Trânsito de Júpiter 2020-21 Ascendente Gémeos

Mulher a ler em ambiente reservado

Neste artigo falamos dos efeitos gerais do trânsito de Júpiter em 2020-21,  Ascendente Gémeos, no signo de debilitação, Capricórnio.

Pode ler uma introdução geral a este novo trânsito de Júpiter aqui onde poderá também ler sobre os Nakshatras por onde transitará  Júpiter.

Para o Ascendente Gémeos Júpiter rege a 7ª e a 10ª casas e transitará pela 8ª casa. Lança aspeto para 12ª casa, para a 2ª casa e para a 4ª casa.

O trânsito de Júpiter na 8ª casa em conjunção com Saturno é especialmente stressante porque Saturno resiste tenazmente à mudança, quando está colocado nesta posição, de modo que é difícil mudar o que quer que seja que aconteça na sua vida:

se está doente, a doença tende a arrastar-se, se está infeliz no casamento, não se separa, se está insatisfeito no emprego, mantém-no, etc.

Por outro lado, Júpiter representa  a mudança  e a expansão que se abre á esperança de dias melhores, enquanto Saturno significa o medo do desconhecido que paralisa e faz pensar que «o mal que sinto é, pelo menos, conhecido, por isso dá-me segurança».

O resultado pode ser  a frustração de alguém que se que mexer mas tem a sensação de estar dentro de uma camisa de forças.

Mas há um aspeto em comum entre os dois planetas agora: a procura de riqueza por meios escondidos ou em fontes escondidas é um evidente motivo de interesse. A procura de conhecimento oculto é também provável e fonte de satisfação pessoal.

No entanto, Saturno nesta casa pode arrastar para a sua vida muitas responsabilidades durante este período e um bom número de obstáculos e de lutas. Como está dignificado, permite que ultrapasse isso mas bloqueia o impulso natural de Júpiter para a transformação da identidade pessoal.

Deste modo, a atuação de Júpiter fica subordinada a Saturno e o potencial de transformação espiritual é cancelado, conservando-se o que existe.

Isto tem alguns aspetos positivos, como a proteção em relação a acidentes e doenças, que podem demorar a curar mas não matam mas, no geral, há uma espécie de movimento giratório em círculo que não avança em relação ao ponto de partida.

Os objetivos materiais são os mais favorecidos, sobretudo a partir de parcerias e acordos confidenciais. Recursos partilhados que são escondidos (das finanças, para fugir aos impostos) podem acontecer.

O estado dignificado de Júpiter permite a possibilidade de receber herança, legado ou alguma indemnização durante o período do trânsito.

Há tendência para manter relacionamentos secretos de caráter sexual.

A particularidade de este trânsito de Júpiter coincidir com uma conjunção com Saturno que tem características cíclicas próprias (ocorrendo a cada 19, 6 anos ) aliada ao facto de Saturno significar o karma que vem do passado e que precisa de ser saldado, para que novas possibilidades possam surgir, faz deste trânsito o concluir de um ciclo.

Conforme a sua idade, assim pode acontecer que este trânsito seja uma oportunidade para resolver algum karma maduro que está pronto para ser libertado na área da partilha de recursos com os parceiros, tanto materiais como emocionais.

Quando Júpiter abandonar o signo Capricórnio em novembro de 2021, inicia-se um novo ciclo em que as limitações que pode sentir durante este trânsito começam a aliviar e a abrir novas oportunidades que dependem das suas escolhas.

Júpiter pode finalmente começar a manifestar a sua expressão de mudança e expansão, de esperança e otimismo que propicia as escolhas livres que fizer.

Até lá precisa de alguma perseverança porque a energia de Saturno não ajuda a intuição. Mas, à medida que o tempo vai passando, pode começar a intuir processos escondidos na sua psique que são reais oportunidades para transformar o que está velho e já não tem real lugar nem significado na sua vida.

Júpiter neste trânsito lança aspeto para a 2ª casa, onde pode ser responsável por excessos alimentares que causam problemas de saúde. Esta é uma das áreas que requer a sua atenção ao longo deste trânsito.

A acumulação de dinheiro neste período é lenta e o mesmo acontece com outro tipo de recursos, ligados por ex., ao conhecimento, à exceção de conhecimento oculto que suscita grande interesse neste período (e conhecimento ligado a códigos e a sua decifração, etc.).

Este trânsito não favorece a felicidade no contexto familiar, embora isso não dê origem a tentativas de separação.

Júpiter lança igualmente aspeto para as outras duas casas de água 12ª e 4ª. A felicidade subjetiva não é favorecida por Júpiter. nesta altura, pelo contrário, pode haver um considerável stress .

Outra causa de desconforto é o aumento possível de despesa, em alguns casos devido a situações de doença.

Um aspeto mais complicado do trânsito de Júpiter 2020-21 para o  Ascendente gémeos está ligado aos aspetos para a 4ª e a 12ª casas é que a conjunção entre Júpiter e Saturno não favorece o verdadeiro desenvolvimento espiritual, orientando para a procura de objetivos materiais.

Mas, embora possa encontrar satisfação em viagens para fins educativos por ex., a conquista de objetivos materiais , excluindo o recebimento de bens a partir de outros, não é particularmente favorecida neste período.

Mas também não se pode falar em estados psicológicos muito negativos porque há a adoção da atitude mais pragmática que aceita as responsabilidades, por ex., familiares que podem aumentar agora.

A conjunção inclina para a resiliência de aceitar aquilo que não pode evitar e este ascetismo também é uma atitude que tem os seus aspetos positivos.

Relacionados

Leave a Comment