Astrologia Horária- Questões da 6ª Casa

doente na sala de sirurgia

Neste artigo falamos das questões relativas à 6ª casa na Astrologia horária.

As questões relacionadas com a 6ª casa têm a ver com trabalho, doença e cura, empregados e subordinados, comércio e  acordos ou negociações sobre cereais e alimentos.

A 6ª casa rege os  operários, empregados de escritório, de fábricas, de quintas agrícolas, inquilinos e hóspedes, contabilistas e secretários.

Significa trabalho e labuta, emprego, incluindo o que usa computadores e calculadoras.

Significa doença e suas causas, o tipo de doença e se é curável ou não, se será de curta duração ou longa. Indica as pessoas que curam e os dentistas.

Também significa pequenos animais, como cabras, porcos e ovelhas coelhos e todo o tipo de animais menores e o lucro obtido a partir destes.

Representa os trabalhadores de dia, os inquilinos, os pastores, agricultores, os tios ou irmãos e irmãs do pai.

Na Astrologia Mundial significa Serviço civil.

No corpo rege a  parte inferior da barriga e intestinos até ao reto. A cor simbolizada por esta casa é o negro.

É uma casa feminina e cadente.  Marte tem a sua «alegria» nesta casa. Os seus co significadores são o signo Virgem e o planeta Mercúrio.

Quando, na carta horária (e não no horóscopo) Marte e Vénus estão aqui em conjunção, o nativo terá um bom médico para tratar da sua doença.

Qual a natureza, duração e seriedade  da  doença?[1]:  a carta deve levantar-se para o momento em que a pessoa começa a sentir os sintomas. Se não souber determinar esse momento, deve ser levantada para o momento em  que a questão sobre a sua saúde se tornou clara na sua mente.

Os planetas  significadores da 6ª casa indicam o tipo de doença. Os aspetos que formam, positivos ou negativos, mostram o grau de seriedade da doença.

Deve dar-se atenção especial ao planeta que significa o querente, , que é o regente do Ascendente quando a pergunta  é sobre si mesmo, e ao Sol e à Lua no horóscopo de nascimento, para comparar com a Carta Horária.

As configurações do Ascendente e do seu regente no horóscopo mostram até que ponto o nativo será suscetível a doença e se recuperará facilmente e essa informação deve servir de base fundamental para julgar a carta horária sobre esta matéria.

Adicionalmente, a 6ª casa do horóscopo deve ser vista para complementar a informação referida no parágrafo anterior.

Devo contratar este empregado ou arrendar a este inquilino?

Nesta pergunta os planetas significadores da 6ª casa representam o potencial  empregado ou inquilino. Se houver algum planeta benéfico na 6ª casa, caracteriza a natureza dessa pessoa como benevolente. Se houver um planeta maléfico aí colocado, a pessoa não é muito recomendável.

Os aspetos que os planetas significadores recebem mostram mais informação sobre o possível empregado ou cliente. E os aspetos entre os significadores da 6ª casa e o significador do querente (regente da 1ª casa) indicam se haverá acordo entre ambos para a finalidade prevista.

Se o regente da 1ª casa se encontrar colocado na 6ª, o inquilino ou empregado dominará o querente; o inverso sucede se o regente da 6ª estiver colocado na 1ª casa.

Atenção deverá ser dada aos aspetos formados entre os significadores: aspetos positivos mas de separação indicam fatores positivos mas que se referem ao passado; são os aspetos de aplicação que interessa ver relativamente ao futuro.

Se houver uma predominância de signos cardinais na colocação dos significadores, o emprego ou arrendamento  será de  curta duração.

[1] Como explicámos nos artigos gerais já publicados sobre astrologia horária, se a pergunta não se refere à doença do querente, em vez do regente do Ascendente deve considerar-se a casa que representa a pessoa sobre a qual se refere a pergunta. Por ex., se é sobre doença do pai, será o regente da 4ª casa a ser considerado, etc.

Relacionados

Leave a Comment