo início do signo Aquário.

Júpiter é um planeta amigável para o seu signo Ascendente, tendo uma relação de amizade com Marte. Rege a 9ª casa e a 12ª casa e transita pela 10ªcasa, lançando aspeto para a 2ª, a 4ª e para 6ª casa.

Há que ter em conta que, ao estar colocado no signo de Saturno e em conjunção com este, Saturno tem o domínio da conjunção, pelo que Júpiter, que está debilitado, atuará «ao serviço» dos significados de Saturno.

Assim, boas oportunidades podem ver a concretização na área profissional, especialmente as que dependem de consolidação, mais do que de iniciativa inovadora. Será de esperar uma melhoria da sua imagem social e profissional e, se tiver trabalhado com responsabilidade neste período, terá agora o colher de frutos.

Assim, neste período pode alcançar uma posição profissional superior, em especial nas carreiras favorecidas por Júpiter e Saturno: educação, aconselhamento, leis, consultoria, engenharia, administração e gestão, etc.

A ambição para subir na carreira e no status social aumenta bastante neste período. E, do mesmo modo, a sua disponibilidade para trabalhar incessantemente, podendo viver para pouco mais do que  o cumprimento de deveres e responsabilidades profissionais e sociais.

No entanto, a sua preocupação não será meramente egoísta, havendo interesse geral pelo bem comum  pelo que, os que têm posição de responsabilidade social, inclusive na área política, serão agora sensíveis ao conceito de justiça social, desde que a 10ª casa não receba aspetos de planetas maléficos.

Um novo ciclo na vida profissional pode ocorrer agora, associado com oportunidades criadas por «karma positivo» que podem incluir o desempenho de cargos institucionais, para alguns, ou cargos de chefia em alguma empresa, não sendo de excluir alguma relação com países estrangeiros.

Por outro lado, há que não esquecer que pode demorar mais tempo a conseguir alcançar os seus objetivos porque Saturno atrasa, com a sua lentidão natural, todos os processos. Assim, o sucesso vem naturalmente após boas doses de paciência. (e de esforço).

Este trânsito de Júpiter, em conjunção com Saturno, pode trazer-lhe respeito e status na comunidade, acompanhados de mais deveres e responsabilidades sociais. E pode bem ser, para os que atingiram a maturidade, o culminar de um ciclo que se iniciou há quase 20 anos atrás, quando se deu a última conjunção Júpiter Saturno.

E, conforme as escolhas e ações que realizou, colhe agora os frutos por isso, no completar de um ciclo kármico, em que o passado dá lugar a novas perspetivas de futuro. Assim, este é também um período de conclusão e de libertação de novas possibilidades de ser.

Estas, porém, serão libertadas não agora, mas apenas depois de Júpiter deixar o signo Capricórnio, em novembro de 2021, livre do domínio que Saturno, significador do tempo passado, tem sobre ele. Enquanto estiver no signo Capricórnio, Júpiter submete-se ao tempo e às exigências kármicas que reclamam o pagamento do karma devido.

Para ajuizar melhor os efeitos deste trânsito, convém ver a relação de casas  que separam Júpiter e Saturno da sua posição de nascimento, sendo que os efeitos serão mais positivos quando essa relação é de casas kendra (1,4,7,10) no que se refere a Saturno e , no caso de Júpiter, também a relação de casas trikona (1, 5, 9).

Júpiter lança aspeto para a 4ª casa e, neste aspeto, os resultados do trânsito são potencialmente menos favoráveis do que para a vida profissional. O pessimismo natural de Saturno diminui a expansiva natureza do seu Ascendente e também a sua natural impetuosidade.

Deste modo, uma certa tendência para se desligar do que verdadeiramente sente pode ocorrer, no plano subjetivo. Mas, no que se refere aos aspetos materiais, não há prejuízo, à partida, para poder aumentar propriedades, como casa, carro, terras. Os que trabalham na agricultura podem mesmo ter excelentes resultados.

Pode também assumir mais responsabilidades na comunidade em que vive, participar nas instituições locais, nas atividades coletivas associadas com a conservação do património, patrocinadas pelas instituições religiosas locais, etc.

Júpiter lança também aspeto para a 2ª casa. Este trânsito indica pragmatismo na aplicação do dinheiro e dos recursos familiares, uma nova forma de falar e/ou escrever, mais focada na eficiência prática do que nos aspetos estéticos, mais organizada, etc.

Os que trabalham na área financeira podem obter bons ganhos a médio ou longo prazo com investimentos feitos agora pois farão juízos de boa avaliação dos riscos, de forma mais conservadora do que é habitual, por isso correndo menos risco de perdas.

Alguns poderão sentir que são mais frugais agora nos hábitos alimentares e nas bebidas. Também podem tender mais para a poupança do que ganham do que para gastar, o que se traduzirá, a prazo, em mais riqueza acumulada.

Júpiter lança igualmente aspeto para a 6ª casa. Este aspeto pode indicar um foco forte no trabalho e também na relação com colaboradores e subordinados, tendo em conta o trabalho desenvolvido por todos e a justiça distributiva em relação a quem trabalha e à riqueza que ajuda a produzir, no caso de ter pessoas dependentes de si.

Se trabalha por conta de outrem, pode haver um novo ciclo no modo como encara o desempenho do que faz, não apenas na eficiência com que trabalha mas também na consciência de que o seu trabalho merece ser reconhecido e justamente recompensado.

Por outro lado, o cumprimento de rotinas é reconhecido como importante agora, sejam as rotinas no trabalho, sejam as rotinas familiares e dar-se-á conta da importância que estas têm para o seu sentimento geral de segurança.

Mas Júpiter também transita durante um período sozinho, na 11ª casa, no signo Aquário ,entre 5 de abril e 14 de setembro, antecipando o trânsito anual que se iniciará em novembro de 2021. Este será um excelente trânsito em termos financeiros, podendo ganhar bastante  a partir de redes largas de caráter económico e financeiro.

Este será também um excelente trânsito para se envolver em alguma causa social ou humanitária.

Relacionados

Leave a Comment